quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Humor em Minas Gerais é Caratinga e o Seu Salão. JAL - José Alberto Lovetro


     O Edra, cartunista, pesquisador, editor, escritor e agitador cultural achou mais um tempinho pra homenagear os cartunistas do Brasil. Criou, em plena pandemia, dentro do Salão Internacional de Humor de Caratinga, em sua 16ª edição, o "Festival Jal & Gual" onde nos deu essa importância que nem a gente sabia sermos merecedores. Mas a maior homenagem é ao próprio Salão, um dos poucos que ainda temos sendo realizado a cada ano, porque sem a parceria do cartunista não haveria nenhum salão de humor no mundo. Ele, como bom mineiro, veio com essa ideia sabendo que hoje, sem espaço para publicar na mídia, ninguém mais que o próprio cartunista deve ser o tema do humor gráfico ao invés de ser apenas seu cartum. 
    Caratinga, todos sabem, é terra de Ziraldo e Zélio. Só por isso a cidade já disse a que veio na história das artes. E Edra é esse catalisador que faltava à cidade para que fosse também conhecida como a terra de todos os cartunistas e também de Ziraldo e Zélio. 
    Vendo as caricaturas que foram chegando para as categorias do Gual e do Jal, nos vimos pelas mãos de cada artista como a gente gosta de estar - em um desenho. Vale mil vezes mais que uma fotografia. Porque tem o filtro de um artista para o mundo paralelo da realidade engraçada. 
    Assim, na simplicidade, Edra fez algo que nunca foi tão necessário como agora - valorizar o humor gráfico através de seus criadores. Há um grito no ar da sobrevivência desse humor gráfico e esse grito está sendo realizado pelo Salão Internacional de Humor de Caratinga!        Que pandemia que nada! A nossa vacina é a risada! 
    Obrigado Edra, por nos vacinar contra a tristeza com essa dose total de esperança. 


JAL - José Alberto Lovetro
Cartunista e Jornalista
Presidente da ACB - Associação dos Cartuniostas do Brasil

2 comentários: