terça-feira, 6 de março de 2018

Ziraldo: 85 Traços de Homenagem

Página sobre o livro na edição de hoje do Diário de Caratinga

CARATINGA- As comemorações dos 85 anos de Ziraldo ainda continuam. E para celebrar essa data, o cartunista Edra idealizou e produziu o livro ‘Ao Mestre com Carinho: Ziraldo 85 no traço de 85 talentosos cartunistas’ (Editora Melhoramentos, 192 páginas). Em entrevista ao DIÁRIO DE CARATINGA, Edra deu mais detalhes sobre a obra, que considera como um dos grandes marcos de sua carreira. 
O livro vem sendo idealizado há pelo menos cinco anos. No entanto, o trabalho exigiu tempo e dedicação. Os esforços vieram a se recompensar um pouco depois. “Já tinha feito um salão de homenagem a ele, tinha catalogado bastante caricaturas. E exatamente quando ele completou 80 anos não consegui fazer o livro, mas fiz a exposição, vieram mais caricaturas ainda. Pensei: ‘Estou com um arquivo muito bacana, interessante e quero externar isso na forma de uma publicação’. Fui trabalhando nisso, foi apresentado para a editora Melhoramentos, fiquei muito feliz com isso, uma editora super conceituada e do próprio artista, que não só aprovou como me deu carta branca para fazer o meu trabalho. Apresentei a ideia, mas fiquei com toda a liberdade de ter essa escolha do texto e das imagens”. 
‘Ao Mestre com Carinho: Ziraldo 85 no traço de 85 talentosos cartunistas’ é o novo lançamento de Edra, que reuniu artistas do Brasil e do exterior Edra comemora árduo trabalho: “Dedicação quase em tempo integral” A partir daí, Edra reuniu 85 cartunistas, do Brasil e do exterior. “Fiquei muito feliz com o resultado e de arrumar uma seleção de cartunistas de renome, consagrados, para fazer um trabalho de qualidade à altura do homenageado e de sua história, longa em termos de tempo e muito extensa em termos de trabalho. São pessoas que já interajo com elas em função do meu próprio trabalho. Na verdade tenho arquivado aqui quase 300 caricaturas dele, escolhi as mais interessantes e convidei. Mas, têm muitos artistas que já são renomados e às vezes nem participam de Salão, então consegui reuni, por exemplo, o Ique, o Aroeira, os irmãos Chico e Paulo Caruso, o próprio Maurício de Sousa também participando com caricatura. Eles aceitaram e o pessoal do exterior também. Agora é ver a receptividade do público. Estou bastante esperançoso”. Foi um trabalho, sobretudo, de pesquisa. 
No livro, Edra conseguiu aliar as caricaturas à biografia do artista, com dados, datas, fotos, desenhos e particularidades da vida e da obra de Ziraldo. “O mercado editorial está carente de coisas do Ziraldo em termos biografia. Essa ideia não foi oficial, veio depois que eu estava formatando o livro, pensando no que podia colocar. Então, pensei em fazer na forma biográfica, de ordem cronológica, desde o nascimento em Caratinga, foto antiga da época dele, tem toda a trajetória dele. Faço uma viagem na vida do Ziraldo e desde cedo ele foi se destacando. Para se ter uma ideia, aos nove anos teve seu primeiro trabalho publicado no jornal”. 
Nas páginas, ainda há importantes referências a Caratinga, terra natal do homenageado. “No decorrer do livro e no final também tem a Casa Ziraldo de Cultura, o Salão de Humor, os livros que fi z em parceria com ele; coloquei também fotos de Caratinga. Quem tiver a oportunidade de adquirir esse livro vai ver que a obra do Ziraldo é realmente fantástica, fabulosa. Muito extensa e de muita qualidade”.

Ao Mestre Com Carinho

“Pesquisando, descobrindo e desvendando um universo que até então achava que conhecia bem, mas, o Ziraldo realmente desde cedo foi sempre um artista muito diferenciado, atento às coisas da sua época e também à frente do seu tempo. É uma obra que fiz conforme o próprio título diz, com muito carinho e os próprios artistas também que convidei participaram e ficaram muito felizes com o convite, essa oportunidade de cada um deles também poder externar o seu carinho pelo Ziraldo e satisfeitos com o resultado fi nal. A editora realmente caprichou na qualidade gráfica do trabalho”, destaca Edra. Toda a concepção da obra foi mantida em segredo para Ziraldo. Embora agora o artista já saiba da homenagem, fica a expectativa sobre suas impressões sobre o livro. “Quando fui no estúdio dele peguei muita foto. Na verdade eu fi quei uns 14 meses nesse livro. Os últimos quatro/cinco meses, quase que em tempo integral mesmo, tive que renunciar outros trabalhos e ficar em função de manhã, de tarde e de noite. Tentei ao máximo possível, mesmo quando a editora aprovou o projeto, manter um certo segredo para o Ziraldo. Ainda não sei se ele viu, deixei a cargo da editora, mas ele já sabe. Ficou muito feliz da ideia”.
 ‘Ao Mestre com Carinho: Ziraldo 85 no traço de 85 talentosos cartunistas’ já está sendo distribuído nas livrarias de todo o país e está à venda pelo site da Melhoramento, mas o autor sugeriu para a editora que o primeiro lançamento seja realizado em Caratinga. “Eles acharam muito interessante e vamos tentar fazer, é lançar primeiramente em rede nacional aqui. Vamos ver toda a logística disso e uma data com o Ziraldo. Eles vão ter segurar um pouco esse lançamento em outra cidade, justamente em função daqui ser a primeira. Mas, a ideia também é fazer uma exposição itinerante em todos os estados onde tem os artistas que estão participando”. O livro-homenagem ainda contou com a colaboração dos irmãos de Ziraldo; Zélio e Geraldinho, texto de apresentação de Jal e texto de quarta capa de Jô Soares. 
“A capa foi feita pelo Gê Pinto, irmão caçula de Ziraldo, achei muito bonita, são 85 Z’s que representa cada um dos artistas, cada um no seu estilo. Zélio fez o prefácio e eu dediquei o livro ao Ziralzi, irmão dele que faleceu em 2014”. Para Edra, o livro é como um presente para quem admira a obra do ‘pai do menino maluquinho’ e fonte para aqueles que desejam conhecer mais sobre a história do artista. “Como profissional da mesma área, conterrâneo, pra mim foi uma benção, nessa trajetória da minha carreira, uma conquista profissional, porque dessa forma ainda mais o meu trabalho em relação a ele, que já se soma com o Salão de Humor, que tem o troféu Pererê; o próprio Salão é uma homenagem perene a ele, a Casa Ziraldo e agora esse livro. O livro é uma homenagem que considero das mais importantes porque tem mais profundidade de se expressar o trabalho dele e também se perpetua”. 

OS CARTUNISTASAbel Costa, Afonso Carlos, Alan Souto Maior, Alecrim, Alisson Afonso, Alpino, Amarildo, Amorim, André Barroso, André Camargo, Ariel, Aroeira, Baptistão, Bira Dantas, Biratan, Brito, Camaleão, Camilo Riani, Cerino, Chico Caruso, Cláudia Kfouri, Cláudio Aleixo, Cláudio Duarte, Cláudio Teixeira, Dálcio Machado, Edra, Enderson Santos, Erthal, Evandro Rocha, Fábio Coutinho, Fernandes, Ferreth, Fraga, Genin, Gervásio, Glen Batoca, Guedes, Hippertt, Humberto Pessoa, Ique, Ivo Favero, Izânio, J. Bosco, J. Fontinele, Jack, Jal, Jindelt, João Bento, Jorge Braga, Jorge Inácio, Leite, Lézio Jr., Liberati, Lucas Leibholz, Manga, Mário Alberto, Mauricio de Sousa, Mauro Miranda, Mello, Mig, Miller Almeida, Moisés, Mônica Fuchshuber, Mônico Reis, Nei Lima, Paulo Branco, Paulo Caruso, Quinho, Rice, Rossi, Rui Miranda, Santiago, Sérgio Gomes, Seri, Sid, Simch, Stegun, Suélen Becker, Thiago Lucas, Toscano, Turcios, Ulisses, Veronezi, Willian Medeiros e Xavier.

Fonte: Nohemy Peixoto / Diário de Caratinga

Edra: 5 meses de tempo integral na execução do livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário