quarta-feira, 26 de setembro de 2012

XII Salão de Internacional Humor de Caratinga Define Regulamento, Data e Premiação

12 Salão Internacional de Humor de Caratinga
de 27 de outubro a 23 de novembro de 2012
Local: Casa Ziraldo de Cultura

FLASHEXPO: AO MESTRE COM CARINHO 

 Ziraldo é nosso humorista, cartunista e personalidade maior. Fez parte do Pasquim que é o marco do humor brasileiro. Criou personagens como a Turma do Pererê e Menino Maluquinho que mostraram o valor dos quadrinhos em nossa cultura. Enfim, em outubro completa 80 anos de vida. Cabe a nós, cartunistas, mostrar esse amor de nossa nação ao Ziraldo. 
Portanto vale enviar caricaturas, cartuns e charges sobre o mineiro de Caratinga, que invadiu o mundo. Vamos caprichar e fazer dessa a melhor homenagem ao Zira. 
Para isso o Edra, que vem organizando o Salão de Humor de Caratinga nos últimos 12 anos, fará uma exposição que poderá ser montada em outros locais pelo Brasil, além de Caratinga/MG, em uma colaboração conjunta com as flashexpo. 

Assim os cartunistas podem enviar seus trabalhos através do e-mail do Salão de Humor de Caratinga - casaziraldo@gmail.com - em tamanho A3, jpeg, 300 Dpi, e qualidade média. 
Os trabalhos serão aceitos até o próximo dia 10 de outubro de 2012.  

O diferencial será a votação que será ao estilo flash expo com os próprios cartunistas participantes votando. Um júri incontestável e aberto à todos numa transparência que vem agradando aos participantes. 
É o primeiro salão de humor do mundo que adota essa nova proposta.
O resultado poderá ser transformado em livro para que o mestre Ziraldo tenha em sua estante esse carinho de nossa classe. 
Sobre a premiação, será buscada em cada local a ser montada a exposição. 
Serão selecionados 80 caricaturas para exposição. Mas todos trabalhos enviados serão expostos no site do Salão de Humor de Caratinga. 
O participante aceita as regras aqui colocadas ao enviar seu trabalho. 
Será aceito apenas um trabalho de cada participante. 

Premiação: R$1.000,00 (mil reais) e Troféu Pererê. 
Outras premiações poderão ser instituídas. 

Regras para votação:   

1- Cada participante da exposição terá que responder ao e-mail a ser enviado após a montagem da exposição votando em outro trabalho que não seja o seu. Citará apenas o nome do cartunista em quem vota. 

2- A data para encerramento da votação será divulgada após a montagem da primeira exposição. 

3- O cartunista que não votar também abre mão de ganhar o prêmio em dinheiro de R$ 1.000,00 caso haja, mais desconto de imposto. O segundo colocado, então, será o vencedor e assim por diante. 
Como poderá haver premiação múltipla por conta das exposições pelo país que poderão ser acertadas, os premiados serão tirados da mesma votação obedecendo a ordem decrescente do resultado. 
Em caso de empates a premiação poderá ser divida ou poderá haver nova votação para desempate. 

4- A planilha com a computação dos votos será divulgada para essa lista dos participantes com os nomes de quem votou e para quem votou em processo aberto do resultado. A divulgação será nos dias seguintes ao fechamento do período de votação. 

5- O vencedor deverá enviar dados bancários para esse e-mail para que possa receber o valor depositado. Para cartunistas que moram fora do Brasil, haverá um contato para ver de que forma poderá ser depositado em uma conta no exterior. Para cada país esse processo é diferente. 

6- Casos de copia comprovada de desenho de participante, todos os outros serão convocados para analisarem as provas. 

7. Obras e originais:

a) Não serão devolvidas as obras enviadas para seleção e passarão a fazer parte do acervo do Salão de Humor de Caratinga e da Associação Estação Cultural de Caratinga 

b) O Salão de Humor de Caratinga realizador do projeto se reserva o direito de utilizar qualquer trabalho inscrito, em qualquer tempo, para fins de divulgação do evento e/ou na realização da itinerância do projeto. 

c) Nenhuma obra será colocada à venda ou utilizada para fins comerciais; 

d) Ao fazer a sua inscrição o participante tem que obrigatoriamente aceitar e concordar com todo o regulamento do concurso; 

8. Direitos do autor 
a) O ato de inscrição de uma obra implica automaticamente a cessão dos respectivos direitos de reprodução para fins não comerciais.

5 comentários:

  1. Olá Rubens Júnior.
    Sem dúvida!
    Temos recebidos trabalhos maravilhosos de grandes e talentosos cartunistas.

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Edra, saudações!
    As 80 caricaturas que serão selecionadas para exposição deverão ser impressas e enviadas via correios ou voces vão imprimi=las? Vale trabalhos feitos no computador?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Romeu

      Você tem as opções de enviar original, a cópia ou por e-mail.
      Vale todas as técnicas.

      Abraço!

      Excluir
  3. Olá, tenho algumas dúvidas:

    1) Quantos trabalhos são permitidos por artista?
    2) Pode-se assinare datar os trabalhos com o nome do artista?
    3) Quais outros dados são necessário no e-mail que será enviado com o trabalho em anexo?

    Obrigado.

    ResponderExcluir