segunda-feira, 26 de abril de 2021

Informações de Como Participar em Cada Uma das Categorias do 16º Salão de Humor de Caratinga / 2021


 16º Salão Internacional de Humor de Caratinga / 2021 
Festival JAL & GUAL

Saiba como participar em cada uma das categorias: 
INFORMAÇÕES BÁSICAS: 
    
    Convidamos todos os desenhistas de humor do Brasil, iniciantes ou veteranos, a participar desta edição do Salão de Humor de Caratinga. Vivemos um momento de crise bastante difícil para todos os brasileiros, especialmente para aqueles que precisam sobreviver das artes e cultura. Esta edição do Salão de Caratinga não oferecerá prêmios em dinheiro, mas pretende marcar o momento como o primeiro salão do gênero a dedicar todos os temas aos Desenhistas de Humor do Brasil. Em todas as categorias, caricatura, cartum e histórias em quadrinhos (que pela primeira vez está entre as categorias do concurso) o tema central é o Desenhista de Humor do Brasil. 

Caricatura – Os participantes poderão enviar artes lembrando nossos grandes artistas, podendo desenhar as caricaturas de desenhistas que fizeram História ou os colegas que estão atuando nas últimas décadas, dando continuidade à trajetória da caricatura nacional e, entre tantos outros, os inúmeros talentos da nova geração e até os mais jovens que surgiram graças à internet.
Na página "Elas por Elas" você encontra uma seleção de grandes mulheres cartunistas e quadrinistas.

Cartum – Nesta categoria, os participantes poderão enviar desenhos satirizando aquilo que eles mesmos viveram, situações engraçadas ou dramáticas muitas vezes vividas pelo próprio artista, desde as improvisações que a profissão exige até as pressões impostas pelo meio, editores, autoridades e governos pouco democráticos que muitas vezes censuraram e podaram nossas artes. 

Tiras/Histórias em Quadrinhos – Nesta categoria, os participantes poderão enviar quadrinhos contando sobre fatos que aconteceram com nossos artistas. Imagine você se lembrar de algum momento divertido que aconteceu na redação de um jornal, e poder levar isso para o papel em forma de tirinha ou quadrinho. É a oportunidade de rirmos de nós mesmos! 

Homenageados - Nesta edição, resolvemos lembrar 43 nomes de artistas, pesquisadores, produtores culturais e jornalistas que por décadas atuaram criando eventos, editando livros ou escrevendo artigos recuperando e preservando a memória do Desenho de Humor Brasileiro. Importante ressaltar que as homenagens não são necessariamente aos Mestres do nosso cartum, mas aos que trabalharam ou desenvolveram projetos que valorizaram justamente nossos artistas, suas artes e História.

Importante - os desenhistas de humor que estão na lista de homenageados também podem participar do Salão de Caratinga, podendo também enviar suas artes. O fato de serem homenageados não os impedem de participar do evento.

Naveguem no blog do 16º Salão Internacional de Humor de Caratinga (salaodehumordecaratinga.blogspot.com/), leiam o regulamento e participem!

Um comentário: