domingo, 4 de agosto de 2019

Homenagem: Cartunista Alves / Exposição Paralela do 15º Salão Internacional de Humor de Caratinga / 2019

Diário de Caratinga / 4 de agosto de 2019

Natural de Lagoa Santa (MG), Alves é hoje um dos cartunistas mais laureados do Brasil. Mas foi no Salão de Humor de Caratinga que ele conquistou os seus primeiros prêmios. Só na segunda edição do evento, em 1999, ele faturou dois segundos lugares nas categorias cartum e charge. No ano seguinte foi Menção Honrosa na categoria charge.  
Alves é quadrinista, ilustrador e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Autor dos livros “A Rua de Lá” (Ed.Grafitti, 2012) e “Cerrado em Quadrinhos” (Ed. Nemo, 2015).
 Curte fazer letras para canções e poesia. Publicou quadrinhos, charges e cartuns nas revistas “ZUM ZUM ZUM” (RJ), Grafitti 76%(MG), MAD (SP), Pasquim 21 (RJ), Courrier International (França) e “Stripolis” (Sérvia).
 Também fez roteiros para a Maurício de Sousa Produções e foi um dos convidados da coletânea MSP Novos 50. Passou pelos jornais O Estado de Minas, Diário da tarde, Hoje em Dia, O Tempo e Super-Notícias. Recebeu premiações nos principais salões de humor do Brasil (Piracicaba, Volta Redonda, Salão Carioca, FIHQ-Pernambuco, Caratinga e outros).
 No FIQ 2015 trouxe a exposição “Cerrado em Quadrinhos”, alertando o público sobre a ocupação predatória do Cerrado Brasileiro e seu impacto na flora, fauna, populações tradicionais do Bioma e na sociedade em geral.
 Em 2016, na Aliança Francesa Belo Horizonte, fez sua segunda exposição individual – Sertrangênicos & Cerrado em Quadrinhos - tratando novamente das questões ambientais do Cerrado. Atualmente publica ilustrações no periódico Le Monde Diplomatique Brasil e toca, simultaneamente, as páginas “Cerrado em Quadrinhos”, “Material Poético” e “Piter Gast” no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário