quarta-feira, 30 de julho de 2025

Cartunista Edra Comemora Seus 45 Anos de Traços no 20º Salão Internacional de Humor de Caratinga



 Edra é homenageado pelos seus 45 anos de traços 
e pela realização das vinte esdições do
Salão Internacional de Humor de Caratinga


       O cartunista Edra, natural de Caratinga, MG – Brasil, está comemoramdo os seus 45 anos dedicados ao humor gráfico e a realização das vinte edições do Salão de Humor de Caratinga. 
        Iniciou a profissão de cartunista no Correio Braziliense – Brasília / 1980. Tem trabalhos publicados e expostos no Brasil e exterior. 31 premiações nacionais e internacionais, em todas as categorias: cartum, charge, caricatura e história em quadrinhos. 

Realizador: 
- Salão Internacional de Humor de Caratinga (1998). Em sua 20ª edição. O principal de Minas Gerais e um dos mais importantes do Brasil. 
- Festival de Humor Jal&Gual (2021, 2022, 2023, 2024) 
- Salão Maluquinhos de Humor de Caratinga (2023 / 2024) 
- Curadoria de Exposições de Humor Gráfico em várias cidades. 
- Festival Caratinguense do Livro (2020, 2022 e 2024). 
- 1º Circuito Literário Ziraldo Alves Pinto (2024) 

Idealizador/ Fundador: Casa Ziraldo de Cultura e Gibiteca Turma do Pererê ( Caratinga / 2009) 

Membro da Comissão Julgadora de Premiação: Salão de Humor do Piauí (2005), Brasília (2005), Piracicaba (2018), Belém (2018), China (2019), Romênia (2021) e Irã (2023) – Salão de Humor Sobre Doação de órgãos (2025) - Diretor executivo (Brasil) – Festival de Cartuns Caricaturas e Cartazes – Irã e Brasil (2023). 

38 livros publicados – com destaque para o livro “Ziraldo - Ao Mestre Com Carinho” - Editora Melhoramentos ( Autor - 2018 ) premiado com o Troféu HQ MIX (2019) – O maior prêmio da América Latina e Considerado o “Oscar” das premiações do gênero no Brasil e “90 Maluquinhos por Ziraldo”, reunindo grandes nomes do humor gráfico e da literatura brasileira - Editora Melhoramentos (Organizador Coautor - 2023) 

- Colaborador em importantes editoras do país. FTD Educação; Soluções Moderna, Pitágoras, Somos, Pearso Education do Brasil, Kroton, Educacional, Positivo,Leya Edições, Brasil 















 

Escritor Eugênio Maria Gomes - Caratinguense de Destaque na Cultura, é o Homenageado do 20º Salão Internacional de Humor de Caratinga



 O homenageado, escritor caratinguense Eugênio Maria Gomes
20º Salão Internacional de Humor de Caratinga


        Eugênio Maria Gomes nasceu em Matipó (MG) e é cidadão honorário de Caratinga. É mestre e doutor em Administração, professor, palestrante, colunista de jornal, apresentador de TV, Diretor Geral da Unec TV, Editor Chefe da Editora Funec e Pró-reitor de Pesquisa,         Pós-graduação e Extensão do UNEC - Centro Universitário de Caratinga. Participa ativamente de várias agremiações sociais e culturais, é escritor e membro de várias Academias de Letras, entre elas a ALTO – Academia de Letras de Teófilo Otoni, a FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Arte, a ALB – Academia de LETRAS DO Brasil – região de Minas Gerais, sendo presidente emérito da Academia Caratinguense de Letras e da Academia Maçônica de Letras do Leste de Minas.         Autor de mais de quarenta títulos literários – Crônicas, livros técnicos, biografias, cartilhas e literatura infantil -, com publicações em várias editoras e também disponíveis em diversas plataformas digitais. 
    É coautor e organizador de outras dezenas de obras literárias e recebeu diversas premiações, como o Troféu do Escritor, em Belo Horizonte; a Medalha de melhor cronista, na cidade de Recife; o prêmio Monteiro Lobato de Literatura, em Angra do Reis, o troféu como melhor autor biográfico, em Ouro Preto e foi homenageado emprestando o seu nome à biblioteca da E. E. José Augusto Ferreira: “Biblioteca Professor Eugênio Maria Gomes”.















segunda-feira, 28 de julho de 2025

Regulamento 20º Salão Internacional de Humor de Caratinga / 2025



 

TEMA CENTRAL: 
Sonhos / Desafios (Esperanças / Realizações) 

Sonhos e desafios são partes intrínsecas da jornada humana, interligados de maneira que a realização de sonhos frequentemente envolve a superação de obstáculos. A busca por objetivos pessoais e profissionais muitas vezes se depara com situações que exigem garra, ambição e resiliência para serem superadas. A vida sob pressão, com suas incertezas e mudanças constantes, exige que se desenvolva a capacidade de se adaptar e persistir, transformando desafios em oportunidades de crescimento. 

DATAS: Inscrições: 01 de agosto a 30 de setembro / 2025 

REALIZAÇÃO - Salão Internacional de Humor de Caratinga é uma realização da Estação Cultural de Caratinga. Apoio: Prefeitura de Caratinga 

EXPOSIÇÃO – Os trabalhos inscritos na mostra competitiva serão expostos no período de 21 a 26 de outubro de 2025. 

MODALIDADES - Os trabalhos inéditos poderão ser apresentados em quatro modalidades com apenas 01 (UM) trabalho por categoria. 

1 – CARTUM – Sonhos / Desafios (Esperanças / Realizações) 
2 – TIRAS /HQ – Sonhos / Desafios (Esperanças / Realizações) (com o texto em português ou sem texto / Máximo de UMA Página) 
3 - CARICATURA – tema: LIVRE (VERTICAL) 
4 – CARICATURA HOMENAGEM: (VERTICAL)

 Eugênio Maria Gomes
Escritor caratinguense 









5º Festival Jal&Gual 
Tema: Cartunistas do Brasil


MODALIDADES - Os trabalhos inéditos poderão ser apresentados em duas modalidades com apenas 01 (UM) trabalho por categoria Os temas do Festival são: 

1 – CARICATURA “Cartunistas do Brasil” (VERTICAL). 

2 – CARICATURA Tema: EDRA (VERTICAL) 

EDRA - Cartunista

Em comemoração aos seus 45 anos dedicados ao humor gráfico e pela realização das 20 edições 
do Salão de Humor de Caratinga




PARTICIPAÇÃO - Poderão participar artistas de qualquer nacionalidade, amadores ou profissionais, maiores de 18 anos. Cada participante poderá se inscrever desenhos inéditos. Não poderão se inscrever os desenhos que tenham sidos premiados até a data de encerramento das inscrições. 

 INSCRIÇÕES - Através do endereço eletrônico/ arquivo em A3 / jpg: 300 DPI. Enviar para: salaodehumordecaratinga@gmail.com 

IMPORTANTE: A inscrição somente será realizada com o envio numa ÚNICA MENSAGEM, os desenhos inscritos em todas as modalidades que o artista irá participar, acrescentados com as seguintes informações: Nome Completo / Nome Artístico / Endereço / CPF / RG / Telefone 

Obsevação: Os arquivos devem ser anexados sem links.

TÉCNICAS - DIMENSÃO: 30 cm x 40 cm. Os trabalhos, inéditos, deverão ser originais. A técnica é livre. Trabalhos impressos em papel couchê/A3, também serão aceitos Não será permitido o uso do recurso da IA – Inteligência Artificial 

PREMIAÇÃO: Dinheiro: R$ 500,00 (quinhentos reais) para os primeiros colocados de cada uma das seis categorias, total de R$ 3.000 (três mil reais), sob total responsabilidade da Prefeitura de Caratinga. 

IMPORTANTE: 
inscrições do exterior deverão obrigatoriamente, indicar entidade bancária com agência no Brasil. 

Troféus: para os três primeiros colocados de cada categoria 

Certificados: Para as três Menções Honrosas de cada categoria 

- Não haverá mais de um prêmio por autor em cada categoria. Caso isso venha a acontecer, o prêmio será destinado ao autor que obter mais pontuação subseqüente. - Outros prêmios e menções poderão ser instituídos a critério da Comissão Organizadora. 


JULGAMENTO - Haverá um júri de seleção e outro de premiação composto por pessoas capacitadas da área. O júri de premiação se reserva o direito de não destinar prêmios às categorias que não alcançarem nível suficiente, transferindo para outras categorias ou criando um prêmio especial do Salão. Caso o júri de premiação constate alguma espécie de irregularidade, fraude ou plágio em um ou mais trabalhos inscritos, poderá cancelar a premiação concedendo o mesmo a outro artista seguinte de sua classificação. Os trabalhos premiados serão divulgados no blog e na página do facebook do Salão de Humor de Caratinga após a inauguração e poderão ser contestados até uma semana após a abertura do salão com provas cabíveis de qualquer irregularidade cometida sem o conhecimento do júri. Todos os trabalhos inscritos (premiados ou não) serão aquisitivos para a Associação Estação Cultural de Caratinga. Os trabalhos farão parte do acervo do Salão de Humor de Caratinga, que poderão participar de mostras itinerantes, divulgação nas mídias impressa, televisada, eletrônica e serem publicados em livros e revistas. Ao participar do concurso, o artista estará concordando com as regras do regulamento. Ao se inscrever o autor transfere, automaticamente, a cessão dos Direitos Autorais do(s) seu(s) trabalho(s) em conformidade com a Lei nº 9610 de fevereiro de 1988 (Lei dos Direitos Autorais) de forma total, universal e definitiva em todas as modalidades de utilização e a título gratuito, os direitos de autor, resguardados pela referida lei referente(s) à(s) obra(s) premiada(s) no Salão Internacional de Humor de Caratinga que passa a integrar ao Acervo Cultural de Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico Nacional da Associação Estação Cultural de Caratinga para todos os fins de direitos que se reserva de fazer deles o uso que aprouver. A simples inscrição implica automaticamente em concordância com os termos deste regulamento. 

www.salaodehumordecaratinga.blogspot.com

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Morre o Cartunista Goiano, Jorge Braga.



 Jorge Braga participou do livro em homenagem aos 85 anos do Ziraldo
de autoria do cartunista Edra, pela Editora Melhoramentos, em 2018

    O cartunista Jorge Braga morreu nesta terça-feira, 1º, considerado um dos principais ilustradores do Brasil. O falecimento foi confirmado pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás (Sindjor-GO), Cláudio Curado Neto. A causa da morte não foi divulgada e ainda não há informações sobre o velório e enterro. 
     Com 53 anos de carreira, o ilustrador passou por diferentes redações de jornais em Goiânia. Começou o ofício aos 13 anos, em um jornal escolar, quando começou por intuição a profissão de uma vida inteira. Sua estreia como cartunista foi no jornal goiano Cinco de Março, em 1972, trabalhou no Jornal Opção e atualmente produzia charges para o Jornal O Popular. 
     O nome dele foi eternizado na Gibiteca Jorge Braga, unidade da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult), que há mais de 30 anos é referência em incentivo à leitura de quadrinhos. O espaço é gratuito e conta com um acervo de 17 mil títulos. A Gibiteca foi uma homenagem ao cartunista goiano, um dos produtores de histórias em quadrinhos no estado.

   

Jorge Braga, com Edra e o Mariosan, outro cartunista goiano,
marcou presença no 1º Salão de Humor de Caratinga, em 1998





Jorge Braga também participou do livro 90 Maluquinhos por Ziraldo
organizado pelo cartunista Edra / Melhoramentos (2023)

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Exposição - CARNAVAL - Cores Nas Ruas - BRASIL / ITÁLIA - CARNAVALE - Colori Nelle Strade



 

    O Salão Internacional de Humor de Piracicaba será palco da exposição Carnaval – Cores nas Ruas, reunindo 100 cartunistas do Brasil e da Itália para retratar as festividades carnavalescas dos dois países. Parte das comemorações pelos 150 anos da imigração italiana no Brasil, a mostra acontece simultaneamente no Engenho Central, em Piracicaba, e em um shopping de Florença, na Itália, entre os dias 26/02 e 15/03. 

    A exposição celebra a conexão cultural entre os dois países e destaca a influência da imigração italiana na cultura brasileira. Cinquenta artistas italianos ilustram o carnaval europeu, enquanto 50 brasileiros apresentam suas visões sobre a folia nacional, promovendo um diálogo visual dinâmico e envolvente. 

    “Piracicaba foi escolhida para esta exposição pelo prestígio do Salão Internacional de Humor e sua forte ligação com a colônia italiana. O evento fortalece os laços culturais entre Brasil e Itália e valoriza a tradição carnavalesca por meio do humor e da arte”, afirma José Alberto Lovetro, curador brasileiro da mostra e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil. 

    A curadoria italiana está a cargo de Paolo Lombardi, Giuseppe Ciarallo, Davide Morena e Alessio Atrei. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura. Enquanto a versão italiana da mostra contará com um catálogo impresso, no Brasil, os desafios do setor de humor gráfico tornam essa iniciativa mais complexa, mas igualmente relevante. 

    Para Júnior Kadeshi, responsável pelo Salão de Humor, a exposição reforça a identidade histórica de Piracicaba. “Nossa cidade tem duas grandes colônias trentino-tirolesas, Santana e Santa Olímpia, além de muitos descendentes espalhados por toda a região. A alegria e a força dos dois povos se unem nesta exposição, transformando o humor gráfico em uma grande festa carnavalesca”, destaca. 

