Zé Roberto Graúna - Rio de Janeiro (RJ)
Nascido no Rio de Janeiro em 1962, iniciou suas atividades como artista gráfico, em 1985, na imprensa sindical, atuando por quase uma década no Sindicato dos Petroleiros. Colaborou também para outras entidades de classe, entre as quais o Sinpro-Rio e Sindicato dos Escritores, na gestão do roteirista José Louzeiro. Em 1988, publicou charges no Jornal do Commercio, sendo que no mesmo ano ingressou no SENAC, atuando como professor de desenho, permanecendo nesta instituição por mais de 10 anos.
Trabalhou como agitador cultural nas curadorias de dezenas de exposições, sendo a primeira de destaque, a mostra que comemorou os 50 anos do cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, em 1994, no Museu Nacional de Belas, além de mostras organizadas no Espaço Cultural da Justiça Federal, Sala de Cultura Leila Diniz, Galeria Candido Portinari, Espaço Cultural Furnas, Sala Carlos Couto entre outros.
Entre outubro de 2013 e setembro de 2015, atuou como pesquisador, recuperando arquivos fotográficos antigos dos jornais A Notícia e O Dia. É o curador do coletivo feminino Elas por Elas – As Desenhistas Brasileiras projeto de valorização e preservação da memória das desenhistas do país. Assina, desde setembro de 2003, a coluna Desenharte, no Jornal de Letras, editado por Arnaldo Niskier, pelo qual edita artigos sobre o Desenho Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário