quarta-feira, 12 de maio de 2021

Cartunista Pernambucano RAL, Imposibilitado de Trabalhar, Precisa de Ajuda Para Tratamento


 Ral colaborou com o Pasquim na década de 70

    Romildo Alves de Lima - RAL integra o núcleo dos grandes artistas do traço e do humor em Pernambuco. Há décadas ele vem tecendo uma malha abundante de charges, caricaturas, cartuns, ilustrações, capas de livros e projetos gráficos que se destacam com incoerente  mistura fina de alta inventividade. 
    A produção intelectual de Ral tem vínculos com o movimento sindical dos trabalhadires, as lutas democráticas e populares, desde os tempos da resistência contra a ditadura civil-militar de 1964. No ano passado RAL foi atingido pela Esclerose Lateral Aminotrópica (ELA), que inicialmente atingiu a sua fala. Posteriormente, teve comprometidos a mastigação e os movimentos motores, ficando impossibilitado de trabalhar. Recentemente, RAL passou por três internamentos de urgência, devidos a uma infeção intestinal e duas infeções urinárias, passando um período com necessidade de utilizar sonda. 
    Agora ele precisa fazer uma cirurgia de raspagem da próstata, mas suas defesas está baixas. Antes terá de se submeter a um internamento hospitalar, em que será alimentado por soro e traqueostomia, para fortalecer o organismo. Trabalhador autônomo, RAL está impossibilitado de trabalhar, num momento em que são necessárias despesas extras relacionadas ao seu tratamento. RAL está necessitando de ajudas. 
    Quem puder contribuir, faça depósito na conta de Romildo Alves de Lima, Banco Itaú, PIX 08159629400 
CONTATO: Lajavene Lima (esposa)


Diário de Pernambuco / edição de 7 de maio de 2021

3 comentários:

  1. É lamentável, chega de tantas perdas!
    Espero que esta informação ganhe a repercussão que merece, que mais pessoas - cadê os cartunistas? - juntem-se à campanha.
    Minha solidariedade. Já anotei o número da conta.

    ResponderExcluir
  2. é bom avisar que a chave do código pix indicado é o cpf.

    ResponderExcluir
  3. É lamentável, chega de tantas perdas!
    Espero que esta informação ganhe a repercussão que merece, que mais pessoas - cadê os cartunistas? - juntem-se à campanha.
    Minha solidariedade. Já anotei o número da conta.

    ResponderExcluir