    A abertura oficial da exposição no Engenho Central contará com a presença de artistas, entusiastas do humor e amantes do carnaval, consolidando Piracicaba como referência nacional no humor gráfico e nas celebrações culturais


Desenhistas Brasileiros: Adão Iturrusgarai, Alexandre Cabral, Amorim, Anderson Delfino Arionauro, Baptistão, Bira Dantas, Brum, Camilo Riani, Caó Cruz ,Carvall, Clayton, Cahú, Custódio, Dil Márcio, Eder, Edra, Erasmo, Fausto, Fernandes, Ferreth, Franco de Rosa, Floreal, Fred, Gilmar Gisele Henriques, Guabiras, J Bosco, J Carlos, Jal, Jean Claude, Jean Galvão, Jean Pires, Jô Oliveira, Jorge Inácio, Jota A. Júnior Lopes, Liliana Ostrovsky, Manga, Mônica Fuchshuber, Nani, Nei Lima, Nilton Foot, Pryscila , Samuca, Santiago, Seri, Syñnove e Toni D’Agostinho.

Desenhistas Italianos: Mario Airaghi, Dino Aloi, Alessio Atrei, Lorenzo Bettinelli, Franco Bianco, Enrico Biondi, Virginia Cabras (Alagon), Andrea Cantucci (Kant), Lido Contemori, Gabriele Corvi (Lele Corvi), Milko Dalla Battista, Marco De Angelis, Paolo Della Bella, Manuel De Rossi, Dario Di Simone (Darix), Alex Di Viesti, Fabrizio Fabbri (Bicio Fabbri), Fulvio Fontana, Luca Garonzi (Luc Garçon), Marco Gavagnin (Gava), Federico Gennari, Gian Lorenzo Ingrami, Luca Leporatti, Paolo Lombardi, Giancarlo Malagutti, Andrea Malis (AndroMalis), Nives Manara, Roberto Mangosi, Cecco Mariniello, Claudio Mellana, Gastone Mencherini, Roberto Micheli, Davide Morena, Marilena Nardi, Andrea Pecchia, Massimo Presciutti, Alessandro Prevosto (Palex), Maurizio Riccardi (Tubal), Umberto Romaniello, Giuliano Rossetti (Giuliano), Eugenio Saint Pierre, Fabio Sironi, Doriano Solinas, Niccolò Storai, Gianfranco Tartaglia (Passepartout), Simone Togneri, Lamberto Tomassini (Tomas) Lucio Trojano, Manlio Truscia, Lorenzo Vannini.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Humor Gráfico Perde o Cartunista Netto / 2025



 Cartunista Netto

    Niterói - O cartunista, chargista e caricaturista Netto, baluarte da imprensa carioca e fluminense -- com passagens por diversos jornais, revistas e periódicos impressos desde o início dos anos 90 -- faleceu nesta quarta-feira (12), em Niterói. Netto era de São Luís (MA), mas desde jovem morava em Niterói. Estudou na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 
    A informação de sua passagem foi confirmada pelo perfil oficial do profissional em uma rede social, através de sua irmã. O velório e o sepultamento serão nesta quinta-feira (13), no Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba. Netto, como era conhecido, era um 'bon-vivant' e amigo dos amigos da Imprensa, dos desenhos e artes gráficas. 
    De acordo com informações do site Mapa da Cachaça, "Netto é renomado cartunista, chargista e ilustrador com uma sólida trajetória no Brasil e no exterior, reconhecida por diversos prêmios. Compartilha atualizações constantes na internet. Netto já deixou sua marca em respeitadas mídias impressas como os jornais O Pasquim, Jornal do Brasil, O Globo, Folha de Londrina, O Dia, O Fluminense e em revistas de grande circulação como Mad, Playboy, Caras, Ele & Ela, e Bundas. Atualmente, Netto continua a publicar seus cartuns nos blogs Conexão Jornalismo e Agenda Bafafá, além de se aventurar no campo da animação pela empresa Faro Filmes, no Rio de Janeiro", diz o texto no site. "Entre suas obras mais notáveis está a série de ilustrações sobre cachaça intitulada Cachaça Boa. Esta coleção captura, com humor e perspicácia, o rico universo cultural em torno da bebida brasileira. Com um estilo único, Netto explora desde os aspectos históricos até as nuances do cotidiano que envolvem a cachaça, retratando personagens icônicos e situações peculiares que ressoam com o público. Além de seu trabalho em ilustrações e cartuns, Roberto Netto é também um requisitado caricaturista de eventos, conhecido por sua rapidez e delicadeza – completando desenhos em aproximadamente dois minutos e evitando caricaturas constrangedoras. Ele trabalha frequentemente com diversas empresas e casas de festa renomadas, consolidando sua posição como um dos caricaturistas de eventos mais competentes e respeitados no mercado", encerra o texto. 

Fonte: O Dia (RJ)



Edra, realizador do Salão de Humor de Caratinga, em foto com o 
cartunista Netto no IX Encontro ods Cartunitas no Rio, em 2014