Razões pelas quais os indicados ao Prêmio Internacional de Humor Sapiens 2025 foram selecionados.
Motivos da escolha dos indicados
ao Prêmio Internacional de Humor Chile 2025
O World Wise Humor Award
é concedido anualmente em duas categorias:
Indivíduo Distinto: Concedido a um pesquisador, pensador ou promotor do humor.
Instituição Destacada: Concedido a uma organização, centro ou entidade que promova o conhecimento, a prática ou a disseminação do humor para fins culturais, artísticos, educacionais ou sociais.
105 indicações de 33 países
foram enviadas para a competição.
Indivíduos de destaque (em ordem alfabética):
Abbas Naaseri (Irã)
Proprietário, CEO e editor do site internacional de histórias em quadrinhos e notícias sobre histórias em quadrinhos www.cartoonmag.com. Recebeu prêmios e reconhecimento por seu trabalho no Irã, China, Alemanha, Itália, Marrocos, Coreia do Sul e outros países. Foi diretor executivo e artístico de mais de 25 festivais nacionais e internacionais de histórias em quadrinhos e desenhos animados. É membro dos conselhos editoriais do Nasim Newspaper, Atrak Newspaper, Etefaghiyeh Newspaper, Etafaghan Weekly e da Bache Mashad Monthly Magazine. Compilou mais de 2.000 trabalhos na imprensa local, nacional e internacional. Realizou exposições individuais e coletivas em vários países. Foi jurado em vários concursos de histórias em quadrinhos. Publica boletins informativos semanais, cada um com um artigo poderoso e útil. É um pilar que promove a transparência e a integridade no mundo dos desenhos animados. Fundou a Global Village Cartoonists Foundation.
Abdallah El-Sawy (Egito)
Fundador e Presidente do Conselho da Fundação Abdullah El-Sawy para a Preservação do Patrimônio da Caricatura Egípcia, uma organização civil afiliada ao Ministério da Solidariedade Social do Egito. Pesquisador especializado em história da caricatura egípcia. Em janeiro de 2012, fundou individualmente o projeto Memória da Caricatura, sem receber apoio financeiro de qualquer pessoa ou instituição, dentro ou fora do Egito. Ao longo de dez anos, colecionou mais de 100.000 caricaturas. Publicou 14 livros sobre pioneiros da arte da caricatura egípcia e organizou sete exposições comemorativas desde 2019. Em 2021, fundou a Caricatura para Todos, com o objetivo de difundir e ensinar a arte da caricatura a crianças, jovens e adultos gratuitamente, beneficiando mais de 500 participantes. Em 2023, ele fundou e realizou a primeira edição do Festival Internacional de Caricatura Feminina de Damanhour — o primeiro evento do gênero no Egito e no Oriente Médio dedicado a abordar questões femininas por meio da arte da caricatura, e o primeiro festival de caricatura credenciado pelo Ministério da Cultura do Egito. Ele organizou inúmeras competições, exposições e festivais locais e internacionais na área da caricatura.
Ana Beatriz Flores (Argentina)
Ela é bacharel em Letras, mestre em Sociosemiótica (CEA UNC) e doutora em Literatura pela Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade Nacional de Córdoba. Foi professora titular nos cursos de Teoria e Metodologia Literária I e Teoria dos Discursos Sociais I na Faculdade de Letras. Liderou e participou de pesquisas sobre humor, discurso e política do discurso humorístico na cultura argentina. Possui vasta experiência acadêmica, tendo orientado teses de graduação e pós-graduação e orientado equipes de pesquisa. Sua classificação acadêmica foi Professora Pesquisadora, Categoria 2 em sua instituição, indicando reconhecida excelência em pesquisa. É membro da Sociedade Internacional de Estudos do Humor. Publicações: Dicionário Crítico de Termos de Humor e Enciclopédia Breve da Cultura Humorística Argentina (2014, Editora da Universidade Nacional de Córdoba) — uma obra coletiva sob sua direção que define conceitos-chave relacionados ao humor (riso, piada, ironia, paródia, sátira, etc.) de perspectivas históricas, filosóficas e semióticas. O Rumor do Humor: Conferências de Pesquisa – Inovação, Rupturas e Transformações na Cultura Humorística Argentina (2017, Universidade Nacional de Córdoba, ISBN 978-950-33-1339-8, edição digital), coordenação geral de Ana Beatriz Flores. Os principais artigos incluem: “O Homem, o Animal que Ri: Política Libertária e Humor Argentino Contemporâneo” (2013) — explora a relação do humor com a mudança social e a política do discurso humorístico; “Humor e as Regras: Transgressão?” (com María Florencia Ortiz, 2014) — reflete sobre o humor popular em Córdoba, estratégias discursivas e potenciais transgressões de normas sociais ou humorísticas; “Política do Humor na Cultura Humorística Argentina: Inovação e Tradição” (2017) — apresenta descobertas do Grupo de Pesquisadores do Humor (GIH) e mapeia a produção contemporânea de humor em diversas formas.
António Antunes (Portugal)
Caricaturista. Recebeu prêmios por seu trabalho em países como Portugal, Canadá, França, Suécia e Itália, entre outros, e realizou exposições individuais em Portugal, Brasil, Alemanha, Espanha, França, China e Holanda. Foi destaque nas antologias The 1970s: Best Political Cartoons of the Decade (McGraw-Hill, Nova York, EUA), The Finest International Political Cartoons of Our Time (Wittyworld Books, EUA, 1992), The Finest International Political Cartoons of Our Time II (Wittyworld Books, EUA, 1993) e Cartoonmeter (Wittyworld Books, EUA, 1994). Autor de Lisbon Figures, uma coleção de 50 caricaturas de figuras proeminentes da vida política, cultural e artística de Lisboa, gravadas em baixo-relevo na estação "Aeroporto" do Metrô de Lisboa. Como organizador e promotor da arte do cartoon, fundou a CARTOONXIRA em 1999, que continua a gerir. Trata-se de uma exposição anual dos melhores cartoonistas portugueses, acompanhada por retrospectivas de grandes artistas internacionais. É também fundador e diretor (desde 2005) do World Press Cartoon Festival. Organizou exposições em Espanha, França, Bélgica, Holanda, Grã-Bretanha, Sérvia, China, Índia, Moçambique, Brasil e México. Durante o Centenário da República Portuguesa, organizou uma exposição retrospectiva sobre Leal da Câmara. Juntamente com Carlos Brito, foi curador de uma exposição sobre os 200 Anos do Humor Gráfico Francês no Rio de Janeiro. Em 2005, o Presidente de Portugal, Jorge Sampaio, condecorou-o com a Ordem do Infante Dom Henrique (Grande Oficial). Em 2023, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa condecorou-o com a Ordem da Liberdade (grau de Comandante).
Aziz Yavuzdoğan (Turquia)
Caricaturista, jornalista e escritor. Iniciou sua carreira jornalística em Istambul em 1981, trabalhando como diretor de arte para vários jornais e revistas. Aposentou-se em 2008 como diretor de arte dos suplementos do jornal Milliyet e da revista infantil Miço. Seus cartuns apareceram em inúmeras publicações, e ele ilustrou muitos livros e capas, fazendo contribuições importantes para o design gráfico. Ganhou vários prêmios. De 1989 a 1994, trabalhou no Chipre do Norte como designer gráfico e editor-adjunto dos jornais KIBRIS e ORTAM. Atuou como consultor de transmissão para o programa de desenho animado de 13 episódios Çizgili Program no canal educativo Okul da TRT. Entre 2006 e 2013, foi membro do conselho e secretário da Associação Turca de Cartunistas. Realizou 10 exposições individuais e participou de muitas coletivas. Publicou seis livros de quadrinhos e duas coletâneas de poesia. De 2008 a 2010, trabalhou na área de publicação literária, lançando o Forum Edebiyat e a FE Magazine. Entre 2012 e 2018, iniciou a publicação da revista FENAMİZAH, a primeira revista digital internacional de humor da Turquia, que continua com contribuições de cartunistas e escritores internacionais. Em 2014, criou uma revista semanal de humor para o Sakarya Gazetesi, o jornal mais antigo de Eskişehir, onde desenhava charges editoriais diárias para a primeira página. Também ministrou oficinas de cartum no Centro Juvenil do Município Metropolitano de Eskişehir. Em 2018, foi nomeado Caricaturista do Ano em Eskişehir no prêmio Best of 2018 Awards pela Associação de Arte de Eskişehir. Em 2024, recebeu o Prêmio de Serviço de Humor da Associação de Cartunistas do Chipre.
Chen Zhu (China)
Começou a publicar charges em 1993 e, desde então, publicou mais de 20.000 trabalhos em mais de 200 jornais e veículos de comunicação na China. Recebeu mais de 150 prêmios internacionais em mais de 50 países e regiões ao redor do mundo. Também é curador e, nos últimos 20 anos, participou do planejamento, organização e coorganização de mais de 50 competições internacionais de charges, exposições e outros eventos. Atuou como júnior em mais de 50 concursos na China e no exterior. Como editor de charges, nos últimos 10 anos editou mais de 1.500 seções de charges, incluindo mais de 700 seções internacionais. É vice-presidente da organização internacional de charges FECO (Federação das Organizações de Cartunistas) na China. Há mais de uma década, fornece informações a cartunistas chineses todos os meses e produziu mais de 120 publicações eletrônicas internas, promovendo o intercâmbio entre cartunistas chineses e internacionais. Ele também está ativamente envolvido na introdução de concursos, organizações e artistas internacionais de desenhos animados na China, ajudando os cartunistas chineses a se familiarizarem mais com seus colegas e seus trabalhos do mundo todo, além de promover a comunicação e a colaboração nacionais e internacionais.
Don Lee Fred Nilsen e Alleen Pace Nilsen (Estados Unidos)
Acadêmicos, pesquisadores e promotores do humor. Ambos são professores eméritos da Arizona State University e cofundadores da Sociedade Internacional de Estudos do Humor (ISHS). Don foi o primeiro presidente da organização, e Allen o sucedeu em 2000. Eles continuam atuando como historiadores da ISHS. Contribuem para conferências anuais sobre humor realizadas em todo o mundo, fornecendo a jovens acadêmicos do humor bibliografias, apresentações em PowerPoint e arquivos USB para apoiar suas pesquisas contínuas sobre humor. Seus interesses se concentram em formas discursivas sofisticadas, como duplo sentido, simbolismo, metáfora, ironia, paródia, paradoxo, sagacidade, humor, comédia e tragicomédia. Publicações Selecionadas: Humor na Literatura Americana: Uma Bibliografia Anotada Selecionada (Routledge, 1992); Humor na Literatura Irlandesa: Um Guia de Referência (Greenwood Press, 1996); Humor na Literatura Britânica dos Séculos XVIII e XIX (Greenwood Press, 1998); Encyclopedia of 20th-Century American Humor (Oryx Press, 2000; coautoria com Alleen Nilsen); The Language of Humor: An Introduction (Cambridge University Press, 2018; coautoria com Alleen Nilsen). Em 2014, ambos receberam o Prêmio Doug Fletcher pelo Conjunto da Obra da Associação de Humor Aplicado e Terapêutico por suas contribuições significativas para a compreensão e a aplicação do humor.
Dražen Jergović (Croácia)
Ele é um escritor de humor e sátira, vice-presidente e coordenador da Associação Croata de Aforistas e Humoristas (UHAH), membro da Sociedade Croata de Escritores e membro do conselho da Sociedade Croata de Escritores Infantis e Juvenis. Ele também é o editor-chefe da revista digital mensal Uh! Aha, criada durante a pandemia para ajudar pessoas isoladas a manter um espírito alegre e otimista. A revista já publicou 70 edições e continua sendo seu projeto mais ambicioso e culturalmente significativo na Croácia. Ele organizou concursos de humor para crianças, publicou livros e contribuiu para vários jornais e revistas. Ele promove a cooperação internacional com associações literárias, equipes editoriais e periódicos dedicados ao humor, à sátira e à caricatura. Ele recebeu vários prêmios e distinções importantes. Dražen Jergović não é apenas um autor, mas também um excelente organizador, editor e promotor do humor.
Elcio Danilo Russo Amorim “EDRA” (Brasil)
Cartunista, curador, produtor e profissional criativo. Diretor do prestigiado Salão Internacional de Humor de Caratinga, Brasil. Recebeu diversos prêmios e homenagens nacionais e internacionais. Vencedor do Troféu HQ MIX (2019) — o maior prêmio de humor e quadrinhos da América Latina, considerado o “Oscar” do gênero no Brasil. Fundou a Casa Ziraldo de Cultura e a Gibiteca Turma do Pererê (Caratinga, 2009), e organizou festivais, exposições, feiras de livros e outros eventos culturais. Atuou como júnior em concursos realizados no Brasil, China, Romênia, Iraque e Irã. Publicou 38 livros. Diretor e editor da revista HUAI – Humor All Year Round e colaborador de inúmeras publicações. Criador do Troféu Jal & Gual, que já foi homenageado por centenas de artistas, jornalistas, pesquisadores, biógrafos, editores, agentes culturais e organizadores de eventos por seus esforços em promover e preservar o humor gráfico brasileiro, sob o título “Contribuição ao Humor Gráfico Nacional”. Ele também ministra oficinas de desenho gratuitas para crianças carentes e eventos comunitários semelhantes.
Enrique Gallud Jardiel (Espanha)
Dedicou sua vida acadêmica e literária ao estudo e à criação do humor. Sua ligação familiar com o famoso humorista Enrique Jardiel Poncela (seu avô materno) o levou ao humor desde a infância. Ao longo da vida, ele se dedicou a ler, pesquisar e escrever textos humorísticos, além de dar palestras sobre o riso, suas causas, técnicas e usos. No meio acadêmico, produziu inúmeras publicações, incluindo — além de vários artigos — dois livros de destaque: Teoria e Mecanismos do Humor (Editorial Carpe Diem, 1999) e Como Escrever Humor (Editorial Pie de Página, 2020). Possui dois doutorados em Filologia Hispânica, ambos com dissertações relacionadas ao humor: Dispositivos Cômicos na Figura do Chiste: Teatro Espanhol do Século XVII (1983; publicado pela Editorial Ápeiron, 2023) e O Teatro de Jardiel Poncela: Uma Poética do Humor Implausível (2010; publicado pela Editorial Fundamentos, 2011). Também escreveu monografias sobre teatro cômico, como Pedro Muñoz Seca e Astracán (Editorial Fundamentos, 2013) e A Dramaturgia de Jacinto Benavente (Editorial Antígona, 2015). Como criador, é autor de mais de cem livros de humor em diversos gêneros, especializando-se em sátira e paródia literária ou histórica — incluindo teatro, poesia, narrativa e ensaios humorísticos. Também ministrou inúmeras oficinas e seminários sobre escrita de humor. Desde 1995, dirige a Compañía Teatral Barbieri, em Madri, uma trupe especializada em teatro cômico espanhol.
Gogu Neagoe (Romênia)
Nascido no Condado de Olt, Romênia, em 1976, ele é uma das principais figuras da arte e cultura romenas. Suas obras estão expostas em museus de arte na Austrália, Estados Unidos, Irã, França, Itália, Alemanha, China, Japão, Bulgária, Bélgica e Grécia. Ele recebeu vários prêmios nacionais e internacionais e é considerado o caricaturista mais aclamado da Romênia, com títulos mundiais e europeus. Em 2013, ele doou quatro pinturas no valor de € 15.000 para um evento beneficente de apoio a crianças doentes e carentes em Bucareste. Ele detém o recorde de desenhar o maior número de retratos em um tempo limitado — 246 caricaturas em apenas seis horas sem interrupção — durante um evento beneficente em 1º de março de 2020. Ele também fez retratos e caricaturas para doadores de sangue e médicos no Centro de Transfusão de Sangue de Bucareste como forma de gratidão. Entre 16 e 19 de novembro, ele organizou um evento onde desenhou e presenteou 120 retratos artísticos por dia, segundo um comunicado de imprensa do mesmo centro.
Ele também iniciou e coordenou o concurso de arte "Minha Escola Mais Bonita", para crianças de 6 a 16 anos de comunidades rurais do Condado de Olt, incentivando a criatividade entre as gerações mais jovens. Foi o caricaturista oficial dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde desenhou retratos de atletas famosos como David Popovici, Novak Djokovic, Sabrina Voinea e outros.
John A. Lent (Estados Unidos)
Acadêmico e pesquisador de humor gráfico. Lecionou em universidades de 1960 a 2011, nas Filipinas, Malásia, Canadá, China e Estados Unidos. Escreveu ou editou cerca de 90 livros e monografias, aproximadamente 1.000 artigos e proferiu centenas de palestras e apresentações acadêmicas em importantes universidades, conferências e simpósios em todos os continentes. Também foi professor visitante na China, Canadá e Malásia. Seus livros incluem "Asian Comics", "Asian Political Cartoons", "Quadrinhos na China" e "Quadrinhos na Coreia" — todos publicados pela University Press of Mississippi.
Ele é o fundador, editor e editor-chefe do International Journal of Comic Art e professor emérito da Temple University. Ao longo de uma carreira de mais de seis décadas, foi pioneiro no ensino e na pesquisa nas áreas de comunicação de massa e cultura popular na Ásia e no Caribe, bem como em quadrinhos, animação e comunicação para o desenvolvimento. Editou três periódicos — incluindo o International Journal of Comic Art — e fundou pelo menos seis associações acadêmicas internacionais e a primeira Escola de Comunicação de nível universitário na Malásia.
Jorge Alberto Piñero Estrada “JAPE” (Cuba)
Produtor audiovisual, escritor, jornalista, humorista, promotor e defensor do bom humor. Em 1988, integrou o grupo de criação literária e teatral Nos y Otros, que estabeleceu uma referência na literatura e no teatro cubano durante aqueles anos. Como escritor de humor, colaborou com diversas revistas e publicações cubanas, mexicanas, espanholas, guatemaltecas e norte-americanas. Produziu diversos programas de rádio e foi cofundador, designer e produtor da revista Aquelarre, parte do Movimento de Jovens Humoristas Cubanos. Publicou diversos livros, entre eles Homosapiens (2006) e História da Caricatura em Cuba (2007), em coautoria com o cartunista Arístides Hernández (ARES). Publicou também Mermelada JAPE, ilustrada por destacados cartunistas cubanos e internacionais, incluindo nomes notáveis como Tomy, Manuel, Ares, Ajubel, Cartucho, Garrincha, Lauzán, Lázaro, Jerez, Martirena, Laz e Adán, entre outros. Realizou um projeto de pesquisa sobre as 20 figuras mais influentes do humor gráfico cubano do século XX e recebeu diversos prêmios por sua obra literária, como membro do Nos y Otros (1989–1997) e como criador audiovisual. Por sua pesquisa e trabalho de promoção cultural relacionados ao humor, participou de diversos eventos realizados em Cuba, Espanha, México e outros países. Atuou como júnior em diversos concursos nacionais e internacionais. Produz a série documental Viver e Morrer de Rir, sobre a história do humor cubano. Em outubro de 2016, recebeu o Prêmio Mariposa em reconhecimento ao seu trabalho dedicado ao humor, em especial à sua pesquisa e escrita humorística para a revista dedeté. Em 2017, seu documentário CPH-Aquelarre ganhou um prêmio por sua exploração histórica aprofundada do humor em Cuba. Como parte do comitê organizador, planejou e participou do Primeiro Workshop Nacional sobre Imprensa, Humor e Identidade, onde apresentou a palestra Bufo na Imprensa Cubana do Século XXI. Há mais de 30 anos, ele organiza, promove e pesquisa as Bienais Internacionais de Humor Gráfico, realizadas em San Antonio de los Baños. Recebeu inúmeros prêmios e distinções nacionais de prestígio por sua carreira de três décadas como criador e promotor do humor.
Nestor Rubén Juárez Bitz (Argentina)
É cartunista, humorista, jornalista, escritor, editor e diagramador. Em 1981, criou a revista jornalística Blandengue e Berp! Provechitos de Humor, em Rojas e para a zona norte da província de Buenos Aires. De Concordia, lançou a revista Entre Ríos Panza Verde: Un Mate Recreativo em 1º de janeiro de 1987, considerada uma das publicações de humor mais antigas ainda em circulação na Argentina (e, segundo muitos, na América Latina), juntamente com vários suplementos, incluindo o literário El pescador de letras. Em 1995, fundou a revista Humor 3200 em Concordia. Em 2000, foi convidado a colaborar — conectando humoristas latino-americanos — para a edição dos 21 volumes de Historia del Humor Gráfico Latinoamericano, publicada pela Universidade de Alcalá de Henares, Espanha. Ele também é o fundador e diretor da Editorial Panza Verde (EPV), que publicou 130 livros até o momento, 38 dos quais são de sua autoria. Publicou seus trabalhos humorísticos e colunas jornalísticas em jornais e revistas de Entre Ríos, em toda a Argentina e no exterior. Participou de inúmeras exposições em nível provincial e nacional, bem como no Brasil, México, Espanha, Itália, França, Alemanha, Rússia e outros. Para comemorar a centésima edição da Panza Verde, organizou a exposição regional, nacional e internacional de humor gráfico Concordia también ríe (“Concórdia Também Ri”). Escreveu roteiros de quadrinhos e criou personagens humorísticos e cômicos. Atualmente, publica em Panza Verde, Barriletes (Entre Ríos) e La Matraca, o suplemento dominical de humor político do jornal Al Día (Guatemala), onde também atuou como membro do júri no Concurso Internacional de Cartuns que comemora o 19º aniversário do suplemento, bem como em vários veículos digitais. Em janeiro de 2017, Panza Verde comemorou seu 30º aniversário, recebendo cobertura na mídia provincial e nacional, além de comentários internacionais — da Guatemala à revista turca Fena Mizah, distribuída em todo o Oriente Médio e Europa. Atualmente, ele dirige as revistas Panza Verde Internacional, EntreGuay e Editorial Panza Verde.
Osvaldo Macedo de Sousa (Portugal)
Historiador, escritor, curador, promotor, produtor e investigador nacional e internacional de cartoon; curador de mais de 300 exposições e autor de mais de 40 estudos e biografias de cartoonistas. É licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa. Como produtor cultural e historiador do humor gráfico, organizou mais de trezentas exposições, conferências, festivais de cartoon e eventos em vários países. Na imprensa, publicou críticas de arte, colunas, entrevistas e artigos de destaque. Foi coordenador do suplemento de humor Bronkit do jornal Trevim (de 2000 a 2004, com uma segunda edição a partir de 2009). Foi diretor da Galeria Stuart (1984-1985) e da Casa do Humor em Lisboa (1989-1990). Foi curador da Comemoração dos 150 Anos da Caricatura em Portugal (1997); AmadoraCartoon no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (desde 1999…); a representação portuguesa na Bienal de Caricatura de Ourense (desde 1998); Exposições na Bienal de Humor de Lérida – Humoràlia (em 2003 e 2005)... e muitos outros eventos. É coordenador da Humorgrafe, uma produtora portuguesa de eventos de humor gráfico (com mais de 300 iniciativas). Foi diretor do Salão Nacional de Humor da Imprensa (1987–2006), do Salão Nacional de Humor Livre (1998–2003), do Salão Luso-Galego de Caricatura em Vila Real (desde 1997), do Fest Int. Humor de Praia de Espinho (2000), da Bienal de Humor Raiano – Idanha-a-Nova (2002–2004), e da Bienal de Humor Luís d'Oliveira Guimarães – Penela (desde 2008). Autor de mais de 300 livros, incluindo duas dezenas de estudos sobre o tema, como Del humor de la caricatura, 150 Anos de Caricatura em Portugal, Humor Árabe, Humor Negro, Esse Ser Cômico, História do Humor Gráfico em Portugal (edição em espanhol), História da Arte da Caricatura de Imprensa em Portugal (5 volumes), O que é Humor Gráfico?, entre outros. Estudou e pesquisou humor em muitos países, assim como museus de humor ao redor do mundo, e temas como “O Envelhecimento do Humor”. Foi premiado com o prêmio Balanito Especial em 1998 na Moura BD; em 1999 pelo GICAV com o Prêmio Especial Anim'Arte 99; Em 2006, recebeu o Oscar da Caricatura de um grupo de cartunistas marcando seus 25 anos de atividade; E em 2018, durante o 50º aniversário do jornal TREVIM, recebeu o Prêmio de Reconhecimento por sua contribuição ao humor.
Raed Khalil (Síria)
Escritor, jornalista, poeta, cartunista, designer, dramaturgo e diretor de teatro, além de produtor e apresentador de televisão. Dirige o Concurso Internacional de Caricaturas da Síria desde 2005. Atuou como jurado em competições no Irã, Turquia, Brasil, China, Azerbaijão, Índia, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Egito, Coreia do Sul, Iraque, Argélia, Síria e Alemanha. Recebeu mais de 225 reconhecimentos internacionais: 10 na Síria e outros na Bélgica, Itália, Turquia, Japão, Irã, Polônia, Chipre, China, Taiwan, Azerbaijão, Quênia, Brasil e outros. Publicou oito livros de caricaturas e crítica de arte, que distribuiu gratuitamente. Ganhou o Prêmio de Jornalismo Árabe em Dubai em 2013 e o Prêmio Estadual do Ministério da Cultura da Síria em 2018. É membro da União de Escritores Árabes. Ajudou a promover a arte da caricatura por décadas e fundou o site de renome mundial Syrian Cartoon, que se tornou um recurso para artistas e sites em todo o mundo. Ele também incentivou e apoiou a criação dos primeiros concursos de desenhos animados no Iraque, Argélia, Marrocos, Egito e Iêmen.
Ricardo Guzmán Wolffer (México)
É advogado e escritor (narrador, poeta e dramaturgo), autor de contos e ficção científica. É colunista do jornal La Jornada e contribuiu para Revistas de Revistas (Excélsior), Los Universitarios (UNAM), Hojas de Utopia, Origina, Generación, Biombo Negro, Asimov e vários jornais, incluindo Nacional, Excélsior, La Jornada, El Imparcial, Noticias e Hora, bem como o boletim literário La Bellota e as revistas Renacimiento, Chilango, El Mundo del Abogado, Iter Criminis (INACIPE), e o Semanário Judicial do Superior Tribunal de Justiça de Porto Alegre, Brasil.
Publicou cerca de vinte livros, conhecidos por seu amplo senso de humor e foco aguçado em questões contemporâneas, utilizando o humor como veículo para uma crítica inteligente — franca, inusitada, enérgica e deliciosamente espirituosa —, produzindo um humor didático, humano e sempre surpreendente, resultando em um estilo altamente eficaz e pessoal. Recebeu diversos prêmios por sua obra literária. É o criador do podcast Literatura y Derecho ("Literatura e Direito"), onde analisa obras humorísticas de forma crítica e perspicaz, estendendo seu estudo à teoria do humor e suas aplicações. Muitos de seus episódios de podcast são adaptados para excelentes textos, publicados como colunista regular no Humor Sapiens.
Rocío Aguilera Vallejo e Lucila Farace (Argentina)
Ambas são formadas em Ciências da Comunicação pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Ambas desenvolveram trajetórias de destaque na área de pesquisa e análise de dados aplicada à comunicação e ao consumo: Rocío é pesquisadora de mercado na Kantar Insight Argentina, e Lucila Farace é analista de audiência no La Nación +. O projeto final realizado por Aguilera Vallejo e Farace recebeu a nota máxima (10) em sua apresentação na Universidade de Buenos Aires (UBA), sob a supervisão do professor Damián Fraticelli como tutor. O projeto se destacou por sua solidez teórica, abordagem quantitativa e qualitativa, originalidade e relevância social. Além disso, este ano recebeu o Prêmio do Instituto Quevedo de Artes do Humor, concedido pela Universidade de Alcalá (Espanha), como a melhor tese de graduação sobre humor na Ibero-América. Este reconhecimento internacional foi concedido dentro de uma lista que incluiu trabalhos de toda a Europa e América Latina, destacando ainda mais sua qualidade e impacto. Elas fizeram contribuições significativas para o campo acadêmico. Sua tese de graduação, intitulada “As Figurações de Mulheres no Instagram por Humoristas durante a Pandemia de COVID-19”, analisa, a partir de uma perspectiva sociossemiótica, como as mulheres são representadas em produções humorísticas nas redes sociais em um momento de crise global. Este trabalho se destaca por abordar uma área pouco explorada na área: a inter-relação entre gênero, riso e pandemia.
Seyyed Abdolmahdi Askari (Irã)
Ele colaborou por 20 anos com revistas iranianas nas áreas de caricatura, escrita satírica e poesia satírica. Ele também escreveu poesia e artigos literários para as revistas satíricas Khatkhati e Kashideh (Teerã), e jornais como Khabar-e Jonoub e Tolou (Shiraz), entre outros. Ele publicou mais de dez artigos acadêmicos em periódicos e conferências internacionais e é membro da Fars Humor Society. Ele recebeu prêmios por seu trabalho gráfico. Ele possui mestrado em Língua e Literatura Persa pela Universidade de Shiraz, Irã. Dada sua longa experiência em sátira, caricatura e desenho animado, bem como suas duas décadas de colaboração com a revista satírica Tanz-o-caricature — dirigida pelo cartunista de renome internacional Javad Alizadeh — ele escolheu estudar a sátira apresentada em Tanz-o-caricature como tema de sua tese de mestrado (350 páginas). Esta tese recebeu a nota "Excelente" e lhe rendeu o título de doutor pela Universidade de Shiraz, conquistando também o primeiro lugar no Festival Nacional de Teses do Irã na área de literatura (certificado anexado ao e-mail). Além disso, um artigo baseado nesta pesquisa foi publicado em um prestigiado periódico da Universidade de Teerã, no Irã, que possui alto nível acadêmico.
Tao Xiaoming (China)
Presidente da Associação de Cartunistas de Zhejiang, China. Foi nomeado um dos primeiros Influenciadores Culturais da China pela Forbes. Por mais de três décadas, dedicou-se ativamente ao campo do desenho animado humorístico chinês. Organizou repetidamente exposições nacionais de cartuns em larga escala e atuou como editor-chefe de inúmeras coleções de cartuns humorísticos e álbuns de retratos. A cada ano, organiza inúmeros eventos de arte em cartuns, dando uma contribuição indelével para o desenvolvimento do desenho animado humorístico chinês. Nos últimos trinta anos, investiu vários milhões de RMB na organização de exposições de cartuns e na publicação de álbuns relacionados. Na Terceira Exposição de Cartuns Humorísticos Chineses Modernos, o Comitê de Arte em Cartuns da Associação de Artistas da China — a maior autoridade do país na área — concedeu-lhe o Prêmio de Contribuição Excepcional. O comitê organizador da exposição também lhe concedeu o título de Embaixador do Humor.
Instituições de destaque (em ordem alfabética):
Agrupamento de Escrolas Tondela Cândido de Figueiredo (Portugal) É a única escola no mundo que organiza e promove quadinhos humorísticos como processo de aprendizagem, integrando-os ao seu currículo e reconhecendo a importância da caricatura, dos quadrinhos, do pensamento criativo e do humor — sempre enquadrados na Carta dos Direitos Humanos. Além disso, promove um concurso internacional que já homenageou estudantes da Turquia, Indonésia, Irã, Brasil, Rússia e Portugal, além de muitos criadores profissionais. A instituição organizou diversas exposições em Portugal.
Associação para Humor Aplicado e Terapêutico (AATH)
Fundada em 1987 pela enfermeira registrada Alison L. Crane, uma das principais palestrantes da década de 1980 sobre os usos terapêuticos do humor na área da saúde. Na AATH, a ciência por trás do humor e do riso é estudada, bem como como o humor pode ser aplicado intencionalmente para melhorar a vida das pessoas. Em 1996, a organização lançou seu site ( www.aath.org ). Em outubro de 2001, a AATH mudou seu nome para Association for Applied and Therapeutic Humor para refletir sua filiação internacional e seu foco nos aspectos teóricos e aplicados da integração do humor em várias modalidades terapêuticas. Seus objetivos incluem: desenvolver uma comunidade de pessoas interessadas em humor e/ou riso; funcionar como uma rede interdisciplinar para seus membros; educar profissionais e o público sobre os usos aplicados e terapêuticos do humor e do riso; disseminar informações relevantes por meio de conferências, publicações, sites e oportunidades de networking; desenvolver, promover, conduzir e identificar necessidades de pesquisa que aprofundem a compreensão do papel aplicado e terapêutico do humor e do riso no bem-estar; e incentivar, apoiar e divulgar programas inovadores que incorporem os usos aplicados e terapêuticos do humor e do riso.
Casa Iraquiana da Caricatura
É a primeira organização civil genuína no Iraque inteiramente dedicada à arte da caricatura, quadrinhos e animação. Fundada com a visão de preservar, promover e desenvolver a cultura do humor e da sátira visual, tornou-se um ponto de referência tanto para artistas consagrados quanto para talentos emergentes em todo o país. A organização reviveu e institucionalizou a celebração do Dia da Caricatura Iraquiana, homenageando o legado de artistas pioneiros e revitalizando a apreciação nacional por essa forma de arte. Ao longo dos anos, organizou dezenas de competições nacionais e internacionais de desenhos animados, exposições, workshops, conferências e programas educacionais para jovens e crianças. Uma de suas realizações mais inovadoras foi produzir e reviver os primeiros projetos de animação do Iraque, abrindo caminho para novas gerações de contadores de histórias visuais. A organização também realizou programas dedicados a ensinar às crianças os fundamentos dos desenhos animados, quadrinhos e animação, ajudando a semear as sementes da expressão criativa desde cedo. Por meio de seu apoio contínuo a artistas, organização dinâmica de eventos e contribuições culturais, a organização construiu uma plataforma que não apenas preserva a herança artística, mas também ajuda a definir o futuro do humor no Iraque e além.
Centro de Pesquisa em Estudos de Comédia (CCSR)
É o primeiro e único centro de pesquisa internacional e interdisciplinar dedicado ao estudo acadêmico da comédia. Sediado na Brunel University London, Reino Unido, é dirigido pela Dra. Sharon Lockyer. Esta equipe internacional de pesquisa dedica-se ao estudo acadêmico da comédia. Como um grupo interdisciplinar, analisa a produção, o conteúdo, a recepção e as implicações sociopolíticas da comédia em vários formatos e a partir de múltiplas perspectivas. A equipe reúne com sucesso acadêmicos e escritores renomados das áreas de mídia, sociologia, psicologia, teatro, drama, cinema e televisão, computação, inglês, escrita criativa e serviço social. Sua pesquisa examina a produção, o conteúdo, a recepção e as implicações sociopolíticas mais amplas da comédia em suas diversas formas — de programas de esquetes televisivos a thrillers cômicos. Todas as atividades de pesquisa e ensino são fundamentadas na convicção de que a comédia possui significativa relevância social, cultural, política e econômica em níveis local, nacional e internacional. Os objetivos do centro incluem: promover e facilitar a pesquisa acadêmica sobre a interação entre comédia e sociedade; promovendo estudos interdisciplinares que explorem como a comédia pode ser usada de forma séria ou humorística, positiva ou negativa, em todas as áreas da sociedade (negócios, política, tecnologias da informação, saúde, educação, políticas de identidade, mídia, artes e direito); contribuindo para debates relevantes para a indústria e profissionais; fornecendo um centro de desenvolvimento de habilidades de orientação e pesquisa para estudantes de pesquisa; e oferecendo ensino de graduação e pós-graduação vinculado aos seus principais interesses de pesquisa.
Centro Cubano para a Promoção do Humor (CPH)
Nos últimos 30 anos, tornou-se uma referência para criadores e um baluarte na defesa do humor em todas as suas formas. Surgiu do vibrante Movimento de Jovens Humoristas que se desenvolveu em Cuba durante a década de 1980. Desde a sua criação, estabeleceu um catálogo que incluía os melhores e mais inovadores exemplos de humor inteligente, com foco sobretudo no pensamento criativo e na qualidade artística. Embora seu foco principal tenha sido o humor cênico com profunda intenção teatral, seu trabalho, promoção e desenvolvimento abrangeram todas as mídias. Por meio de seu Festival Nacional de Humor, Aquelarre, defendeu e deu destaque à literatura, às obras audiovisuais, à música, ao humor gráfico e às artes visuais.
Nestes festivais Aquelarre — organizados pelo CPH — o palco e o público cubanos têm apreciado uma grande variedade de obras de todo o país, e até mesmo internacionais, recebendo convidados da Espanha, México, Argentina e outros. O CPH não é apenas um local que promove e orienta humoristas; é um instituto que produz e apoia a criação e gestão de projetos de humor em todas as mídias. Suas muitas realizações incluem a publicação e promoção de mais de cinquenta livros contendo os Prêmios Literários Aquelarre (peças de teatro, roteiros de cinema, romances, contos, etc.), bem como materiais educativos e pesquisas científicas relacionadas ao humor. Também organiza e mantém eventos e workshops voltados para o intercâmbio cultural, profissional e criativo, como os lendários encontros “Pensando sobre o Humor”, realizados em colaboração com a União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC), considerado o principal evento teórico da área, e os igualmente importantes encontros “Imprensa, Humor e Identidade”, em parceria com a União de Jornalistas de Cuba (UPEC). Entre as iniciativas mais notáveis criadas e mantidas pelo CPH está o Prêmio Nacional de Humor, concedido em colaboração com o Conselho de Artes Cênicas e o Ministério da Cultura, um prêmio pelo conjunto da obra que homenageia as figuras mais ilustres do humor cubano em todas as suas manifestações.
Clube “Klyukva” (Rússia).
O "Clube dos Amantes do Humor, da Caricatura e dos Aforismos Engraçados" foi fundado em Snezhinka em 1º de abril de 1985. Organizou inúmeras exposições, inclusive ao ar livre, e frequentemente apresenta seus trabalhos em festivais de música e arte. Os membros do clube receberam mais de 5.000 prêmios e distinções no Japão, Turquia, França, Alemanha, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Coreia do Sul, Portugal, Suécia, Bulgária, Iugoslávia, Ucrânia, Bélgica, Itália, Israel e, claro, na Rússia. O Clube Klyukva não apenas recebe prêmios, mas também os concede: a "Ordem dos Pescoços Longos" é uma das distinções que concede a indivíduos, museus, jornais, teatros, grupos e comunidades. O clube inaugurou um Museu da Caricatura em Ozersk e Snezhinsk.
Fórum de Humor e Direito (FIRHUM)
Fundado em 2022, serve como plataforma para advogados, acadêmicos do direito, pesquisadores de humor, artistas e qualquer pessoa interessada na relação multifacetada entre humor, liberdade de expressão e direito. É dirigido conjuntamente pelo Dr. Alberto Godioli (Universidade de Groningen, Holanda) e pela Professora Laura E. Little (Faculdade de Direito da Universidade Temple, EUA).
Fundação Franco Fossati e Museu de Quadrinhos WOW (Itália)
Em 1996, Luigi F. Bona fundou a Associação Franco Fossati, que se tornou uma Fundação em 2007. É uma organização sem fins lucrativos que se originou do legado e da herança do crítico e jornalista Franco Fossati. A fundação funciona como um centro internacional de estudo e documentação sobre quadrinhos, comunicação e cultura visual. Esta instituição cultural organiza eventos, exposições e conferências para promover e valorizar a Nona Arte e seu vasto patrimônio material e imaterial. Graças às coleções preservadas e à expertise de seus membros — em particular a do diretor Luigi F. Bona — a fundação criou em Milão o Museu de Quadrinhos WOW, uma instituição única na Itália que combina preservação (museu, arquivo histórico, biblioteca) e extensão (exposições, eventos, atividades educacionais), ao mesmo tempo em que fomenta fortes laços com seu contexto local (Milão, a "Cidade dos Quadrinhos") e com redes culturais nacionais e internacionais.
A fundação serve como ponto de referência para pesquisadores e acadêmicos e opera como um centro de documentação e pesquisa com base no extenso acervo de Franco Fossati, posteriormente ampliado com doações e empréstimos (incluindo, por exemplo, os 120.000 quadrinhos do acervo pessoal de Luigi F. Bona). Esse processo gradual de crescimento está documentado nos arquivos da fundação, que preservam livros e documentos que datam do final do século XIX. Entre seus tesouros, está uma série de publicações do Il Travaso delle Idea, um jornal satírico fundado em 1900 que continuou a publicar mesmo sob o regime fascista, apesar das inevitáveis censuras.
Humor Positivo (Espanha)
A Humor Positivo é uma empresa de consultoria espanhola fundada em 2004 pelo psicólogo Eduardo Jáuregui e pelo pedagogo Jesús Damián Fernández, especializada na aplicação do humor, da diversão e das emoções positivas no ambiente de trabalho. A empresa participa de pesquisas científicas sobre os benefícios do humor, publicando livros, artigos e um blog sobre o assunto. Nos últimos vinte anos, os consultores da Humor Positivo contribuíram para inúmeros estudos nessa área. Jesús Damián Fernández é pioneiro no estudo do humor aplicado à pedagogia e autor de vários livros e artigos sobre o tema, incluindo El arte de veche con humor (Aljibe, 2012), Educar con humor (Aljibe, 2009) e El valor pedagógico del humor en la social educación (Desclée de Brouwer, 2010). Eduardo Jáuregui desenvolveu sua própria teoria causal do riso em sua tese de doutorado Situating Laughter (Instituto Universitário Europeu, Florença, 1998) e publicou diversos artigos acadêmicos, alguns apresentados em fóruns nacionais e internacionais, como as conferências da Sociedade Internacional de Estudos do Humor (ISHS). Ele também é autor de dois livros de divulgação científica que resumem resultados de pesquisas — El sentido del humor: manual de instrucciones (RBA Integral, 2007) e Amor y Humor (RBA Integral, 2009) — e traduziu dois livros em inglês sobre humor para a editora Desclée de Brouwer, além de supervisionar a tradução para o espanhol de The Psychology of Humor, de Rod Martin. Eduardo e Jesús atuaram no comitê científico da 20ª Conferência da ISHS.
Instituto de Estudos do Humor, Universidade Diego Portales (Chile)
Fundado em 2007, seu principal objetivo é promover a educação e a reflexão sobre o humor. Sua missão é destacar os principais marcos e figuras que praticam o humor no Chile, principalmente por meio do Prêmio Nacional de Humor, concedido anualmente.
O instituto também convida regularmente criadores que exploram formas e temas humorísticos para examinar e discutir os mecanismos do humor — com foco nas perspectivas reflexivas e aprofundadas dos próprios criadores, em colaboração com a comunidade universitária em geral. O Instituto de Estudos do Humor (IEH) serve como ponte entre a academia e a prática viva do humor no Chile, explorando novas maneiras de criar e compreender o humor por meio do jornalismo, da literatura, da publicidade e de outras disciplinas acadêmicas.
Instituto Quevedo de Artes do Humor (IQH)
O Instituto Quevedo de Artes do Humor (IQH) é um centro de estudo, divulgação e pesquisa sobre humor. Foi criado em 20 de dezembro de 2011 pelo Conselho de Curadores da Fundação Geral da Universidade de Alcalá (FGUA), Espanha, com o objetivo de expandir, transformar e promover o humor gráfico no ambiente acadêmico e universitário.
Entre seus objetivos estão: facilitar a comunicação e a cooperação entre a comunidade universitária e instituições públicas ou privadas interessadas em estudos e pesquisas sobre humor; consolidar e expandir as atividades de ensino em nível de graduação, pós-graduação e educação continuada, visando aprofundar o conhecimento sobre os diversos aspectos e expressões do humor; promover atividades de pesquisa e divulgar resultados por meio de publicações e meios de comunicação; e desenvolver iniciativas de cooperação internacional relacionadas à sua missão. O IQH concede a cada dois anos o Prêmio Ibero-Americano Quevedos de Humor Gráfico e o Prêmio Quevedos-Dos para Crianças. Também coorganiza anualmente o Concurso Internacional de Humor Gráfico GIN-UAH, bem como prêmios para teses de graduação e pós-graduação e teses de doutorado com foco em humor.
Palhaços Sem Fronteiras (Payasos sin Fronteras)
Os artistas desta organização não governamental (ONG) espanhola espalham amor por meio de suas apresentações, gerando emoções positivas e compartilhando alegria e esperança. O riso ajuda a aliviar os sintomas do estresse pós-traumático, cria momentos de conforto e felicidade e promove a solidariedade e o senso de comunidade.
A missão da organização é curar corações, desenvolver resiliência e oferecer apoio emocional a crianças que sofreram violência ou catástrofes. Eles trabalham onde são mais necessários: nos últimos 30 anos, os artistas dos Palhaços Sem Fronteiras se apresentaram em mais de 65 países em quatro continentes.
Salão Internacional de Humor de Piracicaba (Brasil)
Fundada em 1974, a exposição surgiu como um símbolo da liberdade de expressão durante a ditadura militar brasileira. Com o tempo, tornou-se um marco cultural de alcance global, servindo como uma plataforma fundamental para a descoberta de novos talentos e a exposição de obras de artistas consagrados de diversas nacionalidades. Em 2020, impulsionada pela pandemia, a exposição realizou sua primeira edição virtual. Hoje, é considerada o maior evento do gênero nas Américas e um dos mais prestigiados do mundo. O evento funciona como uma vitrine vital para cartunistas, ilustradores e caricaturistas do Brasil e do mundo, fomentando o intercâmbio artístico e o desenvolvimento profissional.
Sociedade Internacional de Estudos de Humor (ISHS)
A Sociedade Internacional de Estudos do Humor (ISHS) é uma organização acadêmica e profissional sem fins lucrativos dedicada ao avanço da pesquisa sobre humor. Muitos de seus membros são professores universitários e de faculdades especializados em artes e humanidades, ciências biológicas e sociais e educação. A sociedade também inclui profissionais em aconselhamento, gestão, enfermagem, jornalismo e teatro. Seus membros estudam as muitas facetas do humor — seu papel nos negócios, entretenimento e saúde, bem como suas variações culturais, relacionadas à idade, baseadas em gênero, funcionais e contextuais. Como parte de suas atividades, a ISHS publica o periódico trimestral Humor: International Journal of Humor Research, produz um boletim informativo, organiza webinars e sedia uma conferência internacional anual realizada em vários países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Japão, França, Luxemburgo, Austrália, Noruega, Itália, Dinamarca, Islândia, Espanha, China e outros.
Sociedade Internacional de Estudos de Humor Luso-Hispânico (ISLHS)
O ISLHS promove o estudo e a valorização do humor em todos os contextos onde o espanhol e o português são falados. Seu principal objetivo é incentivar a pesquisa em todas as áreas relacionadas ao humor nos contextos luso-brasileiro e hispânico, fomentando o diálogo interdisciplinar e a troca de conhecimento dentro de uma comunidade acadêmica diversificada e crescente. Seus encontros — originalmente realizados anualmente e, após a pandemia, a cada dois anos — têm ocorrido em instituições acadêmicas de prestígio. As conferências do ISLHS reúnem pesquisadores de diversas áreas das ciências humanas e sociais, incluindo literatura, linguística, artes gráficas e cênicas, história, comunicação, direito, psicologia, filosofia, sociologia, antropologia, educação e ciências da saúde.
Todos os participantes compartilham o interesse comum em compreender o humor como um fenômeno complexo moldado por tensões culturais, sociais e políticas.
Muitos parabéns a todos novamente!!
humorsapiens.com
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