terça-feira, 4 de agosto de 2015

Premiação do 13º Salão de Humor de Caratinga. Evento Retorna ao Cenário Cultural do País

Premiação: três mesas digitalizadoras

Sucesso de público durante o Festival de Inverno de Caratinga, o 13º Salão Internacional de Humor de Caratinga, realizado entre 17 e 31 de julho, na Casa Ziraldo de Cultura, reuniu 27 desenhos de autores brasileiros e estrangeiros, como de Portugal e do Peru. 
O homenageado deste ano foi o jornalista e escritor caratinguense Ruy Castro. Como de costume os trabalhos mais votados durante a exposição foram premiados. 
Este ano, os próprios cartunistas realizaram a escolha dos melhores trabalhos votando entre si e os três primeiros lugares receberão uma mesa digitalizadora Intuos cada. O equipamento da marca Wacom é um dos mais sofisticados para a criação de desenhos. A mesa digitalizadora oferece todos os recursos necessários para quem trabalha com cartuns. 

Artistas premiados 

O trabalho de André Camargo do estado de Santa Catarina conquistou o primeiro lugar. Em segundo lugar ficou o desenho do cartunista peruano, Walter Toscano e, em terceiro lugar, o trabalho de Moisés Macedo de Mogi Guaçu, no estado de São Paulo. 
O organizador do salão, cartunista Edra explica que as mesas digitalizadoras serão despachados para os vencedores via Correios. “Estaremos enviando a premiação para a casa dos vencedores e tenho a certeza que o prêmio será muito útil na elaboração de novos desenhos. A mesa digitalizadora é um equipamento muito disputado pelos cartunistas”, afirma. 

De volta ao cenário cultural 

O Salão Internacional de Humor de Caratinga é o principal do estado de Minas Gerais e está entre os maiores do Brasil. O cartunista Edra lembra que foi um grande esforço para que o Salão Internacional do Humor de Caratinga chegasse à sua 13ª edição. 
“O salão foi interrompido por dois anos, mas com muito empenho conseguimos retomar o evento e reinseri-lo no calendário cultural de nossa cidade. Ao homenagear Ruy Castro, estamos completando um ciclo de homenagens aos caratinguenses ilustres que teve início com Agnaldo Timóteo, Ziraldo e Miriam Leitão”. 
O secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Nelson Sena, ressalta o trabalho de Edra. “Ele conseguiu mobilizar cartunistas do Brasil todo e do exterior para esta edição do salão. Para a Prefeitura de Caratinga, por meio da nossa Secretaria, é uma honra poder apoiar este evento. Esperamos que salão sirva de inspiração para outros produtores culturais de nossa cidade”, frisou. O 13º Salão Internacional de Humor de Caratinga teve o apoio do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo é foi custeado pelo FUNTUR (Fundo Municipal de Turismo), com recursos provenientes do ICMS Turístico. “O COMTUR investe neste tipo de evento porque ele é um motor cultural, que traz prestígio e turistas e, principalmente, incentiva outros artistas locais a investirem em suas carreiras e apresentarem os seus trabalhos”, afirma o presidente do COMTUR, João Paulo Bramusse.
O caricaturista André Camargo, de Santa Catarina,
conquistou o primeiro lugar

Trabalhos finalistas. 1, 2º e 3º lugares

Menções honrosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário