Pedro Gabriel e Isabela, filhos do cartunista Lailson (1952/2021) / Recife (PE)
Homenageado no Festival Jal&Gual /16º Salão Internacional de Humor de Caratinga
Lailson de Holanda Cavalcanti, faleceu no dia 26 de outubro, aos 68 anos, antes de poder receber o Troféu da homenagem, feita em vida, na edição do 16º Salão Internacional de Caratinga pela sua importância e valiosa colaboração ao humor gráfico brasileiro. Cartunista, chargista, músico, quadrinhista e jornalista, ele nasceu no dia 26 de dezembro de 1952, em Recife/PE, e faleceu por complicações decorrentes da Covid-19.
Artista de renome, ganhou diversos troféus HQ Mix e numerosos prêmios por seus cartuns. Ele publicou por 27 anos uma charge diária no jornal pernambucano Diario de Pernambuco. Lailson foi curador do FIHQ – PE – Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco desde sua criação em 1999 até o ano de 2005.
Ele também teve importante atuação da área de quadrinhos e publicou títulos como Pindorama - A Outra História do Brasil; Lusíadas 2500; adaptações de clássicos para as HQs; e participação no especial MSP 50 – Mauricio de Sousa por 50 Artistas. Lailson foi o fundador do Papa-Figo, um semanário de humor gráfico que contestava a Ditadura, na década de 1970.
Autor de livros sobre humor gráfico, participou de diversas exposições no Brasil e no exterior. Também colaborou com revistas como MAD, O Pasquim e diversas outras.
Na foto os seus filhos, Pedro Gabriel e Isabela, posam com o troféu recebido e com exemplares da Revista HUAI - HUmor o Ano Inteiro - informativo do Salão de Humor de Caratinga - editada pelo cartunista mineiro Edra, realizador do evento, que tem em sua contra capa um belo desenho do cartunista Lailson enviada para o Festival Jal&Gual e que participou de uma mostra paralela dentro da programação do Salão de Humor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário