domingo, 23 de outubro de 2011

Na Décima Primeira Edição, Salão de Humor de Caratinga é um dos mais Tradicionais do País

Prefeito João Bosco Pessine e o cartunista Edra, idealizador e realizador das onze edições do Salão de humor de Caratinga

Lysias Leitão, irmão da jornalista caratinguense Míriam Leitão

Aberto na noite de quinta-feira (20), na Casa Ziraldo de Cultura o 11º Salão Internacional de Humor de Caratinga. O evento, realizado desde 1998, pelo cartunista Edra, conta com o apoio do governo municipal, que este ano contribuiu com a premiação. 
Na cerimônia de abertura, diversas autoridades, entre elas, o prefeito João Bosco, o secretário de Cultura, Juarez Gomes de Sá, o cartunista Edra, o representante da jornalista Miriam Leitão, Lysias Leitão,o escritor Maxs Portes (jurado em oito salões) e, ainda, o cartunista do Rio de Janeiro, Zé Roberto Graúna, que também é diretor do Instituto Caricatura Solidária, e de José Alberto Lovetro, o Jal, cartunista de São Paulo. Salão faz parte do calendário de eventos,   no Salão de Humor estão reunidos trabalhos de artistas profissionais e amadores nas áreas de cartum, charges e caricatura, do Brasil e do exterior. 
A edição deste ano conta com uma seção de caricaturas temáticas homenageando a jornalista caratinguense Miriam Leitão. De acordo com o idealizador do evento e cartunista Elcio Danilo Russo Amorim, o Edra, o Salão de Humor, ao expor os trabalhos originais destes artistas, além de aproximar seus autores com o grande público, abre um importante canal de informação, especialmente proporcionando aos visitantes ligados a arte o contato com as mais variadas técnicas e estilos. “O prefeito João Bosco, que desde o início do seu mandato ajuda a expandir a cultura em nossa cidade, nos ajudou com o prêmio a ser dividido entre os vencedores de cada categoria. Um grande estímulo para os participantes”, informa Edra. Para ele o Salão do Humor já está incluído no calendário dos principais eventos da cidade. É o maior evento da categoria no estado de Minas Gerais, e um dos mais importantes eventos culturais do leste de Minas, “trazendo, assim, humor, alegria e cultura às pessoas de Caratinga e região”, comenta. 
O prefeito João Bosco prestigiou a abertura na Casa Ziraldo de Cultura, “local que criamos justamente para atender a eventos culturais como esse. São vários caricaturistas e centenas de trabalhos expostos, “trazendo à nossa cidade um novo mundo, um jeito alegre e diferente de ver a vida, além de incentivar as novas gerações a se envolverem com o meio artístico cultural” completa. Para o cartunista José Alberto Lovetro, o Jal, “o humor é muito importante para o brasileiro. São coisas simples que fazem nossa vida ficar cada dia melhor. É muito bom ver que Caratinga conta com um lugar cultural como a Casa Ziraldo”. Ele diz que quando iniciou a carreira, se inspirou em Ziraldo “e, depois de muito tempo, consegui realizar grandes trabalhos. Através dessa exposição muitas pessoas podem também se inspirar. É uma coisa fácil, só se utiliza papel e lápis. Caratinga está de parabéns realizar esse evento há onze anos”. Também o fotógrafo André Chalábi mostra-se animado com a exposição. “Desde o primeiro ano acompanho e sempre há algo diferente. 
Este ano as caricaturas da Miriam Leitão e as que os cartunistas estão fazendo aqui nesse momento, estão um sucesso”. Lysias Leitão, representando a jornalista caratinguense e sua irmã, Miriam Leitão, homenageada com caricaturas, falou sobre a homenagem a ela. Miriam não veio à abertura por motivos profissionais, mas agradeceu a lembrança. “Desde que ficou sabendo que seria a homenageada este ano ficou muito feliz e afirmou que os cartunistas ‘aumentam, mas não inventam’, e que poderiam fazer o que quisessem”. Lysias anunciou que Miriam virá à cidade ainda este mês para visitar a exposição. 
Caricaturas ao vivo A grande atração da noite ficou por conta da turma de artistas integrantes do grupo “Caricatura Solidária”, do Rio de Janeiro, que em poucos minutos, foi o maior sucesso com as caricaturas dos presentes na cerimônia de abertura, feitas ao vivo. Os caricaturistas continuarão até o dia de hoje, na Casa Ziraldo de Cultura, fazendo caricaturas ao vivo, em troca de 2 quilos de alimentos não perecíveis que serão doados às crianças assistidas pela Casa de Maria. 
O Salão Internacional de Humor de Caratinga ficará em exposição na Casa Ziraldo de Cultura até o dia 20 de novembro. Depois de encerrado o período de exposição na cidade, o Salão de Humor, seguirá de forma itinerante para cidades de nosso estado, desde as reconhecidamente identificadas com a produção cultural, como em outras, mais distantes e fora do circuito cultural.

Fonte: Diário de Caratinga - Edição de 22/10/2011

3 comentários:

  1. Olá Edra,
    tenho tentado alguns contatos com o Salão mas sem sucesso, você irão publicar as fotos das caricaturas livres? ainda nao sei qual das duas que eu mandei entraram na exposição, e na lista saiu apenas uma da Mirian Leitão, mas nas fotos vi que as duas que eu mandei entraram, mas a que eu fiz ela com a roupa do "Leitão" em papel Krafit apareceu nas fotos sem o meu nome embaixo, caso tenha alguma informação gostaria que me falasse,
    obrigado,
    abçs

    ResponderExcluir
  2. Jonas, estamos trabalhando as imagens para publicação. Primeiramente postaremos os desenhos vencedores, e na sequência as imagens com as identificações de todos os desenhos selecionados.
    Abraço

    ResponderExcluir