terça-feira, 6 de abril de 2021

16º Salão de Humor de Caratinga Inova Com Temática Voltada aos Desenhistas de Humor

Página "Desenharte" do Jornal das Letras, 
assinada por Zé Roberto Graúna
 

Salão de Humor de Caratinga 
 

Evento inova com proposta temática 
totalmente voltada aos desenhistas de humor 

    Estão abertas as inscrições para o 16º Salão Internacional de Humor de Caratinga, tradicional evento idealizado e organizado pelo cartunista Elcio Danilo Russo Amorim, o Edra. 
    Com o título de Festival Jal & Gual (numa homenagem à dupla que há décadas promove o prêmio HQMix e diversos outros projetos culturais), o evento deste ano será 100% on line, devido à crise sanitária que assola o planeta. 
    O interessante desta edição, é que em todas as categorias, no caso Cartum, Charge, Quadrinho e Caricatura, o tema central é “Os Cartunistas e o Humor Gráfico do Brasil”, quando os concorrentes terão a oportunidade de desenhar e retratar o desenhista de humor, justamente quem sempre esteve do outro lado do papel. Com certeza, teremos a oportunidade de ver alguns dos mais interessantes desenhos num evento do gênero. “Vamos rir de nós mesmos!”, afirma Edra, que avisa que pretende se manter à frente do salão até a 20ª edição, para depois passar o bastão para alguém mais jovem. 
    Além do concurso em si, o evento também promove homenagens a artistas, jornalistas, pesquisadores, biógrafos e agitadores culturais que tenham atuado em benefício da Caricatura Brasileira, promovendo eventos de artes, salões de humor, concursos de desenho ou ainda editaram material alternativo, jornais e revistas ilustradas, além de publicarem livros e artigos na imprensa que ajudaram a recuperar e preservar a memória do humor gráfico brasileiro. 
    Na lista divulgada no blog do evento, constam os seguintes nomes: Adolpho Queiroz, Albert Piauhy, Amorim, Bira Dantas, Biratan Porto, Camilo Riani, Cival Einsten, Daniela Baptista, Dino Alves, Ediel Ribeiro, Edu Grosso, Erasmo Spadotto, Ferreth, Franco de Rosa, Fred Ozanan, Joanfi, Jota A, J.Bosco, Joe Bonfim, Kenard Kruel, Klévisson Viana, Lailson, Leite, Lucio Murucci, Luis Pimentel, Lute, Marcelo Alencar, Marcelo Naranjo, Mauricio de Sousa, Magon, Mariano, Mastrotti, Mello, Moisés, Rick Goodwin, Sidney Gusman, Sônia Luyten, Teresinha Pantoja, Thina Curtis, Zé Roberto Graúna e Zetti Araújo.     Na edição deste ano, o Salão de Humor de Caratinga também exibirá uma exposição paralela com uma coletânea do cartunista Samuca, artista pernambucano que se destacou e foi um dos primeiros premiados nas versões anteriores do evento. 
    Para se inscrever, o artista deve clicar no link salaodehumordecaratinga.blogspot.com/ e ler o regulamento do concurso. As inscrições estão valendo até o dia 31 de maio. 

Saúde e Arte!

2 comentários:

  1. Perdão, mas não consegui achar o regulamento do concurso. Onde foi que que eu errei na procura?

    ResponderExcluir
  2. https://salaodehumordecaratinga.blogspot.com/2021/03/16-salao-de-humor-internacional-de.html?fbclid=IwAR1ya3uHohR5Ta5aomBksBhi4cuAiJLlCiKuz9pArZ8nnEbiyUyTJleKR9I

    ResponderExcluir