segunda-feira, 8 de março de 2021

16º Salão de Humor Internacional de Caratinga Apresenta o Festival "Jal & Gual" e Presta Homenagem aos Cartunistas Brasileiros / 2021


 16º Salão Internacional de Humor de Caratinga
 “Festival Jal & Gual” 

TEMA CENTRAL: “CARTUNISTAS / Humor Gráfico do Brasil” 


INSCRIÇÃO: 15 de março a 31 de maio de 2021 
Enviar trabalhos para: salaodehumordecaratinga@gmail.com 

Os trabalhos devem ser enviados numa única mensagem, em jpj 300 dpi, junto o nome completo do autor, data de nascimento, endereço postal e país. 

TEMA: Neste ano os CARTUNISTAS e o Humor Gráfico do Brasil serão o nosso tema central, sendo todos homenageados através do “Festival Jal & Gual”, merecido reconhecimento por tudo que esta dupla de abnegados idealistas JAL – José Alberto Lovreto e GUAL – Gualberto Costa, merecem por todo empenho e realizações em prol da valorização da nossa profissão. O tema sugere, entre outras questões, o PAPEL, o PODER, Os LIMITES e a RESPONSABILIDADE do desenho político. O mercado de trabalho; o fim iminente dos jornais impressos; o fator internet (favorável /prejudicial); participações em Salões de Humor; a sobrevivência dos cartunistas; a profissão de cartunista vai se extinguir?; si hay gobierno soy contra?; experiência e ou convívio com grandes mestres; início ou situações inusitadas ao longo da carreira; fatos pitorescos de colegas e ou em encontros nos eventos afins. 

PARTICIPAÇÃO: Poderão participar artistas de qualquer nacionalidade, amadores ou profissionais, maiores de 18 anos. Exceto na categoria TIRAS “Neste ano os CARTUNISTAS e o Humor Gráfico do Brasil” e TIRAS “Jal & Gual”, nas quais só poderão participar artistas de nacionalidade brasileira. ATENÇÃO: Cada participante poderá se inscrever apenas UM TRABALHO inédito em cada modalidade, EXCETO NA CATEGORIA “Caricaturas Cartunistas Brasileiros”, podendo se inscrever até três desenhos. 

MODALIDADES: Os trabalhos inéditos e que não tenham sidos premiados até a data da inscrição, poderão ser apresentados nas seguintes modalidades: 

CARTUM: Tema “CARTUNISTAS e o Humor Gráfico do Brasil” 
CHARGE: Tema “CARTUNISTAS e o Humor Gráfico do Brasil” 
CARICATURA: Tema “Cartunistas Brasileiros” – Nesta categoria não serão aceitas caricaturas dos cartunistas Ziraldo e Zélio, pois ambos já foram temas em edições anteriores. 
CARICATURA: Tema “JAL – José Alberto Lovreto” 
CARICATURA: Tema “GUAL – Gualberto Costa” 
(*)TIRAS/HQ: Tema “Jal & Gual” – A proposta é criar roteiros tendo os cartunistas Jal e Gual, como personagens protagonistas. 
(*)TIRAS/HQ: Tema “CARTUNISTAS e o Humor Gráfico do Brasil” 
Importante: nas categorias “TIRAS/HQ”, só serão aceitas as histórias em quadrinhos no formato de “TIRAS” ou com uma página(vertical) no máximo / PRETO e BRANCO / com o texto em português ou sem texto. 
DESENHO MAIS ENGRAÇADO: premiação especial entre todas as categorias 

PREMIAÇÃO (*) Os primeiros colocados de cada categoria receberão o troféu “JAL & GUAL” 
Serão conferidas três Menções Honrosas em cada categoria. 
Todos selecionados receberão certificados digitais 
(*) Existe a possibilidade de se premiar também com o troféu, os Segundos e Terceiros colocados de cada categoria. 

EXPOSIÇÃO: de 14 a 30 de junho de 2021. 
Diante dos impedimentos provocados com a pandemia causada pelo Covid-19 e a indefinição de uma solução das vacinas o Salão Internacional de Humor de Caratinga poderá, de forma inédita, ser realizado com uma mostra dos trabalhos selecionados em plataformas digitais, com a proposta de definir, futuramente, uma data para a exposição física dos desenhos a ser realizada na Casa Ziraldo de Cultura. 

HOMENAGENS / EXPOSIÇÃO PARALELA: 
Cartunista SAMUCA (PE) 
Série “Pratas da Casa” – Mostra de trabalhos de cartunistas que foram premiados pela primeira vez no Salão de Humor de Caratinga. 

CATÁLOGO / LIVRO DE TIRAS: A proposta do evento é buscar recursos para produzir o catálogo com os trabalhos finalistas de todas as categorias e reproduzir todas as tiras selecionadas nas categorias dos temas “Jal & Gual” e “Artistas do Humor Gráfico no Brasil”. Caso se concretize, todos os participantes do BRASIL, poderão receber o seu exemplar mediante pagamento da taxa de custos de postagens. 

JULGAMENTO: Haverá um júri de seleção e outro de premiação composto por pessoas capacitadas da área. O júri de premiação se reserva o direito de não destinar prêmios às categorias que não alcançarem nível suficiente, transferindo para outras categorias ou criando um prêmio especial do Salão. Caso o júri de premiação constate alguma espécie de irregularidade, fraude ou plágio em um ou mais trabalhos inscritos, poderá cancelar a premiação concedendo o mesmo a outro artista seguinte de sua classificação. O Júri de premiação pode também poderá anular a premiação de modalidades caso os trabalhos inscritos não cumprirem com os requisitos ou não apresentem qualidade suficiente para tal. Os trabalhos premiados serão divulgados no site e na página do facebook do Salão de Humor de Caratinga. Trabalhos premiados poderão ser contestados até uma semana a partir do primeiro dia de divulgação da com provas cabíveis de qualquer irregularidade cometida sem o conhecimento do júri. Outros prêmios e menções honrosas poderão ser instituídos a critério Comissão Organizadora. Todos os trabalhos inscritos e selecionados farão parte do acervo do Salão de Humor de Caratinga, que poderão participar de mostras itinerantes, divulgação nas mídias impressa, televisada, eletrônica e serem publicados em jornais livros e revistas. Todos os trabalhos inscritos e selecionados, serão aquisitivos para a Associação Estação Cultural de Caratinga que passará a ter o domínio dos direitos autorais dos mesmos. Ao participar do concurso, o artista estará concordando com as regras do regulamento. Ao se inscrever o autor automaticamente transfere a cessão do Direitos Autorais do(s) seu(s) trabalhos aquisitivamente em conformidade com a Lei nº 9610 de fevereiro de 1988 (Lei dos Direitos Autorais) de forma total, universal e definitiva em todas as modalidades de utilização e a título gratuito, os direitos de autor, resguardados pela referida lei referente(s) à(s) obra(s) premiada(s) no Salão Internacional de Humor de Caratinga que passa a integrar ao Acervo Cultural de Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico Nacional da Associação Estação Cultural de Caratinga para todos os fins de direitos que se reserva de fazer deles o uso que aprouver. A simples inscrição implica automaticamente em concordância com os termos deste regulamento.

Um comentário: