sábado, 10 de setembro de 2022

Ziraldo é homenageado Com Mostra de Caricaturas no 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Mostra no 49º Salão de Humor de Piracicaba reconhece importância de Ziraldo

    O cartunista, chargista, escritor, dramaturgo, cronista e jornalista caratinguense, Ziraldo Alves Pinto, criador do personagem Menino Maluquinho, é homenageado na exposição “Ziraldo 90 - Caricaturas do Mestre nos Traços de 90 Cartunistas,” que pode ser vista até o dia 30 deste mês no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. A mostra é um evento paralelo ao 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba e homenageia Ziraldo que, em 24 de outubro, completa 90 anos. Em Ziraldo 90, o público pode ver caricaturas de Ziraldo produzidas por 90 cartunistas do Brasil, desenvolvida conforme os traços característicos de seus autores, representando a idade do homenageado. Entre os autores estão Maurício de Sousa, Quinho, Camaleão, Kim, Maraska, Fernandes, Baptistão e Ulisses.     O curador da mostra, é o cartunista caratinguense Elcio Danilo Russo Amorim, o Edra, fundador da Casa Ziraldo de Cultura e realizador do Salão Internacional de Humor de Caratinga, que está na 17ª edição. Ele falou da homenagem. “A ideia desta mostra surgiu como uma homenagem ao Ziraldo com umas das suas mais destacadas formas de atuação, ao longo de sua profícua carreira. Ao mesmo tempo, dá a oportunidade aos cartunistas, cada qual ao seu estilo, de comemorarem e manifestarem o carinho e admiração que têm por este ícone e uma das maiores referências do humor gráfico mundial”. 
    Segundo Edra, a exposição Ziraldo 90 faz parte do acervo do Salão de Humor de Caratinga, que em 2018 assinou convênio de parceria mútua com o Salão Internacional de Humor de Piracicaba. “Este acervo vem se ampliando sistematicamente desde 2006, quando organizei a primeira homenagem ao Ziraldo. 
    Depois, foi em 2012, quando Ziraldo fez 80 anos, e em 2018, quando publiquei pela Editora Melhoramentos o livro ‘Ziraldo - ao Mestre Com Carinho’, reunindo caricaturas de 85 talentosos cartunistas - Prêmio HQMIX 2019. De lá pra cá, foi montada uma exposição itinerante que circulou por várias cidades. Agora foram convidados outros novos cartunistas com uma produção inédita, exclusivamente preparada para a mostra paralela deste ano”. Ele está com três trabalhos selecionados no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, nas categorias cartum, charge e tiras/HQ

Fonte: A Semana - 10/09/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário