segunda-feira, 25 de abril de 2022

Lamentamos a Morte de João Bento, Grande Cartunista e Professor de Artes Paraense


 Cartunista paraense João Bento, participou do livro 
em homenagem a Ziraldo em 2018

    Lamentamos profundamente a partida do cartunista, artista visual e ilustrador paraense João Bento, falecido na tarde da última quinta-feira (21), aos 61 anos. O artista estava internado em um hospital de Belém, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).                Com passagens pelo jornal A Província do Pará e pelo Centur, onde pintou murais no hall do elevador e da gibiteca, João Bento fez ilustrações para livros, trabalhando com editoras, e entre os clientes mais valorosos teve o escritor Walcyr Monteiro, autor do bestseller paraense "Visagens e Assombrações de Belém", que Bento fez a capa icônica da bruxa. 
    A convite do cartunista mineiro Edra, Presidente do Salão de Humor de Caratinga, João Bento foi um dos 85 talentosos cartunistas que participaram do livro “Ziraldo 85 – ao Mestre com Carinho”, publicado pela Melhoramentos em 2018, vencedor do Troféu HQMIX. 
    O artista também desenvolveu trabalhos para a Fundação Cultural do Pará, com a pintura de murais no hall do elevador da gibiteca no Centur. Participou do Salão Internacional de Humor da Amazônia e seus trabalhos estão espalhados pela cidade como as caricaturas do "Bar Boêmio", na Doca e o mural da Fundação Tancredo Neves, assim como no camarim das estrelas do Teatro Margarida Schiwazzappa. Um dos últimos trabalhos do cartunista João Bento lançado com o selo da Imprensa Oficial do Estado, foi o livro infantil “O Cabeção” em homenagem ao seu filho Cristiano. Lançado durante a XXI Feira Pan-Amazônica do Livro. João Bento conquistou menções honrosas em salões de humor pelo Brasil, recorda o filho dele, Gabriel Souza.


João Bento posa com o seu livro "O Cabeção", ao lado 
do cartunista Edra, no X Salão de Humor da Amazônia, em 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário