quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Cartunista Laerte Recebe o Troféu "Juca Pato" Como Intelectual do Ano de 2021

Laerte é prmeira cartunista a vencer o troféu. Foto: Divulgação
 

    Laerte Coutinho, vencedora do Troféu Juca Pato de 2021, é a primeira cartunista a receber o troféu, uma réplica do personagem criado pelo jornalista Lélis Vieira e imortalizado pelo ilustrador e chargista Belmonte (pseudônimo de Benedito Carneiro Bastos Barreto – 1896/1947). O prêmio foi criado em 1962, por iniciativa do escritor Marcos Rey.     Em 2021, a UBE (União Brasileira de Escritores) abriu ao público a indicação de intelectuais para o prêmio. A votação foi realizada exclusivamente por voto eletrônico, através do site www.ube.org.br. Dentre os indicados, a entidade selecionou Carlos Nejar, Laerte Coutinho, Lilia Schwarcz, Nélida Piñon e Patrícia Campos Mello para concorrer ao prêmio. 
    Após votação realizada entre os sócios da UBE, Laerte Coutinho foi eleita para receber o Troféu Juca Pato de 2021, homenagem ao “Intelectual do Ano”, uma láurea conferida à personalidade que, havendo publicado livro de repercussão nacional no ano anterior, tenha se destacado em qualquer área do conhecimento e contribuído para o desenvolvimento e prestígio do País, na defesa dos valores democráticos e republicanos. 
    Em 2020, Laerte publicou a obra “Laerte Total”, três volumes que reúnem cronologicamente todas as suas tiras, cartuns, histórias em quadrinhos, personagens e ilustrações. Um trabalho corajoso e crítico da vida brasileira. 
    A entrega do Troféu Juca Pato será realizada no mês de dezembro, em local ainda a ser definido. 

A premiada 
Laerte começou profissionalmente desenhando o personagem “Leão” para a revista “Sibila”, em 1970. Em 1974, ganhou o primeiro prêmio no 1.º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com a charge "O Rei Estava Vestido". No fim da década de 1980, publicou tiras e histórias em quadrinhos nas revistas “Chiclete com Banana” (editada por Angeli), “Geraldão” (editada por Glauco) e “Circo”, todas da Circo Editorial, que mais tarde lançaria sua própria revista, a “Piratas do Tietê”. Artista versátil e de fina ironia, Laerte atuou também em televisão e cinema. Em 2015, contribuiu com o documentário da cineasta Miriam Chnaiderman, “De Gravata e Unha Vermelha”, filme que relata a realidade de transexuais, travestis e transgêneros, adeptos do crossdressing e entusiastas debatendo sobre a construção individual do próprio corpo. Em 2017, foi lançado o documentário “Laerte-se”, codirigido por Eliane Brum e Lygia Barbosa, que fala sobre o cotidiano e a transformação na arte e na vida pessoal do artista. 

O Troféu
O Troféu Juca Pato é um dos mais importantes reconhecimentos da literatura brasileira. Já foram laureados escritores como Lygia Fagundes Telles e Carlos Drummond de Andrade, o crítico literário Antonio Candido e os ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso. Em 2020, o prêmio “Intelectual do Ano” foi concedido a Ailton Krenak, autor de “Ideias para adiar o fim do mundo”. Ativo militante e um dos líderes brasileiros da causa indígena há várias décadas, Krenak preocupa-se, entre outras questões, com o maior desastre socioambiental da História do Brasil, ocorrido em Bento Rodrigues, distrito da cidade de Mariana (MG). Em 2019, o premiado foi Ignácio de Loyola Brandão, escritor de “Não Verás País Nenhum”. Milton Hatoum, autor do livro “A Noite da Espera” recebeu o prêmio em 2018. 

Sobre a UBE 
A UBE, sociedade civil fundada em 1958, luta em defesa da liberdade de expressão, dos direitos do autor, da cadeia produtiva do livro e pela democratização do acesso à informação. Ricardo Ramos Filho é o seu atual presidente Desde sua fundação, resultante da fusão entre a Sociedade Paulista de Escritores e a Associação Brasileira de Escritores, a UBE promove atividades de ordem cultural, social e literária. Em 2021, a UBE tem se manifestado – ativamente – pela manutenção e fortalecimento dos princípios democráticos que devem nortear o país. Adaptada à realidade imposta pela pandemia, promove de modo virtual encontros semanais com escritores de relevante importância para a difusão da literatura e defesa dos direitos civis, bem como utiliza os meios eletrônicos e impressos para dar voz aos escritores, profissionais do livro e à sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário