quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Salão Exaltação / Zé Roberto Graúna


 

    Desde que acompanho a História da Caricatura Brasileira, durante as realizações dos salões de humor nacionais mais tradicionais, sempre foi habitual homenagear os nossos ídolos do traço humorístico. Já vimos exposições paralelas nos salões de Piracicaba, Laura Alvim, Pernambuco e outros homenageando nossos mestres, e até tivemos um evento, nos anos 1980, em Niterói, no Rio de Janeiro, cujo batismo exaltava Nair de Teffé, nossa mais importante caricaturista. Pode ser que eu me engane, mas creio que é a primeira vez na História dos salões de humor brasileiros que um evento dedica toda a sua edição justamente aos profissionais que fazem o humor gráfico resistir: os cartunistas. 
    Com o título de Festival Jal & Gual, homenagem à dupla José Alberto Lovetro e Gualberto Costa (e de quebra à Daniela Baptista), que há décadas promove o prêmio HQMix e diversos outros projetos culturais; o evento é um tributo a todos que batalham pela manutenção do mercado editorial e de artes, e exalta também os muitos jornalistas, pesquisadores, agitadores culturais e colecionadores que trabalham pela preservação da memória do Humor Gráfico Brasileiro. 
    Durante a maior tragédia sanitária da História, os brasileiros tiveram que conviver com claras ameaças à Democracia, com manifestações que atingiram o Humor Gráfico Nacional, como nos casos da abertura de inquérito por parte do Ministério da Justiça contra uma charge do Aroeira (que gerou o movimento “Charge Continuada”), e a ação inédita, descabida e estapafúrdia de um imbecil travestido de vereador que atacou o 48º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Se não bastasse toda a crise política brasileira – a maior da História Republicana, ainda perdemos Alexandre Clemente (criador do Salão de Humor de Volta Redonda) e alguns dos maiores nomes do desenho nacional como Daniel Azulay, Lan, Mariano, Ota, Nani, Tacho, Lailson, Joanfi e Biratan Porto. 
    Que o 16º Salão Internacional de Humor de Caratinga nos sirva como um alento e nos conforte por tantas perdas inesperadas. Que o presente salão, especialmente para nós que atuamos como desenhistas de humor e organizadores de eventos do gênero, nos alimente com esperança de melhores dias para o nosso mercado editorial, a ciência, a educação, as artes e a cultura. 
    Saúde e Arte!

Zé Roberto Graúna
Cartunista e Pesquisador

Nenhum comentário:

Postar um comentário