quarta-feira, 21 de julho de 2021

Homenagem: Samuca / Exposição Paralela do 16º Salão Internacional de Humor de Caratinga


 Homenagem: cartunista Samuca recebeu sua primeira 
premiação do Salão de Humor de Caratinga

O conceituado cartunista pernambucano Samuca, apresenta sua mostra pararela no 16º Salão de Internacional Humor de Caratinga, denominada "Pratas da Casa", dando sequência nas homenagens prestadas aos participantes que receberam sua primeira premiação na terra do "Menino Maluquinho". Em 1998 ficou em 3º Lugar na categoria cartum. Voltou a ser premiado em 2019, desta vez em 1º Lugar, com uma charge. 

Samuel Rubens de Andrade (1965) é cartunista, quadrinista, caricaturista, chargista e artista gráfico. Publicou seu primeiro livro “A vida por uma linha” em 1999. Dez anos depois, lançou seu segundo livro de cartum, “Sem Palavras”, ambos premiados no troféu HQ MIX de melhor livro de cartum do ano. 
    Recebeu vários prêmios de charge e cartum, com destaque para os Prêmios Cristina Tavares de Jornalismo, categoria Desenho para Imprensa (2006, 2007 e 2013), Prêmio charge no Salão Carioca de Humor, Casa da Cultura Laura Alvim (2007), Prêmio Jornalista Vladimir Herzog, categoria Desenho para Imprensa, (2010, 2011 e 2016) e World Press Cartoon - Sintra Portugal, categoria Gag Cartoon, considerado um dos principais reconhecimentos na área do humor gráfico no mundo. 
    Em 2012 e 2016, organizou o I e II Salão Internacional de Humor gráfico de Pernambuco, com os temas Mulher e Direitos Humanos. Em 2018. organizou o III Salão Internacional de Humor, sobre o Mundo Literário, aprovado pela Caixa Cultural.
    Publicou, com o jornalista e escritor Ricardo Mello, livros infantis e adultos, como Poeminhas e Hai kados e charges no Diario de Pernambuco durante 14 anos. Atualmente, colabora com a revista Continente Multicultural e Revista Piauí. Também é diretor de arte da empresa Samucartum Produções.

Um comentário:

  1. Samuca é cartunista de altíssimo nível. Justa homenagem e o público que se delicie na mostra paralela. Para aos organizadores.

    ResponderExcluir