sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Jal & Gual, Tal e Qual / Marcelo Alencar


    No país da piada pronta, é de espantar que, pelo acaso da sonoridade de seus apelidos, eles não sejam conhecidos como a dupla sertaneja do humor gráfico. José Alberto Lovetro – o JAL – e João Gualberto Costa – o GUAL – protagonizam um desses raríssimos casos de simbiose à primeira vista. Quase não dá pra se falar de um sem mencionar o outro. Batalhadores de longa data das causas dos quadrinhistas, cartunistas, chargistas e caricaturistas, os dois têm muita história para contar. Nos anos de chumbo da ditadura, JAL passou pela escolinha Disney da Editora Abril enquanto GUAL organizava o Salão Mackenzie de Humor, embrião do evento internacional de Piracicaba. Ambos tornaram-se autores e editores de respeito. 
    Também juntaram forças para capitanear a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo, a AQC – entidade classista que surgiu para reivindicar direitos trabalhistas para a categoria (foi ali o nascedouro do bonecão do senador Teotônio Vilela, um dos símbolos da campanha pelas Diretas Já). Não muito depois, ganharam a telinha da TVMix, da Gazeta, e foram divulgar e resenhar as obras de nossos artistas. Não satisfeitos, criaram o Troféu HQMix para premiar os melhores da área. E idealizaram o Instituto Museu de Artes Gráficas (IMAC) com a intenção de preservar a trajetória desse nicho da cultura popular. Na mesma toada e com igual entusiasmo, inventaram festivais, exposições virtuais e um sem-número de eventos aglutinadores de roteiristas e ilustradores – como os Sábados da Memória das Artes Gráficas, um programa de entrevistas que documenta a vida e os trabalhos de vários talentos do traço e do riso. 
    Nem todas as iniciativas listadas acima são frutos da parceria entre JAL e GUAL, mas como separar esses irmãos de armas, ícones que praticamente se fundem num só? Impossível entender as artes e o humor gráficos no Brasil nas últimas décadas sem citar as muitas e relevantes intervenções de José e João. Então, nada mais justo que homenageá-los como tema deste Salão de Humor de Caratinga, em que suas caricaturas traduzem a admiração e a amizade angariadas pela dupla junto a seus pares em todo o país. Valeu, queridões. A luta continua!

Marcelo Alencar
Jornalista e Editor de Quadrinhos

Um comentário: