Liliana Ostrovsky, Zé Roberto Graúna, Deborah Trindade, Magon e Adail, do grupo "Caricatura Solidária", do Rio de Janeiro |
Cartunista Edra, com sua mãe Elzi Russo Amorim e demais senhoras da Casa de Maria, que assiste a média de 50 crianças carentes |
Localizada no interior de Minas Gerais, Caratinga é uma pequena cidade situada na região do Vale do Rio Doce e fica a 320 Km de Belo Horizonte. Com pouco mais de 82 mil habitantes, tem entre seus filhos famosos Agnaldo Timóteo, Ruy Castro e Mirian Leitão e abriga, desde 1998, o Salão Internacional de Humor de Caratinga.
Ao lado dos salões de Piracicaba e Volta Redonda, o evento é hoje um dos mais tradicionais do País e, desde 2009, acontece numa simpática casa de cultura que foi batizada com o nome de outro de seus filhos mais ilustres, o cartunista Ziraldo.
Tanto a casa Ziraldo de Cultura quanto o Salão de Caratinga foram idealizados pelo cartunista Elcio Danilo Russo Amorim, o Edra, que é hoje um dos mais conscientes e atuantes desenhistas de humor do Brasil.
O 11° Salão Internacional de Humor de Caratinga foi inaugurado na noite de 20 de outubro e expôs, além das categorias Cartum, Charge e Caricatura, uma série de desenhos humorísticos em homenagem à jornalista Mirian Leitão.
O 11° Salão Internacional de Humor de Caratinga foi inaugurado na noite de 20 de outubro e expôs, além das categorias Cartum, Charge e Caricatura, uma série de desenhos humorísticos em homenagem à jornalista Mirian Leitão.
Além disso, pela primeira vez na história dos salões de humor brasileiros, uma ação social foi planejada, arrecadando uma boa quantidade de alimentos para a Casa de Maria, instituição local que abriga crianças carentes da cidade mineira.
A ação foi planejada e realizada pelos desenhistas do grupo Caricatura Solidária, do Rio de Janeiro, Deborah Trindade, Liliana Ostrovsky, Marcelo Magon e Zé Roberto Graúna, e consistiu na troca de alimentos não perecíveis por uma caricatura feita na hora. O grupo teve também o reforço de mais dois cartunistas cariocas, Renan Cristian e Souza, que atuaram brilhantemente durante os dois dias de caricatura ao vivo.
Por Zé Roberto Graúna
Texto extraído do blog: http://zerobertograuna.blogspot.com/
Obrigado por tudo meu amigo Zé Roberto, que participou efetivamente, mesmo a distância, do embrião do salão deste ano e nos deu a oportunidade desta fantástica experiência da Caricatura Solidária e de conhecer mais novos outros amigos, que são pra mim, ao lado dos objetivos naturais de valorização e estímulos dos cartunistas, a melhor recompensa que tenho ao realizar o Salão De Humor Caratinga. Abração!
ResponderExcluirOi, Edra! Hoje de manhã o Adail me ligou e pediu para agradecer pela experiência. Apesar de já contar 81 anos, essa foi apenas a segunda vez que o Adail participou de um júri. Parabéns pela feliz escolha. Misturar veteranos com Adail e Guidacci, e mais a experiência da dupla Jal e Carvall com os jovens do Caricatura Solidária resultou num trabalho tranquilo e harmonioso. Conte sempre com o grupo. Abração!
ResponderExcluir