terça-feira, 30 de abril de 2024
segunda-feira, 29 de abril de 2024
Informações das Categorias e Valor da Premiação - 19º Salão Internacional de Humor de Caratinga
Categoria "CARTUM / CHARGE" - Tema: DIÁLOGO - Limitite de UM trabalho
Categoria ""TIRAS / HQ" - Tema: DIÁLOGO - Limite de UM trabalho
Caricatura temática "IVAN CAPÚA - Limite de UM trabalho
Categoria "CARICATURA LIVRE" Limite de UM trabalho
Caricatura Temática "LUÍS PIMENTEL" - Limite de UM trabalho
Caricaturas "CARTUNISTAS do BRASIL"
A única categoria que pode enviar até três desenhos
sábado, 27 de abril de 2024
DIÁLOGO - Tema do 19º Salão Internacional de Humor de Caratinga / 2024
DIÁLOGO
Tema do 19º Salão Internacional de Humor de Caratinga
Etimologicamente o termo “Diálogo” resulta da fusão das palavras gregas dia e logos. Dia significa “através”. Logos foi traduzida para o latim como ratio (razão). Mas tem vários outros significados, como “palavra”, “expressão”, “fala”, “verbo” e, principalmente, “significado” propriamente dito. Na acepção mais antiga da palavra, logos significa “relação”, “relacionamento”.
Dessa maneira, o Diálogo é uma forma de fazer circular sentidos e significados. Isso quer dizer que quando o praticamos a palavra liga em vez de separar. Reúne em vez de dividir. Assim, o Diálogo não é um instrumento que busca levar as pessoas a defender e manter suas posições, como acontece na discussão e no debate. Ao contrário, sua prática está voltada para estabelecer e fortalecer vínculos e ligações, e a formação de redes; para a identificar, explicitar e compreender os pressupostos que dificultam a percepção das relações. Daí o nome de “redes de conversação”, proposto para as experiências de reflexão conjunta, geração de idéias, educação mútua e produção compartilhada de significados.
O Diálogo é, por excelência, o processo através do qual identificamos e questionamos idéias e posições cristalizadas — os pressupostos sobre os quais se apóiam os nossos julgamentos, escolhas, preferências, ações.
O Diálogo é mais do que uma técnica: é uma maneira de conduzir conversações que traz uma nova visão de mundo, de relacionamentos e de processos. Ao mesmo tempo, retoma práticas ancestrais de contato e de integração de grupos.
O Diálogo qualificado - Pensamos que sabemos dialogar, mas há muito mais a explorar nesse campo do que aprendemos na educação familiar ou formal, por exemplo. Uma parte enorme das interações do dia-a-dia, e daquilo que produzem, pode ser significativamente melhorada com a aprendizagem do Diálogo — seja no trabalho, na família, com as pessoas próximas, e até consigo mesmo. No outro extremo, a aprendizagem do Diálogo também favorece o contato entre instituições, culturas e países. Normalmente traduzimos o significado do Diálogo como negociação, barganha, ou debate envolvendo posições ou interesses conflitantes. Mas aqui referimo-nos a um Diálogo qualificado, uma forma de conversação destinada a fortalecer ligações e aprofundar as percepções que temos delas. Esse Diálogo, pouco praticado, é pré-requisito para essas negociações e contatos.
O ouvir e o Diálogo - Para dialogar, o essencial é reaprender a ouvir. O excesso crônico e desequilibrado de ação no mundo atual nos deixa com um déficit nessa capacidade de realmente ouvir o outro. Ouvir é um processo ativo, em que aquele que ouve participa da qualidade da fala que está sendo construída; uma fala que é ouvida empaticamente atinge profundidades muito maiores. Essa qualidade ativa do ouvir fica evidente na pergunta: você já tentou falar alguma coisa a alguém que realmente não quer ouvir? Ouvir é, no Diálogo, pelo menos tão importante quanto falar.
A postura dialógica - A postura dialógica promove:
1. A inclusão da subjetividade corretamente compreendida, ou seja, a percepção dos fenômenos e seu relato conforme experienciados por cada um;
2. A abertura de um campo comum em que é possível produzir e compartilhar significados, ainda que extremamente diferentes ou até contraditórios;
3. A ampliação desse campo compartilhado, tornando possível produzir novas idéias e visões sobre a realidade, através de uma conexão com o particular e o geral, com as partes e a totalidade;
4. A criação e fortalecimento dos vínculos entre as pessoas, bem como a melhora na qualidade do “cimento social” dos relacionamentos;
5. A observação do processo do pensamento, por meio do qual se formam julgamentos e preconceitos que dificultam a troca entre os seres humanos, com o ambiente, em todos os níveis;
6. A melhora na comunicação entre as pessoas;
7. O aprendizado de maneiras de lidar com o automatismo concordo-discordo e outros vícios vindos da conversação habitual — cartesiana, competitiva e pouco abrangente;
8. A criação de redes de conversação.
Aprender a dialogar - Ao contrário do que muitos pensam, dialogar requer aprendizado. Esse aprendizado se compõe de uma série de atividades que podem ser destacadas em dois passos principais:
1. Identificar e diminuir a freqüência dos hábitos mentais que travam a nossa capacidade de ouvir — entre eles, os automatismos como o concordo-discordo, gosto-não gosto, as polarizações competitivas em torno de preferências pessoais, etc;
2. Buscar alternativas para esses hábitos, ou seja, um novo modelo mental e de comunicação que inclua mais acesso e referências à experiência direta, não às interpretações que fazemos dela; um ouvir o outro mais completo; a capacidade de observar para além dos juízos de valor que normalmente antepomos à realidade; mais respeito, mais troca, silêncios mais significativos; uma consciência maior daquilo que realmente queremos expressar.
O Diálogo no mundo de hoje - O Diálogo busca suprir uma lacuna profunda das conversações da nossa civilização atual. Aprendemos a pensar, e consequentemente a falar, competitivamente, cartesianamente, de maneira narcisística, sem verdadeiramente incluir a subjetividade e o Outro que é diferente de nós. Julgamos, e assim afastamo-nos radicalmente da empatia e da compaixão. A nossa fala é usada mais para separar do que para unir.
A riqueza do Diálogo consiste em ser uma conversação que tem como característica aproximar pessoas, grupos, fortalecer os vínculos a partir da experiência autêntica.
Nem toda conversação é Diálogo. Diálogo é a investigação conjunta na direção de mais compreensão, conexão ou possibilidades. Qualquer comunicação que caiba nesta definição, considero Diálogo; se não cabe, não é Diálogo. (Tom Atlee)
O Diálogo, os condicionamentos e as novas idéias - Uma sessão de Diálogo é um convite à emergência de idéias novas, novos significados, mais compreensão sobre questões em que a mera lógica cartesiana ou os hábitos mentais estabelecidos não conseguem penetrar. Esses hábitos, que são condicionamentos sociais, são altamente conservadores, no sentido de apresentarem resistência à mudança pelos métodos habituais de resolução de problemas ou conflitos. Dialogar permite perceber e pensar velhas questões de modo diferente.
O questionamento básico do Diálogo é simples: o que temos como certo e fora de dúvida nem sempre é o único modo de perceber o mundo. A pergunta-chave a ser feita é: “E se suspendermos ao menos temporariamente os nossos modos habituais de pensar, nossas ‘certezas’, e conversarmos livremente para ver o que acontece?” Trata-se, assim, de se tornar consciente do modo habitual de olhar, ampliar a consciência, observar a partir de outros ângulos, pensar os mesmos problemas de modo diferente.
O Diálogo e o Pensamento Complexo - Em geral, os saberes, pontos de vista e práticas mais especializados se transformam em estruturas verticalizadas que, dada a sua natureza, desenvolvem linguagens e jargões que os tornam pouco acessíveis aos não especialistas. O pensamento complexo e o Diálogo religam essas experiências, saberes, pontos de vista ou práticas que por alguma razão foram fragmentados.
Ao contrário do pensamento linear, o pensamento complexo não opta pela simplificação e pela especialização. Prefere a simplicidade e a pluralidade. A simplicidade reconhece a complexidade e aparece quando aprendemos a lidar com esta. A pluralidade reconhece o valor das especialidades, e procura saberes que possam interligá-las.
Assim, o Diálogo tem tudo a ver com o pensamento complexo. Ele é o pensamento complexo posto em prática. Multiplicar os observadores e os seus pontos de vista, e fazer com que eles interajam, tudo isso traz como resultado a percepção ampliada das propriedades novas que emergem espontaneamente nas conversações.
terça-feira, 23 de abril de 2024
Ator Ivan Capúa - Caratinguense de Destaque na Cultura, é o Homenageado do 19º Salão Internacional de Humor de Caratinga
Ator Ivan Capúa - Caratinguense de Destaque na Cultura
Homenageado do 19º Salão Internacional de Humor de Caratinga
Ivan Capúa
Nascido no distrito de São João do Jacutinga, 5° de sete filhos; com 1 ano de idade, a família muda-se para Caratinga.
O pai, funcionário público municipal, e a mãe dona de casa que logo fez um curso de corte e costura para ajudar nas despesas da casa.
Para desmamar, D. Rita lhe dava um naco de queijo e o levava pra da janela da vizinha pra ver TeleVizinha. Desde então se encantou com as cênicas.
Cresceu consumindo tudo e ávido por. Aos 10 anos a irmã de 16 integra o grupo de teatro do Colégio Estadual e para que pudesse, o pai só permitiria se o Ivan fosse junto pra tomar conta.
Pronto.
Aos 18 ingressa na FAFIC no curso de Letras. Não curtiu. Quer cênicas.
Abandona o curso parte pros palcos. Belo Horizonte foi onde se formou, na prática, autodidata que é.
Hoje vive em São Paulo com mais de 70 espetáculos no currículo.
Pode ser visto em filmes e séries de grande sucesso como Carandiru, Bruna Surfistinha, Hebe, Sintonia (Netflix), Jogo da Corrupção (Amazon Prime).
Escritor Luís Pimentel - Homenageado do 4º Festival Jal&Gual - dentro da programação do 19º Salão Internacional de Humor de Caratinga
Luis Pimetel é o homenageado do 4º Festival Jal&Gual, dentro
da programação do 19º Salão Internacional de Humor de Caratinga
Luís Pimentel
Luís Pimentel nasceu em Itiúba (BA). Passou a primeira infância em Gavião, de onde se transferiu para Feira de Santana, fazendo ali os primeiros estudos e passando o resto da infância e toda a juventude.
Aos 21 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em Jornalismo e trabalhou nas principais redações de jornais e revistas: Ultima Hora, O Dia, Jornal do Brasil, Jornal Extra, O Pasquim, Opasquim21 e revistas MAD e Bundas, entre outras. Também trabalhou em televisão, como autor-roteirista de programas de humor como Escolinha do Professor Raymundo e Zorra Total.
Luís Pimentel desenvolveu, em paralelo ao jornalismo, sua carreira literária. Tem mais de 50 livros publicados, em variados gêneros (romances, contos, poesia, infanto-juvenil, teatro e música), por diversas editoras. Seus últimos lançamentos são “O moreno fez bobagem – as muitas vidas de Assis Valente”, (Teatro, Editora Myrrha, 2024), “Saudades dos meus botequins” (Crônicas, Editora Patuá, 2023), “Ainda tem sol em Ipanema” (Contos, Editora Faria e Silva, 2022) e “Patativa do Assaré – Menino de roça, poeta do povo, cidadão do mundo” (Infanto-juvenil, Editora Moderna, 2022).
Lança este ano, em Salvador, na Flipelô (primeira semana de agosto), o volume de crônicas “O carioca de Feira de Santana e outras crônicas baianas” (Editora Mondrongo).
segunda-feira, 22 de abril de 2024
Inscrições / Regulamento: 19º Salão Internacional de Humor de Caratinga e 4º Festival Jal&Gual
REGULAMENTO
19º Salão Internacional de Humor de Caratinga
TEMA: DIÁLOGO
DATAS:
Inscrições: 25 de abril a 27 de maio / 2024
REALIZAÇÃO: Salão Internacional de Humor de Caratinga é uma realização da Estação Cultural de Caratinga.
APOIO: Prefeitura de Caratinga
EXPOSIÇÃO: Os trabalhos selecionados para a mostra competitiva serão expostos na Casa Ziraldo de Cultura no período de 17 a 28 de junho de 2024.
MODALIDADES - Os trabalhos inéditos poderão ser apresentados em três modalidades com apenas 01 (UM) trabalho por categoria.
1 – CARTUM / CHARGE – Tema: DIÁLOGO
2 – TIRAS /HQ – DIÁLOGO (com o texto em português ou sem texto / Máximo de UMA Página)
3 - CARICATURA – tema: LIVRE (VERTICAL)
4 – CARICATURA HOMENAGEM: Ivan Capúa (ator caratinguense)
(limite de um desenho, na VERTICAL)
4º Festival Jal&Gual
Os temas do Festival são:
1 – CARICATURA “CARTUNISTAS do BRASIL” (VERTICAL).
Única categoria que é permitido se inscrever até três desenhos
Obs: não serão aceitas caricaturas dos cartunistas Ziraldo e Zélio, pois ambos já foram temas em edições anteriores.
2 – CARICATURA HOMENAGEM: Luis Pimentel (Escritor)
(limite de um desenho, na VERTICAL)
PARTICIPAÇÃ0 - Poderão participar artistas de qualquer nacionalidade, amadores ou profissionais, maiores de 18 anos.
Cada participante poderá se inscrever desenhos inéditos. Não poderão se inscrever os desenhos que tenham sidos premiados até a data de encerramento das inscrições.
INSCRIÇÕES - Através do endereço eletrônico/ arquivo em A3 / jpg: 300 DPI. Enviar para: salaodehumordecaratinga@gmail.com
IMPORTANTE: A inscrição somente será realizada com o envio numa ÚNICA MENSAGEM, os desenhos inscritos em todas as modalidades que o artista irá participar, acrescentados com as seguintes informações: Nome Completo / Nome Artístico / Endereço / CPF / RG / Telefone
TÉCNICAS - DIMENSÃO: 30 cm x 40 cm. Os trabalhos, inéditos, deverão ser originais. A técnica é livre. Trabalhos impressos em papel couchê/A3, também serão aceitos. Não será permitido o uso do recurso da IA – Inteligência Artificial
PREMIAÇÃO:
Dinheiro: R$ 500,00 (quinhentos reais) para os primeiros colocados de cada uma das seis categorias, total de R$ 3.000 (três mil reais), sob total responsabilidade da Prefeitura de Caratinga. Um participante não poderá receber mais do que um prêmio em uma mesma categoria. Além disso, nenhum cartunista poderá receber dois ou mais prêmios de 1º Lugar entre as categorias, repassando, automaticamente, a primeira colocação para o segundo seguinte e ficando com 2º lugar da outra respectiva categoria.
IMPORTANTE:
Inscrições do exterior deverão obrigatoriamente, indicar entidade bancária com agência no Brasil.
TROFÉUS: para os três primeiros colocados de cada categoria
Certificados: Para as três Menções Honrosas de cada categoria
- Não haverá mais de um prêmio por autor em cada categoria. Caso isso venha a acontecer, o prêmio será destinado ao autor que obter mais pontuação subseqüente.
- Outros prêmios e menções poderão ser instituídos a critério da Comissão Organizadora.
JULGAMENTO - Haverá um júri de seleção e outro de premiação composto por pessoas capacitadas da área.
O júri de premiação se reserva o direito de não destinar prêmios às categorias que não alcançarem nível suficiente, transferindo para outras categorias ou criando um prêmio especial do Salão.
Caso o júri de premiação constate alguma espécie de irregularidade, fraude ou plágio em um ou mais trabalhos inscritos, poderá cancelar a premiação concedendo o mesmo a outro artista seguinte de sua classificação.
Os trabalhos premiados serão divulgados no blog e na página do facebook do Salão de Humor de Caratinga após a inauguração e poderão ser contestados até uma semana após a abertura do salão com provas cabíveis de qualquer irregularidade cometida sem o conhecimento do júri.
Todos os trabalhos inscritos (premiados ou não) serão aquisitivos para a Associação Estação Cultural de Caratinga. Os trabalhos farão parte do acervo do Salão de Humor de Caratinga, que poderão participar de mostras itinerantes, divulgação nas mídias impressa, televisada, eletrônica e serem publicados em livros e revistas. Ao participar do concurso, o artista estará concordando com as regras do regulamento.
Ao se inscrever o autor transfere, automaticamente, a cessão dos Direitos Autorais do(s) seu(s) trabalhos em conformidade com a Lei nº 9610 de fevereiro de 1988 (Lei dos Direitos Autorais) de forma total, universal e definitiva em todas as modalidades de utilização e a título gratuito, os direitos de autor, resguardados pela referida lei referente(s) à(s) obra(s) premiada(s) no Salão Internacional de Humor de Caratinga que passa a integrar ao Acervo Cultural de Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico Nacional da Associação Estação Cultural de Caratinga para todos os fins de direitos que se reserva de fazer deles o uso que aprouver.
A simples inscrição implica automaticamente em concordância com os termos deste regulamento.
sexta-feira, 19 de abril de 2024
Aragão (MG) - Livro do Salão de Humor Internacional de Caratinga - 15 Anos
Cartunista Aragão - Belo Horizonte (MG)
"Fiquei honrado de me ver no livro, na foto com uma turma do 1° Salão. Obrigado." (Aragão)
segunda-feira, 8 de abril de 2024
Morre Ziraldo. O Gênio Maluquinho de Caratinga
Charge do cartunista Edra, realizador do Salão de Humor de Caratinga,
em homenagem a Ziraldo Alves Pinto, Presidente Emértito do evento.
Morreu neste sábado (6/4), aos 91 anos, Ziraldo, criador do Menino Maluquinho (1980), autor do clássico Flicts (1969) e de centenas de outras histórias e personagens que povoam o imaginário infantil há gerações.
Ziraldo morreu em sua casa, um apartamento na zona sul do Rio de Janeiro, de acordo com canal Globonews, que cita informações de sua família.
Formado em direito, ele foi cartunista, chargista, escritor, pintor, dramaturgo, cronista, apresentador e humorista, entre outras atividades ao longo de mais de seis décadas de carreira.
Sua saúde debilitou-se após três acidentes vasculares cerebrais sofridos a partir de 2018, quando passou a não dar mais entrevistas por recomendação médica.
O Salão de Humor de Caratinga, foi a primeira homenagem
de maior expressão a ele prestada em sua terra natal