quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Livro Sobre o Salão de Humor de Caratinga Indicado ao Troféu HQMIX / 2020


 Livro e Exposição foram indicados entre os melhores de 2019

O cartunista Edra, que foi premiado o ano passado com o seu livro “Ziraldo – ao mestre com carinho” (Melhoramentos 2018), teve um livro e uma exposição na lista de indicações dos melhores de 2019 para receber 32º Troféu HQMIX. Os dois trabalhos estão interligados com a realização do Salão Internacional de Humor de Caratinga.

O livro“Salão Internacional de Humor de Caratinga – 15 anos”, traz todos os trabalhos premiados e o registro histórico de cada edição do salão durante esse período. Não foi possível fazer o lançamento do livro em Caratinga, como estava programado, por causa da pandemia. Mas teve distribuição para os artistas premiados de quase todo território nacional e para os países: Austrália, Argentina, Bélgica, China, Cuba, Eslováquia, Estados Unidos, Espanha, Índia, Indonésia, Iugoslávia, Ilha de Chipre, Irã, México, Peru, Portugal, Polônia, Romênia, Rússia, Síria, Turquia e Ucrânia. Mais de 200 exemplares também já foram vendidos antecipadamente.

A exposição - “Ziraldo – ao mestre com carinho” organizada pelo Edra traz caricaturas do Ziraldo feitas por 85 cartunistas de expressão no cenário do cartum brasileiro. Foi atração nas Bienais do Livro de Ubá, Sete Lagoas; nos Salões de Humor de Caratinga, de Piracicaba(SP) e culminou com uma exposição na Casa Melhoramentos, na sede da Editora Melhoramentos, em São Paulo.

O evento - Apesar da inusitada pandemia que adiou diversos eventos culturais e outros tantos, o Troféu HQMIX, tradicional evento de valorização da produção de histórias em quadrinhos no Brasil, será realizado dia 12 de dezembro, em formato on-line, nas redes sociais do SESC, que apoia a realização há vários anos. Foram 1.162 itens inscritos, em 32 categorias, para disputarem o troféu mais desejado dos quadrinhos. Jurados especialistas na área trabalharam durante quatro meses para analisar todos esses trabalhos e escolherem uma média de 10 indicados em cada um dos itens. Os vencedores sairão da votação nacional pelos profissionais dos quadrinhos entre editores e autores.

O Troféu - Considerado o “Oscar” das Histórias em Quadrinhos no Brasil, o Troféu HQMIX foi criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Morre, aos 95 Anos, o Cartunista Lan / 2020


 Lan ( Lanfranco Aldo) , chargista de O Globo, na foto, com 
o cartunista Edra, realizador do Salão de Humor de Caratinga
num encontro no Salão de Humor do Piauí, em 2005.

    Ele estava internado havia dois meses e morreu em decorrência de uma pneumonia. Ainda não há informações sobre o enterro do cartunista.
    Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortelline Rossé, o Lan, nasceu em Arezzo, na região da Toscana, na Itália, e veio para o Brasil aos quatro anos de idade. Mas, após sua chegada, a família se mudou para o Uruguai, Argentina e ele só foi permanecer em terra brasileira em 1952, quando foi convidado para trabalhar no jornal Última Hora.
    Suas charges eram famosas por retratar mulheres em traços sinuosos. Lan, inclusive, chegou a ganhar uma homenagem em 2019, com a inauguração de um painel com 13 caricaturas assinadas por ele. 
    Apaixonado pelo samba e pela capital carioca, Lan se casou com Olívia Marinho, ex-passista da Portela, em 1960.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Livro dos 15 Anos do Salão de Humor de Caratinga, é Indicado ao 32º Troféu HQMIX


 

O livro comemorativo dos 15 anos do Salão Internacional de Humor de Caratinga, editado pelo cartunista Edra, foi indicado entre os melhores de 2019 na categoria "Livro Teórico" e concorre ao prêmio do 32º Troféu HQMIX, cuja escultura deste ano, mais uma vez feita pelo artista Wilson Iguti, tem como personagem homenageda a "Radical Chic" de autoria do cartunista Miguel Paiva.

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

O Salão de Humor de Caratinga / O Folha de Minas - 2020


 

    Rio de Janeiro - Confesso, não tenho saco pra participar de salões de humor. Nem talento, acho. Os caras que participam são bons pra cacete. Mas gosto da festa e de encontrar amigos. Participei durante 10 anos do Salão de Humor Ecológico da Ilha Grande, criado pelo cartunista Ferreth. Valia pela viagem, pela bebedeira e pela zona que fazíamos na Ilha do Abraão.
     Em 2013, mandei uma tirinha para o Salão Internacional de Humor de Piracicaba. No último dia. Fui selecionado. Curti muito ter participado. Guardo até hoje o lindo catálogo do salão, com a tira dos meus personagens Patty & Fatty. Nisso - e mais uma participaçãozinha no Salão de Juiz de Fora -, se resume a minha participação em salões de humor. Contudo, sou fã dos salões de humor. Pela importância para o humor gráfico; Pela divulgação do desenho de humor e dos cartunistas e, principalmente, pela interação que acontece entre o artista e o fã do humor gráfico.
 Um dos mais antigos, é o Salão Internacional de Humor de Caratinga, terra natal dos cartunista Ziraldo e Zélio. Criado em 1998, pelo cartunista Edra, o salão chegou a expressiva marca de 15 edições. Ziraldo é fã do salão, que em 2004, na sua sexta edição, prestou uma homenagem ao cartunista. Transcrevo, Ziraldo: “Em Caratinga tem um menino chamado Edra, que faz lá um salão de humor internacional. Os humoristas todos vão lá, há muitos anos eles fazem esse salão. Os salões de humor estimulam o surgimento de novos profissionais e o de Caratinga tem uma grande importância nisso. Está com o maior prestígio no país”.
  O salão foi criado em outubro de 1998, pelo cartunista Edra. Já na primeira edição, concorrendo ao “Troféu Ziraldo”, o evento contou com as participações de artistas consagrados nacionalmente como Ykenga, Érico Junqueira, Klévisson, Jorge Braga, Mariosan, além dos artistas da região: Jorge Inácio, Celim, Aragão, Walter, Rico e Betir. Paralelo a mostra oficial, o Salão de Caratinga, teve exposições dos irmão caratinguenses Ziraldo e Zélio; e de artistas radicados em outros estados como Mayrink, Lane, Sylvio Abreu e do saudoso Vagn.
  Recebi o lindo catálogo em homenagem aos 15 anos do Salão, contando toda a história do salão, da primeira à décima quinta edição. Nele, fiquei sabendo que a terceira edição do Salão, foi o primeiro a ter o cartaz produzido pelo Ziraldo e o “Troféu Henfil” para os vencedores. Na quarta edição, foi instituído em definitivo o “Troféu Pererê”, em alusão ao personagem do folclore brasileiro eternizado nos quadrinhos do Ziraldo. O cartaz foi criado pelo cartunista mineiro Quinho, do jornal “Diário da Tarde”. Na quinta edição, o salão alcançou prestígio mundial e passou a ser “Salão Internacional de Humor de Caratinga”.        Parabéns ao Salão Internacional de Humor de Caratinga, ao Edra e a todos os cartunistas nacionais e internacionais que, ao contrário de mim, deixaram a preguiça de lado e participaram de todas as edições do prestigiado salão de Caratinga

Ediel Ribeiro / O Folha de Minas / 21 de setembro de 2020

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Regina Márcia (MG) - Livro do Salão de Humor Internacional de Caratinga - 15 Anos

A Arquiteta e agitadora cultural Regina Márcia Moura.
Presidente do Instituto Veredas de Cultura e Multimídia,
por ocasião da Realização do 1º Festival Veredas de Humor, em 2015.
Sete Lagoas (MG) / BRASIL

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Morre o Cartunista Bruno Liberati, aos 71 anos

Cartunista Bruno Liberati

Liberati foi um dos 85 cartunistas presentes
no livro Ziraldo 85 - Ao Mestre Com Carinho,
de autoria do cartunista Edra. - Editora Melhoramentos / 2018

RIO — Morreu na manhã desta sexta-feira (26/6), o cartunista Bruno Liberati, aos 71 anos. A informação foi confirmada em post de uma rede social por José Sergio Rocha, ex-colega do desenhista na redação do Jornal do Brasil, onde ele trabalhou por mais de três décadas. Segundo o colunista do GLOBO Ancelmo Gois, o cartunista morreu em casa. A causa da morte ainda não foi divulgada. De acordo com Rocha, a cremação do corpo de Liberati será no domingo

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Yuri Kosobukin, Menção Honrosa no 6º Salão Internacional de Humor de Caratinga / 2004

Menção Honrosa no 6º Salão de Humor de Caratinga (2004)

Yuri Kosobukin / Kiev, Ucrânia (1950-2013) . Menção Honrsa na categoria charge, no 6º Salão Internacional de Humor de Caratinga (2004).
 Ele nasceu em 1950 na Rússia. Estudou engenharia civil de aviação civil e formou-se no Instituto de Aviação em Kharkiv. Trabalhou como engenheiro no Antonov Aircraft Design Center, em Kiev. Sem formação artística profissional antes de publicar seus primeiros desenhos, ele mais tarde desenvolveu seu estilo único e inimitável.
 Estreou na imprensa como cartunista em 1976, aos 26 anos, quando seus primeiros cartuns apareceram em vários periódicos. Desde então, milhares de seus desenhos animados foram publicados em jornais e revistas em todo o mundo.
 Também trabalhou em vários periódicos (Segodnya, Kyivska Pravda, ...) e mais tarde como artista freelancer. Seus cartuns foram apresentados em centenas de concursos internacionais de cartuns e ele ganhou mais de 450 prêmios, entre eles mais de 100 prêmios Grand e First.
 Suas obras de arte foram exibidas em tantos países que seria mais fácil dizer em que não foram.
 Viveu e trabalhou em Kiev, Ucrânia e teve exposições individuais em Cuba, França, Alemanha, Itália, Polônia, Rússia, Turquia e Ucrânia.

sábado, 4 de abril de 2020

Livro dos 15 Anos do Salão Internacional de Humor de Caratinga. Apenas 30 reais, Com o Frete


Importante publicação do humor gráfico. São mais de 300 desenhos premiados e o registro da história das quinze edições do Salão Internacional de Humor de Caratinga. 180 páginas - miolo Couchê 150gr - capa Supremo 250gr (laminada e orelhas).

sexta-feira, 27 de março de 2020

Morre o Quadrinista Daniel Azulay, de Coronavírus, aos 72 Anos


Comunicado da sua fanpage: Com extremo pesar comunicamos que nosso querido Daniel Azulay faleceu hoje a tarde no Rio de Janeiro. Ele estava tratando uma leucemia e contraiu coronavírus. Sua alegria continuará em todos nossos corações para sempre. Faremos rezas virtuais para ele nos próximos dias em virtude do isolamento. Daniel, Te amamos!!! ❤️❤️❤️

Cartunista Xavier (SP) - Livro do Salão de Humor Internacional de Caratinga - 15 Anos

Cartunista Xavier / Avaré (SP) - BRASIL

Cartunista Delfino (SP) - Livro do Salão de Humor Internacional de Caratinga - 15 Anos

Cartunista Delfino / Sorocaba (SP) - BRASIL
Troféu conquistado pelo 2º Lugar / Charge no
15º Salão Internacional de Caratinga / 2019

Cartunista Ulisses (RJ) - Livro do Salão de Humor Internacional de Caratinga - 15 Anos

Cartunista Ulisses / Paraíba do Sul (RJ) - BRASIL

quinta-feira, 26 de março de 2020

Erasmo Spadotto (SP) - Livro do Salão de Humor Internacional de Caratinga - 15 Anos

Cartunista Erasmo Spadotto / Piracicaba (SP) - BRASIL
Diretor do Salão Internacional de Humor de Piracicaba 

Eduardo Ducatti (SP) - Livro do Salão de Humor Internacional de Caratinga - 15 Anos

Eduardo Ducatti / Piracicaba (SP) - BRASIL
Membro da equipe do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Cartunista Manga (SP) - Livro do Salão de Humor Internacional de Caratinga - 15 Anos

Cartunista Manga / São Paulo (SP) - BRASIL

Wilson Caldana (SP) - Livro do Salão de Humor Internacional de Caratinga - 15 Anos

Wilson Caldana / Cerquilho São Paulo - BRASIL