segunda-feira, 20 de julho de 2015

Caratinga Recebe Exposição Histórica


 Chega a Caratinga a exposição Je Suis Charlie, Uai!, com trabalhos de 24 cartunistas mineiros, originalmente realizada em Belo Horizonte, em fevereiro passado. 
A mostra, pensada inicialmente como uma homenagem aos cartunistas franceses assassinados no atentado ao jornal satírico francês, em janeiro, ganhou dimensão histórica em Minas e no país, e acabou se tornando um manifesto dos cartunistas mineiros em defesa da liberdade. 
Cartuns e charges dos mais variados estilos e técnicas levaram grande público à Galeria Georges Vincent, na sede da Aliança Francesa de BH. 
A mostra, que teve grande repercussão em toda a mídia, foi a primeira no país a propor uma reflexão e um debate sobre os atentados de Paris e seus desdobramentos. Juntamente com a mostra, os cartunistas Lor, Nilson e Lute realizada no Centro de Arte Popular (Circuito Praça da Liberdade), com a mediação do cartunista Aragão, curador da mostra. 
Ao encerrar sua temporada na Aliança Francesa, a exposição seguiu para Sete Lagoas (MG), onde permaneceu em cartaz por mais um mês, na galeria do Centro Cultural da cidade, onde também realizou-se novo debate sobre Humor, com a participação dos cartunistas convidados Quinho e Aragão, e dos cartunistas locais Capucci Jr. E Bruno Lanza. 
Agora em Caratinga a mostra está inserida na programação do 13º Salão Internacional de Humor de Caratinga, realizado pelo cartunista Edra, em cartaz na Casa Ziraldo de Cultura até o dia 31 de julho. Fazem parte os seguintes cartunistas mineiros: Alves, Aragão, Aroeira, Chantal, Duke, Dum, Edra, Genin, Guto Respi, Janey, Jorge Inácio, Lor, Lute, Mário Vale, Melado, Mello, Nani, Nelson Cruz, Nilson, Quinho, Rico, Son Salvador, Thalma e Ziraldo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário