quarta-feira, 24 de março de 2021

Cartunistas Falam Sobre o Livro Comemorativo dos 15 Anos do Salão de Humor de Caratinga

Livro do Salão de Humor de Caratinga
foi indicado ao Troféu HQMIX entre os melhores do ano
 

“O Salão Internacional de Caratinga-MG que completou 15 anos, faz parte de minha história e de tantos outros cartunistas nacionais e internacionais. Foi lá meu primeiro prêmio em Salão de Humor, em 1998 na categoria cartum. Novamente fui premiado no 15º, em 2019, na mesma categoria. Parabéns ao cartunista e organizador Edra, pela sua dedicação e grande contribuição ao Humor Gráfico.” (Samuca) 

 “Grande EDRA! Cara, SENSACIONAL! Gratidão. Tudo incrível! Estive afastado por uns dias de férias, cheguei e a maior surpresa foi essa. Você é a nossa grande referência em termos de organização. Top demais, viu!” (Marcio Leite) 

 “Catálogo do Salão de Humor de Caratinga. Sensacional! Não tenho palavras para defini-lo. Retrospectiva histórica de anos de labuta em prol da causa do humor em Minas Gerais e do Brasil. Parabéns!” (Luciano Magno) 

 “Olha a preciosidade que tenho em mãos: o livro que comemora os 15 anos do Salão de Humor Internacional de Caratinga-MG, enviado para mim pelo cartunista Edra! Ele que é o criador e organizador deste que hoje é um dos mais prestigiados salões de humor do Brasil e do mundo! Os salões de humor estimulam o surgimento de novos profissionais do traço, especialmente chargistas, cartunistas e caricaturistas! Parabéns, Edra! Vida longa ao Salão de Humor de Caratinga, nas nossas Minas Gerais!” (Marcos Vaz) 

“Alô meu querido amigo Edra. Chegou sim, meu cara. Chegou, ficou excelente! Aliás queria te dar os parabéns pela realização deste salão. É uma edição comemorativa, muito bacana, você faz uma retrospectiva bem legal. Baita documento, cara! Eu acho este livro aqui para a história do humor no Brasil. Caratinga que tem as suas raízes no Ziraldo e você leva isso muito bem, registrando toda a história disso e tal. Então parabéns pra você, chegou aqui, muito legal, muito obrigado. E o troféu também, né. Eu te falei que chegou aqui e eu fiquei na vontade, cara daquele troféu que é o Pererê. Aquele troféu é um dos melhores que eu já vi, certo, fora o do Word Press Cartoon, mas o Troféu Pererê na história dos troféus dos salões de humor é o mais legal. Eu fico admirando aqueles lá na casa do Fernandes, que é o meu vizinho aqui, né,” (Gilmar) 

“Que maravilhoso o Livro 15 anos do Salão de Humor de Caratinga que recebi hoje. Obrigado Edra,breve irei conhecer essa importante terra do humor gráfico internacional”. (Luciano Meskita) 

Chegou essa maravilha de livro! Você está de parabéns! Ontem fiquei degustando. Excelente! Obrigado” (Paffaro) 

“Acabo de receber o magnífico catálogo do Salão de Humor de Caratinga! Impressão, diagramação e projeto gráfico de primeiríssima qualidade. Parabéns Edra e muito obrigado pelo envio!” (Jindelt) 

"Muito bons livros, muito boas referências da arte do humor gráfico! Parabéns!" (Michelângelo) “Lindão o catálogo!” (Stegun) 

 “Olá Edra...Muito obrigado pelo livro. Recebi hoje pelo correio. Achei muito bem editado e produzido. Parabéns!” (Dmtrius Cotta) 

 “Acabei de receber esta preciosidade do amigo cartunista e escritor Edra. Um catálogo dos 15 anos do Salão de Humor Internacional de Caratinga, o qual é criador, idealizador e realizador do evento que reúne os maiores nomes mundiais do desenho em um concurso de Charges, Cartuns e Caricaturas. Tivemos a honra de recebê-lo aqui em Sete Lagoas, eu , como Presidente do Instituto Veredas de Cultura e Multimidia, o Dmtrius Cotta, o Alan Keller e a Maria Francisca Naghetini, como membros do Instituto, na 1a Bienal do Livro de Sete Lagoas, no lançamento de seu Livro Ziraldo 85 - Ao Mestre com Carinho, no Casarão - Centro Cultural Nho Quim Drummond. Estamos inclusive presentes aqui em uma das páginas deste catálogo. Parabéns Edra pelo trabalho primoroso deste período em que conseguiu realizar este evento que tanto engrandece e privilegia sua cidade com a cultura e a arte destes grandes talentos participantes do Salão. Que venham outros !!!! Esperamos em breve retomar as atividades do nosso Instituto também, aqui em Sete Lagoas! (Regina Márcia) 

 “Chegou o catálogo comemorativo dos 15 anos de Salão de Humor Caratinga ! Parabéns ao amigo Edra pelo primoroso trabalho!!” (Afonso Carlos) 

 “Chegou!!! Do amigo Edra Amorim, duas obras incríveis: o catálogo dos 15 anos do Salão De Humor Caratinga e seu livro Cometa cartum. O Edra é realizador do Salão de Humor e fundador da Casa Ziraldo de Cultura. Parabéns Edra, pelo seu trabalho em prol das produções culturais.” (Flauzino) 

 “Meus dois livros chegaram...são obras primas Valeu Edra, obrigado!” (Cacinho) 

“Recebendo do amigo Edra, duas obras incríveis: o catálogo dos 15 anos do Salão de Humor Caratinga e seu livro Cometa Cartum. Edra é realizador do Salão de Humor e fundador da Casa Ziraldo de Cultura. Parabéns, Edra pelo trabalho fantástico em prol das produções culturais.” (Josú Barroso) 

 “CAAARA!!!! Acabo de receber aqui no Studio975 o livro dos 15 Anos do Internacional Salão de Humor Caratinga enviado pelo meu amigo também cartunista Edra. Sensacional! Obrigado pelo carinho. Gracias Maravilha de livro” (Alviño) 

“Caro amigo Edra , oi Muito obrigado pelo álbum do 15º ano do Salão Internacional de Humor Caratinga. Notando através de dezenas de pacotes hoje. Eu achei que você estava enviando obras para o concurso. Uma grande surpresa e presente para mim. É um álbum muito abrangente, magnífico e de arquivo. Para celebrar você. Aguardando a continuação de tais publicações. O evento Salão de Humor International Caratinga é um evento importante no Brasil e no mundo. Eu gostaria que continuasse por muitos anos. Vou revisar cuidadosamente o álbum. Espero vê-lo. Obrigado novamente. Realizações.” (Huseyin Cakmak - Cartunista e Secretariado Geral de Cipriota - Associação Turca de Cartunistas)

 “Muito obrigado ao cartunista brasileiro EDRA por me enviar o excelente catálogo dedicado às 15 edições de seu Salão Internacional de Humor e outras brochuras de interesse. Parabéns pelo seu trabalho em prol do humor gráfico e da melhoria humana!” (Francisco Puñal Suarez) 

 “Parabéns pela luta em conseguir imprimir e divulgar o humor gráfico no nosso país.” (Adolpho Queiroz) 

 “Mais uma vez parabéns Edra por sua tenacidade, amigo. Te cuidaíviu? Grandabraçodo (Zélio) 

 “Recebi o belíssimo Livro Humor de Caratinga, com 180 paginas mostrando os 15 anos de vida deste grande Salão de Humor de Caratinga e os premiados de lá pra cá , e outro livro dos super cartuns do amigo Edra , o COMETA CARTUM. Parabéns! Super livro. Você é um guerreiro meu amigo, vida longa.” (Cival Einsten) 

“Recebi o catálogo coletânea dos 15 anos do Salão de Humor Internacional de Caratinga / BRASIL. Aqui algumas das minhas participações. Obrigado ao mestre EDRA.” (Omar Turcios).

 “Great catalog de Salão de Humor de Caratinga, Brasil. 15anos... Thanks to Edra.” (Luc Descheemaeker) 

“Chegou o catálogo dos 15 anos do Salão de Humor Caratinga do amigo Edra! Uma publicação importante na área do humor gráfico já que são pouquissimos livros editados nos últimos anos. Parabéns!” (Jal).

“Obrigado Edra! Feliz por fazer parte da história do Salão de Humor Caratinga.” (Fernandes). 

 “Hoje recebi o catálogo do Décimo Quinto Salão de Humor Internacional de Caratinga, no qual obtive o segundo lugar na categoria Charge. Agradeço ao meu amigo, Edra, organizador do mesmo. Desejo vida longa a este Salão!” (Delfino) 

 “Obras do talentoso amigo cartunista Edra! Além de grande artista é o mentor do Salão de Humor Caratinga, um dos mais importantes e longevos do país. Parabéns por seu trabalho incrível, caro Edra!” (Edgar Franco). 

 “Parabéns pelas publicações, Edra. Você faz a diferença. Ficou demais esse livro, Edra. Grande e valiosíssimo resgate da nossa área.” (Minêu) 

 “Chegou hoje de Caratinga!15 anos do salão de Humor internacional de Caratinga. Mais os livros: Pintou sujeira no país da lava jato, e Cometa Cartum. Muito Obrigado meu nobre Edra, Vlw D+. Forte abraço.” (Souza). 

 “Obra prima do amigo Edra. Você é o cara!” (Paulo Baraky) 

 “Acuso o recebimento de dois exemplares importantes do humor brasileiro enviado pelo amigo cartunista Edra. O catálogo de um dos Salões de humor mais importante do Brasil e o seu próprio livro. Confira na imagem. Obrigado amigo.” (Rildo Brasil)

“Preciosidade recebida. Obrigado Edra!...Show!!!!” (Ronaldo Dias) “Aí, grande Edra. Maravilha. Valeu, brow.” (Xavier). 

 “Agradeço ao meu amigo, Edra, organizador do Salão de Humor de Caratinga. Desejo vida longa a este Salão!” (Delfino)

“Chegou meu catálogo do Salão de Humor de Caratinga!!! Obrigada, Edra e Parabéns! Está lindo!” (Synnöve Dahlström Hilkner) 

"Chegou no estúdioo livro dos 15 anos do Salão de Humor de Caratinga organizado pelo Edra. Nele estão compilados trabalhos dos melhores cartunistas do Brasil mais a nossa homenagem ao mestre Ziraldo. Parabéns!(Seri) 

“Hoje tive o prazer de receber do amigo cartunista Edra a publicação que faz o registro dos quinze anos do Salão de Humor de Caratinga-MG. Belíssima obra! Pude rever no livro uma charge minha premiada com Menção Honrosa há alguns anos. Desejo muito sucesso ao Salão de Humor Caratinga e ao amigo Edra! Muito honrado e agradecido. Grande abraço!” (Mauro Miranda). 

 “Obrigado pelo registro da minha participação no livro em homenagem ao Ziraldo e as exposições itinerantes. Achei uma foto minha na Bienal, mas estou que nem bacalhau, sem cabeça. Obrigado Edra, estamos juntos.” (André Barroso). 

 “Chegou a pouco, direto das terras distantes do Ziraldo, Caratinga, Minas Gerais, os livros do Edra e do Salão de Humor Caratinga. Baita coletânea e uma aula de humor gráfico. Valeu Edra, grande abraço e Feliz 2020!” (Wagner Passos). 

“Recebi o catálogo! Que coisa fina heim?! Ficou fantástico! Parabéns!15 ANOS DE MUITO HUMOR! O Salão Internacional de Humor de Caratinga é um dos mais tradicionais do Brasil e completou 15 anos de muita história! O cartunista Edra, batalhador, guerreiro do humor, em mais uma das suas grandes iniciativas, nos presenteou com a produção deste fantástico catálogo contando em detalhes os capítulos na construção deste grande salão! Me sinto honrado por fazer parte das páginas desta história! Parabéns meu amigo Edra! Meu muito obrigado! (Mello) 

 “Massa!! Chegou meu exemplar da Edição de Aniversário de 15 anos do Salão de Humor de Caratinga! Muito feliz de fazer parte da história deste Salão! Valeu Edra!! Brigadão!!” (Elias Silveira) 

 “Um excelente registro da histórica do nosso humor gráfico, só passaram grandes por este salão.” (Flávio Miranda) 

“Recebi os livros. Estão ótimos! Parabéns pelo trabalho!” (Alecrim) 

“Chegou, Edra. Tá lindo! Muito obrigado. Eu me dei conta que acho que nunca cheguei a concorrer no salão de Caratinga. Uma falha na minha história. Este ano, quem sabe. E parabéns por todos esses anos à frente do salão. Um belo trabalho. Abração!” (Baptistão)

“Boa noite,Edra..chegou o livrao..maravilhoso!” (Junior Lopes) 

“Amigo Edra, gostaria de agradecer o envio do teu belíssimo livro e do igualmente belíssimo livro do Salão Internacional de Humor de Caratinga fiquei emocionado com as dedicatórias, parabéns!!!!!! Parabéns pelos teus trabalhos, forte abraço meu amigo e boas férias.” (Paulo Vilanova) 

“Oi, Edra. Recebi o catálogo! Obrigado! Ficou muito legal! Parabéns por mais este projeto! Um grande abraço!” (Verde)

“Parabens por mais esse golaço. sei o quanto é dificil realizar as coisas nesse país. És um vencedor companheiro!” (Rice) 

“Acabo de receber o magnífico catálogo do Salão de Humor de Caratinga! Impressão, diagramação e projeto gráfico de primeiríssima qualidade. Parabéns Edra e muito obrigado pelo envio!” (Jindelt) 

“Ficou muito lindo este cartaz, Edra. Parabéns!” (Ulisses) 

 “Edra, boa noite! Recebi o livro. Parabéns!! O catálogo é fantástico! Fico muito feliz por fazer parte dessa história. Brigadão e grande abraço!” (Thiago Lucas) 

“Edra. Recebi os livros. Todos muito bons. Parabéns!” (Adnael) 

“Olá amigo Edra, recebi o Catálogo!!! Belíssimo trabalho: você é um herói!!!! Parabéns por suas realizações! Lhe desejo muito sucesso, sempre!” (Fausto Bergocce) 


quarta-feira, 17 de março de 2021

Palavra do Maurício de Souza - "Caratinga, Onde Nasceu Ziraldo, Tem Um Ótimo Salão de Humor"

Maurício de Souza no livro "Cheiro de Minas - 300 anos"

 

O cartunista Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica" e dos maiores sucessos dos quadrinhos no mundo, em seu depoimento no livro "Cheiro de Minas - 300 Anos" (Páginas Editora / 2020) fala, entre outras cidades mineiras, de Caratinga terra natal do seu amigo Ziraldo e faz referência ao Salão de Humor de Caratinga: "Caratinga, onde nasceu o meu amigo Ziraldo e tem um ótimo Salão de Humor".

sexta-feira, 12 de março de 2021

Cartunista Samuca (PE) Terá Exposição Paralela no 16º Salão Internacional de Humor de Caratinga


 O cartunista Samuca (PE), conquistou a sua primeira 
premiação no 1º Salão de Humor de Caratinga (1998). 

    O cartunista pernambucano SAMUCA, é um dos nossos homenageados desta edição, dando a sequência de homenagens da série "Pratas da Casa", lançada na 15ª edição do Salão de Humor de Caratinga (2019) visando prestigiar os artistas que conquistaram os seus primeiros prêmios no nosso evento e hoje estão entre os profissionais de destaque no cenário do humor gráfico. Samuca terá uma exposição paralela com seus mais significativos trabalhos, a exemplo do que foi realizado com os cartunistas homenageados em 2019: Alves(MG), Camaleão(MG), Mello(MG), Elias(SP) e Rossi(SP).

"O Salão Internacional de Caratinga-MG que completou 15 anos, faz parte de minha história e de tantos outros cartunistas nacionais e internacionais. Foi lá meu primeiro prêmio em Salão de Humor, em 1998 na categoria cartum. Novamente fui premiado no 15º, em 2019, na mesma categoria.
Parabéns
ao cartunista e organizador Edra, pela sua dedicação e grande contribuição ao Humor Gráfico". (Samuca)

 
3º Lugar / Cartum - 1º Salão de Humor de Caratinga (1998)


1º Lugar / Cartum - 15º Salão de Humor de Caratinga (2021)


Samuca Andrade é cartunista, quadrinista, caricaturista, chargista e artista gráfico. Publicou seu primeiro livro “A vida por uma linha” em 1999. Dez anos depois, lançou seu segundo livro de cartum, “Sem Palavras”, ambos premiados no troféu HQ MIX de melhor livro de cartum do ano. Publicou, com o jornalista e escritor Ricardo Mello, livros infantis e adultos, como Poeminhas e Hai-kados. Recebeu vários prêmios de charge e cartum, com destaque para os Prêmios Cristina Tavares de Jornalismo (2006, 2007 e 2013), Prêmio Jornalista Vladimir Herzog (2010, 2011 e 2016), Salão de Humor de Caratinga (1998 e 2019) e World Press Cartoon - Sintra Portugal (2011), considerado um dos principais reconhecimentos na área do humor gráfico no mundo. Foi chargista e ilustrador durante 14 anos no Diario de Pernambuco. Atualmente tem publicado na Revista Continente e Revista Piaui. Organizador do Salão Internacional de humor de Pernambuco - SIHG-PE, também é diretor de arte da empresa Samucartum Produções. 
www.samucartum.org | @samucartum

quinta-feira, 11 de março de 2021

Os Homenageados do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual" / 2021


     Os homenageados são artistas, jornalistas, pesquisadores, biógrafos e agitadores culturais que atuaram em benefício da Caricatura Brasileira, promovendo eventos de artes, salões de humor, concursos de desenho ou ainda editaram material alternativo, jornais e revistas, além de publicarem livros e artigos na imprensa que ajudaram a recuperar e preservar a memória do humor gráfico brasileiro.

Adolpho Queiroz (SP) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Adolpho Queiroz - Piracicaba (SP)

Natural de Piracicaba (SP), jornalista, graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista fez parte do grupo fundador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, mostra criada em 1974, em plena ditadura militar, que em 2016 chega a sua 43ª edição como a maior do país na área. Um dos fundadores e ex-Presidente da Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Autor e organizador de vários livros sobre cartuns e Salões de Humor.

Alexandre Clemente (RJ) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Alexandre Clemente - Volta Redonda (RJ)
Fundador e realizador do
Salão de Humor de Volta Redonda (RJ)

Bira Dantas (SP) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Bira Dantas - Campinas (SP)

Cartunista, membro fundador da AQC – Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de SP e da Academia Brasileira de HQs. É ilustrador, cartunista, quadrinhista e professor de caricatura. Atuou como desenhista do gibi Os Trapalhões, da Bloch Editores, entre os anos 1979 a 1982, e intercalador no Estúdio de animação Briquet Filmes. Desde 1982 faz charges para jornais sindicais de categorias como Químicos, Eletricitários, Petroleiros e Professores. Foi premiado em salões de humor no Brasil e no exterior como Rússia, China e Chipre. Representou o Brasil no World Comics Conference na Coréia do Sul e foi jurado do Festival de BD da Argélia. Quadrinizou Memórias de um sargento de Milícias, O Ateneu e D. Quixote, e publicou Sketchbooks pela Editora Criativo

Biratan Porto (PA) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Biratan Porto - Belém (PA)

Idealizador e Realizador do Salão Internacional de Humor da Amazônia. Nasceu em Belém do Pará, no ano de 1950, num País chamado Brasil. É Jornalista , tem formação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pará, e é bandolinista nas horas vagas. No ano de 2018 completou 40 anos de vida artística profissional, culminando com uma edição especial do livro “Biratan, um traço crítico no tempo”, em 2020. Venceu vários concursos nacionais e internacionais de humor, entre eles o CartoonFestival of Knokke-Heist, em 2002, ganhando o Hat Gold, com o melhor cartoon do festival desse ano. Tem dez livros publicados e fez várias exposições no Brasil e exterior.

Camilo Riani (SP) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Camilo Riani - Rio Claro (SP) 

Artista visual, caricaturista, pesquisador, conquistou mais de cinquenta prêmios nacionais e internacionais nos campos das artes gráficas, humor e ilustração. Presidente do Salão Universitário de Humor de Piracicaba desde 1997, participou de inúmeras Comissões Organizadoras e Júris de eventos nacionais e internacionais.Teve seus trabalhos artísticos publicados pelos maiores jornais e revistas do país, como Folha de S. Paulo, Estadão, Veja, Elle, Le Monde Diplomatique, O Pasquim-21, Bundas, entre outros. Realizou trabalhos visuais para TV no ‘Programa Livre’ (SBT/Serginho Groisman) e ‘Fanzine’ (TV Cultura/Marcelo Rubens Paiva), além de ilustrações para dezenas de livros, como a publicação ‘É mentira Chico?’, reunião dos melhores caricaturistas do país em homenagem a Chico Anysio (2007), e no livro-arte ‘Ziraldo 85’, de autoria do cartunista Edra (Melhoramentos ). É autor do livro referência 'Tá rindo do quê?', sobre a linguagem e as técnicas do humor gráfico (resultado de seu Mestrado), com prefácio de Ziraldo. É autor da Arte-Tese de Doutorado intitulada ‘Caricatas: arte-rosto-humor-experiência. Criador da técnica ‘Cartoongrafia’, concebida durante a conclusão de seus estudos de Pós-Doutorado pela Unesp (2017), quando conquistou pela terceira vez o Troféu HQ Mix (2019), pela criação e coordenação do ‘Documentário do Humor- 45.Salão Internacional de Humor de Piracicaba. É Conselheiro Fundador do IMAG-Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (2001).

Cival Einsten - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Cival Einsten - Fortaleza (CE)

Cartunista - Editor Membro da Equipe Internacional do MAC - Morocan Association of Cartoon (Romênia) - Natural de Fortaleza, Ceará , é nascido em 1982. É ilustrador , cartunista, caricaturista e chargista; ilustrou livros, participa de salões de humor nacionais e internacionais, com algumas premiações na Turquia, Argentina , Armênia , Romênia, Brasil entre outros. Participa da página Antologia do Cartum Brasileiro, no Facebook, sob o comando do romeno Radu Iatco.

Dino Alves (PI) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Dino Alves - Teresina (PI)

Brasiliense nascido em 1967, é jornalista, publicitário e cartunista. Foi para o Piauí, iniciando seu trabalho em 1982, ano do nascimento do Salão de Humor do Piauí. Atuou no extinto jornal O Estado, e no Diário do Povo, em Teresina. Em 1990, foi para São Paulo onde permaneceu por 20 anos, trabalhou na editora Ática, revista Visão (DCI), Carrefour (publicidade), prestou serviço para TV Gazeta, TV Cultura e Rede Globo. Participou do Salão de Humor de Piracicaba por 20 edições, e em 2000, teve como sua grande obra, o mural do estádio do Morumbi/SP. Autor do Piauí Cartoon (4°edição), atualmente mora em Teresina-PI.

Ediel (RJ) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Ediel - Rio de Janeiro

Ediel Ribeiro é jornalista, cartunista, poeta e escritor carioca. Colunista dos jornais O Dia (RJ), Folha de Minas, Diário do Rio (RJ) Jornal do Brasil, Jornal do Comércio (CE) e da revista Expressão, é autor do livro “Parem as Máquinas! - histórias de cartunistas e seus botecos”, e coautor (com Sheila Ferreira) dos romances "Sonhos são Azuis" e “Entre Sonhos e Girassóis”. É também autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty", publicadas nos jornais Expresso (RJ) e O Municipal (RJ), desde 2003, além de ter criado e editado os jornais de humor Cartoon, Hic! e Humortinho.

Erasmo Spadotto - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Erasmo Spadotto - Piracicaba (SP)

O cartunista Erasmo trabalhou por 25 anos na imprensa piracicabana. Foi chargista no Jornal de Piracicaba. Em 2003, criou o personagem “Capivara”, que foi publicado no Jornal de Piracicaba durante mais de 10 anos, num total de 6 mil tirinhas. Em 2014, lançou o livro desse personagem, com uma coletânea de 300 tirinhas. No mesmo ano, passou a trabalhar no CEDHU, (Centro de Documentação e Pesquisa Do Humor Gráfico do Salão Internacional de Humor de Piracicaba). Foi diretor do CEDHU e do Salão Internacional de Humor de Piracicaba de 2017 a 2020. Tem 5 prêmios em Concursos de humor no Brasil e no mundo. Hoje trabalha como freelancer, dando palestras, aulas e oficinas de desenhos de humor nas escolas de Piracicaba.

Ferreth (RJ) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Ferreth - Rio de Janeiro

Idealizador e organizador da mostra de humor ecológico da Ilha Grande/abraão, que aconteceu por dez anos. Idealizador e um dos organizadores do “Encontro dos Cartunistas” do Rio de Janeiro, no sindicato do Chopp-Leme que aconteceu de 2005 até 2015.

J.Bosco (PA) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista J.Bosco (PA)

Jornalista, cartunista, ilustrador, caricaturista e chargista do jornal O Liberal, de Belém do Pará, desde 1988. Possui vários prêmios nacionais e internacionais em salões de humor, Salão de Humor de Caratinga (2000, 2002, 2003, 2009) 3ª Lugar Ranan Lurie (EUA), 1º Prêmio – Prize 1.Niels animados Bugge (Dinamarka - 2013), Prêmio UNIMED no 30º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (2003), Menção honrosa em charge no 43º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (2016), 3º Lugar em cartum no Kartooenale festival Belgica (2017). Com 6 livros editados, tem trabalhos publicados nas revistas Veja, Você SA, Semana, Imprensa, Focus,  e revista francesa Le Monde Magazine. Seus desenhos foram publicados em livros didáticos várias editoras. Autor das tiras "Colarinho pão e vinho", "Capitão feijão" e "Mundo cão", publicadas diariamente no caderno magazine de O Liberal. É criador e editor da revista digital de humor SUPAPO.


Joanfi (DF) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Joanfi - Brasília (DF)

Cartunista - Editor do jornal "Galhofa", um dos organizadores do Salão ASPONE de Humor, liderou diversos eventos e encontros de cartunistas em Brasília.

Joe Bomfin - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Joe Bomfin - Natal (RN)

Nascido em Natal, Joe Bonfim começou a estudar Pintura na Escola de Belas Artes da UFRJ, no final dos anos 70. No inicio dos anos oitenta, conheceu o pintor e caricaturista Mário Mendez, encontro que foi determinante na sua carreira, já que o influenciou a começar desenhar caricaturas e cartuns. Publicou no semanário O Pasquim, Jornal do Incrível e criou desenhos para publicidade. Em 1990 recebeu um convite como artista/estudante da Escola Superior de Belas Artes de Berlim, na Alemanha, onde estudou litografia e modelo vivo. Nesse tempo, passou a residir na Europa. Dois anos depois foi para a França e, para pagar seus estudos de design e multimédia, como é musico e cantor, montou um quarteto de Bossa/Latin Jazz e promoveu apresentações na Romênia, França e Belgica. Faz parte de Cartooning for Peace, France-Cartoons et Cannes Cartoons com prêmios nos Festivais Internacionais de Saint Just Le Martel e Saint Jean Cap Ferrat. É frequentemente convidado na maioria de salões e festivais franceses e belgas. Em fevereiro 2020 criou com o amigo historiador Levi Jucá, o Festival Internacional da Caricatura e do Cartum, do Maciço de Baturité, em homenagem ao seu saudoso mestre Mendez, nativo da região. Organizou três exposições com caricaturistas e cartunistas brasileiros, em 2020, na França, intitulada "Pandemonium".

Jota A (PI) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Jota A - Teresina (PI)

Criador e Curador do Salão Medplande Humor e Curador do Salão de Humor "Ártes de Março" do Teresina Shopping. Artista maranhense de Coelho Neto, é jornalista e ilustrador, graduado em Educação Artística pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, em 2014. Criador do Salão Medplan de Humor, é cartunista do jornal O Dia, desde 1988, do qual foi editor de arte e autor de um de seus últimos projetos gráficos. Como designer gráfico trabalha criando capas e ilustrações de livros e quadrinhos. É um dos chargistas mais premiados em salões de humor e artes plásticas no Brasil, Turquia e Portugal. Possui 153 prêmios em salões de humor e 2 em concurso de artes plásticas. Iniciou nas artes gráficas em 1987 publicando desenhos em fanzines de Belo Horizonte, São Luiz e São Paulo. Fez durante 3 anos charges para o site acessepiaui.com.br. Colaborou ainda com os jornais carioca O Pasquim21, Jornal do Brasil e os piauienses Correio Corisco e A Voz de Teresina, além das revistas Presença, Revestrés e Cadernos de Teresina. Mantém desde 1990, diariamente, uma tirinha no jornal O Dia e uma semanal no caderno infantil Curumim, onde atualmente é o editor e publica meia página de humor, aos domingos no mesmo jornal chamada Garatujas. Criou, juntamente com outros cartunistas do Piauí, uma página dominical de humor chamada Folha da Mãe Joana, que circulou aos domingos no jornal O Dia durante três anos com cartuns, charges e textos de humor. Participou do projeto MSP+50, Maurício de Sousa por mais 50 artistas, desenhando o Chico Bento. Colabora com charges para o Greenpeace Brasil, participa do programa Feito em Casa, da TV Cidade verde, com o Garatujas do Jota A e, em 1997, lançou o livro de cartuns Humor Todo o Dia; Cara e Coroa, em 2005 e em, 2012, Traço e Riso. O artista é curador do Concurso de Caricaturas do Teresina Shopping, desde 2019, e ministra palestras e cursos de desenho de humor em escolas e faculdades. É membro do Nugrappi-Nucleo de gravura e pesquisa do Piauí e da Uappi – União dos artistas plásticos do Piauí. Além disso, participa do canal de vídeo no YouTube chamado P.Q.P – papo, quadrinhos e participações, e faz animações 2D.

Klévisson (CE) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Klévisson Viana - Fortaleza (CE)

Idealizador e Realizador do 1º Salão de Humor do Ceará. Klévisson Viana é cartunista, quadrinhista, cordelista e xilogravador, editor e presidente da AESTROFE – Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará. É também membro da ABLC-Academia Brasileira de Literatura de Cordel (RJ). Coordena o projeto editorial da Tupynanquim Editora, onde já publicou cerca de mil obras de quase uma centena de autores. Como autor, Klévisson Viana publicou 40 livros de gêneros como quadrinhos, cartum e poesia. Além de livros, Klévisson tem publicado duas centenas de folhetos de literatura de cordel de sua autoria. Seus trabalhos já “passearam” pela televisão e adaptações para o teatro. Destaca-se o folheto A quenga e o delegado, transformado em episódio da série Brava gente, da Rede Globo. Tem trabalhos publicados em diversas editoras nacionais e internacionais como Chandeigne – Paris (FR), Editora Leya – Lisboa (PT), Editora Hedra –São Paulo (BR), Nova Alexandria –São Paulo (BR), Editora Demócrito Rocha – Ceará (BR), Editora Amarilys – São Paulo (BR), Edelbra – Porto Alegre (RS), Nova Alexandria – São Paulo (BR) dentre outras. Tem outras obras publicadas em antologias na Turquia, Bélgica, Itália e Holanda. Seu currículo consta de diversos prêmios importantes. Foi vencedor diversas vezes consecutivas do PNBE – Programa Nacional da Biblioteca Escolar (MEC), três vezes do Troféu HQ Mix, e outras vezes do PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (MEC) e Prêmio Jabuti de Literatura dentre outros. Klévisson Viana coordena eventos culturais, ministra palestras, oficinas e recitais em todo o Brasil e já levou sua arte a países como França, Portugal, México, Cabo Verde e Costa Rica.

Luciano Magno - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Luciano Magno (RJ)

Historiador, caricaturista, autor da obra “História da Caricatura Brasileira” e Organizador da “Bienal Internacional da Caricatura – Brasil”, que já realizou 3 edições. Nascido no Rio de Janeiro, tem dedicado sua vida à arte da caricatura, e organizou mais de 70 exposições. Em 2012, lançou o primeiro volume da obra “História da Caricatura Brasileira”, em 528 páginas e 90 capítulos, que recebeu diversos prêmios – dentre os quais o Prêmio Jabuti 2013.

Lailson (PE) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Lailson - Recife (PE)

Além de cartunista, chargista e autor de quadrinhos, Lailson de Holanda Cavalcanti tem grande atuação profissional no campo do Humor Gráfico, tendo sido o criador de vários eventos como o Salão Nacional de Humor de Pernambuco (1983 e 1984), Festival de Humor do Recife (1986), Prêmio Humor na Imprensa AIP (1991), O RISO NAS RUAS (Humor em Outdoor – 1995), Seminário Humor na Imprensa do Ano 2000 (1998), FIHQ/PE-Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco (1999 a 2005) e Festival Porto de Humor (2005). É autor de dois livros teóricos sobre charges, HUMOR DIÁRIO (EDITORA DA UFPE- Universidade Federal de Pernambuco – 1997) premiado no HQ-Mix de 1998 e HISTORIA DEL HUMOR GRÁFICO EN EL BRASIL (Editorial Milenio/Universidad de Alcalá de Henares, Espanha – 2005). Sua exposição (e livro homônimo) ARRAESTAQUI, foi apresentada no Museu do Estado de Pernambuco (2008) e no Congresso Nacional (Brasília – 2010). Realizou palestras sobre quadrinhos e humor em várias universidades e também na Academia Brasileira de Letras (2011) e no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (2006). Músico e compositor, é autor junto com Lula Côrtes de uma das obras seminais da discografia independente no Brasil, o LP SATWA, que deu início ao movimento da Psicodelia Pernambucana em 1973. Como ator, trabalhou e é coautor da trilha sonora do filme BIG JATO (2015), do diretor Cláudio Assis e participou como ator, ilustrador e autor de animações do filme 1817-A REVOLUÇÃO ESQUECIDA, de Tizuka Yamasaki e Ricardo Favilla (2017).

Leite (MG) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Leite - Montes Claros (MG)

Cartunista Leite - Montes Claros (MG)) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual". Jornalista, cartunista e publicitário, nascido em Montes Claros, Márcio Leite iniciou como cartunista profissional em 1993, no Jornal do Norte, estendendo, posteriormente, sua arte aos jornais Gazeta Norte Mineira, Suplemento Infantil do Hoje em Dia e O Pasquim. Um dos realizadores do 1º Salão de Humor de Monres Claros, Salão Internacional do Humor Contra o Racismo (2010), criador do portal BRAZILCARTOON. Com dois livros publicados: Uma dose de Humor e Traços, o cartunista já conquistou vários prêmios em salões nacionais e internacionais, entre eles; no Brasil: Humor da Unacom (DF); Salão Porto de Humor (PE); e XIX Salão de Humor de Volta Redonda (RJ); e, internacionais: XI e X Salão Internacional de Piracicaba (Brasil); II Salão Internacional de Humor da Bahia (Brasil); X Salon Mercosul de Humor Diógenes Taborna (Argentina); VII Salão Internacional e Humor e Caratinga (Brasil); Internacional Cartoon Contest – Kozuchow (Polônia); XII The Redón International Cartoon Festival (Colômbia); Gran Premio Internazionale Scacchiera – XXXVIII Humorist a Marostica (Itália) e VII Festival Internacional de Humor e HQ de Pernambuco (Brasil).

Luís Pimentel (RJ) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Jornalista e Escritor Luis Pimentel (RJ)

Luis Pimentel é jornalista e escritor. Tem livros publicados em variados gêneros, por diversas editoras. Militou por muitos anos na imprensa – especialmentre em publicações de humor e ideias, como OPaquim, MAD, Bundas e OPasquim21.É autor do livro “Entre sem Bater! – O humor na imprensa: de Barão de Itararé ao Pasquim21”

Lute (BH) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Lute - Belo Horizonte (MG)

Lunarde Teles dos Santos, ou simplesmente Lute, é chargista de opinião do jornal Hoje em Dia, desde 1993. Nascido em Carlos Chagas/MG, é formado em Artes Plásticas pela Escola Guignard – UEMG, com especialização em Pintura e Pós-Graduação em Arte Contemporânea. Teve trabalhos publicados em diversos órgãos de imprensa, como as revistas Courrier international, Veja, Mercado, Revista da Semana, Foco Economia, Minas Gerais, Ápice, e os jornais Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, O Cometa e O Pasquim 21. Ilustrou os livros Gabinete de Arte (Uma Cidade e Seus Artistas), 100 Crônicas de BH-Roberto Drummond, Uma Doze de Humor Mineiro e vários livros didáticos. Pela internet, tem trabalhos reproduzidos diariamente nos sites Chargeonline, Hoje em Dia, e em suas redes sociais. Foi premiado no 28 ºSalão Internacional de Humor de Piracicaba, em 2001, com 1° Lugar em Cartum/Internet, e no Salão Carioca de Humor (2° Lugar - Cartum). Participou de exposições na França, Japão, Portugal, Espanha, Grécia, Romênia, Belo Horizonte (Palácio das Artes), Rio de Janeiro (Palácio do Catete) e Ouro Preto (Casa dos Contos). Organizou exposições de cartuns e charges na Semana de Humor da Estácio, 60 anos de Riscos e Risos, Brasil: Um Celeiro de Humor, entre outras. Convidado duas vezes para o Ridep (Encontro de desenhistas de imprensa), fez palestras e exposições na cidade de Carquefou, na França, em janeiro de 2007 e fevereiro de 2014. Participou da mostra de artes plásticas Código de Barras – Colagens, em dezembro de 2008, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, e é organizador do BH Humor - Salão Internacional de Humor Gráfico de Belo Horizonte que aconteceu na Casa do Baile – Belo Horizonte, em 2009. Participou da exposição "Je Suis Charlie, Uai" na Aliança Francesa-BH, em fevereiro de 2015, e é criador e presidente da Cartuminas – Cartunistas Mineiros Associados.

Magon (RJ) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Magon / Rio de Janeiro

Marcelo Magon é Bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, com pós graduação no ensino das Artes, artista plástico, caricaturista e cartunista. Participa ativamente do mercado cultural do Estado do Rio de Janeiro há 20 anos com caricaturas ao vivo e ilustrações, tendo trabalhado na Edioro/ Coquetel e em diversas publicações impressas de humor. Foi selecionado em salões de humor como o "Salão Internacional de Humor de Caratinga" , "Salão Internacional de Humor de Piracicaba", "Medplan", " Salão Internacional de Humor de Manaus", dentre outros. Participou de várias exposições de humor e foi curador das exposições: "Só dói quando RIO", "Humor na COPA e na COZINHA", “Humor no Solar – O Palco em Caricaturas” (no Solar de Botafogo, RJ em 2014) para o grupo "Bando do Humor, que foi um dos co-fundadores. Criador das páginas e site da "MOSTRA VIRTUAL DE HUMOR" que movimentou a web com premiações por 2 anos entre 2016 e 2018, sendo o idealizador e curador de duas exposições nesse período: " HUMOR OLÍMPICO" no Espaço da Justiça Federal, RJ, em 2016 e na exposição "Será o Fim do Mundo?" na Biblioteca Estadual de Caxias. Foi um dos co-fundadores do Jornal +Humor. Foi um dos co-fundadores da Revista SUPAPO que movimenta a web nesse período de pandemia desde maio de 2020 e encontra-se já na edição 16.

terça-feira, 9 de março de 2021

Mariano - (RJ) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Mariano - Rio de Janeiro (RJ)

Júlio Mariano, é capixaba, mas se formou em Engenharia de Sistemas e em Comunicação Social no Rio de Janeiro, onde foi militante do movimento estudantil. Foi colaborador assíduo do semanário O Pasquim por mais de duas décadas, passando também por jornais alternativos como Opinião, Movimento, Cadernos do 3º Mundo, O Nacional, O País entre outros. Na grande imprensa, foi chargista diário do jornal Última Hora por 11 anos, ilustrou economia em O Globo, e colaborou com o Jornal do Brasil e revista Veja. Foi pioneiro na charge animada para a televisão, quando atuou nas TVs Bandeirantes e Manchete. Além de talentoso cartunista, o artista também participou do grupo Muda Brasil Jazz Band, dos irmãos Paulo e Chico Caruso. Premiado no Salão de Humor de Piracicaba, em 1980, Mariano é pioneiro na criação de um site de humor gráfico, o premiado Charge Online, que, desde 1986, publica charges de diversos cartunistas de todas as regiões do Brasil.

Mello - Jaboticatubas (MG) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Mello - Jaboticatubas (MG)

Cartunista autodidata, com trabalhos publicados no Jornal Le Monde Diplomatique Brasil, revista Dossiê, revista Você S/A, Suplemento Literário Pernambuco, revista Continente, jornal Efimerida Ton Syntakton (Grécia), revista Trema, jornal literário Rascunho, revista El Chamuco (México), tem se dedicado ao humor gráfico desde 2007, desenvolvendo seu trabalho com cartuns, charges, ilustração e algumas caricaturas. Sua primeira premição em concursos foi no Salão de Humor de Caratinga. Atualmente totaliza quase 90 premiações em competições nacionais e internacionais em países como Irã, Ucrânia, Montenegro, Portugal, Espanha, Kosovo, México, Israel, Romênia, Itália, Síria, China, Noruega, Alemanha, Turquia, Azerbaijão, Rússia, EUA e Brasil. Seu trabalho é totalmente manual, tendo como material o lápis, lapiseira, papel, borracha, tinta aquarela, canetas nanquim e lápis de cor. O computador é utilizado somente no momento de digitalização de seus desenhos. Uma característica marcante em seus desenhos é a ausência de texto. A ideia, a mensagem é transmitida somente com a imagem. Isso torna o cartum, a charge mais global, mais ampla, universal, compreensível em qualquer lugar. Publicou seu primeiro livro de cartuns em 2013, pela Editora CARTOONARK, sediada na Grécia.


Moisés (SP) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Cartunista Moisés - Mogi Guaçu (SP)

Moisés Macedo Coutinho, tem premiações em diversos salões de humor, inclusive no Salão de Humor de Caratinga. É apoiador, divulgador e jurado no Salão de Humor de Mogi Guaçu (SP). Trabalhou na Gazeta Guaçuana como chargista, é professor no curso de desenho de mangá, caricaturas, quadrinhos e charges na Escola de Artes Lápis e Cia de Mogi Guaçu. Faz trabalhos freelancer de caricaturas em eventos, shoppings e casamentos. Atualmente ministra aulas online.

Ricky Goodwin (RJ) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Rick Goodwin - Rio de Janeiro (RJ)

Ricky Goodwin foi da turma do Pasquim por 15 anos, sub-editor da MAD por 8 anos e fez parte do grupo Casseta & Planeta por 19 anos. Organizou 162 exposições e eventos de Artes Gráficas, como o Salão Carioca de Humor e as Bienais Internacionais de Quadrinhos. E vai tocando a PACATATU, que distribui material humorístico para jornais brasileiros desde 1986.

Teresinha Pantoja (DF) - Homenageada do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


Teresinha Pantoja - Brasíla (DF)
Jornalista, coordenadora do Salão de Humor da 
UNACOM - União Nacional dos Analistas e
Técnicos de Finanças e Controle  
 

Jornalista, coordenadora do Salão de Humor da UNACOM - União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (2000, 2001 e 2002) e o Salão de Humor da Cidadania - Preconceito não tem graça (2018).

Thina Curtis (SP) - Homenageada do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


Thina Curtis - Santo André SP) 
 

Thina Curtis, andreense referência nacional nos fanzines. Fanzineira, Poeta, Quadrinista, Palestrante, Arte Educadora. Responsável pelo evento de Fanzines e Publicações Independentes já consagrados no meio das Publicações e Artes da Palavra, Gráficas e Visuais “Fanzinada”. Em abril de 2019 se tornou Patrona da Fanzinoteka Municipal de Barueri na Gibiteka Prof° Max Zendrom. Homenagrada do Instituto Federal Fluminense (Macaé-RJ) batizado de” Acervo Feminista Thina Curtis”. Membro de Honra na ANZINE (Associação Nacional de Pesquisas Em Fanzines). Premiada na 33ª edição do Angelo Agostini na categoria “Melhor Fanzine de Quadrinhos” Em 2018 recebeu também o Prêmio de Honra ao Mérito da Gibiteka Max Zendron . Premiada nos anos de 2018 e 2019 no Troféu Arte em Movimento pelo trabalho prestado com Fanzines na Cultura nacional Edita a revista Spell Work Magazine desde 2003. Indicada nos anos de 2013,2017,2018 e 2019 nas categorias melhor evento e Jayme Cortez nos Troféus Angelo Agostini e HQ Mix Participou de 3 edições do Salão de Piracicaba Batom, Lápis & TPM e da Mostra sobre mulheres nos Quadrinhos da revista turca Fenamizah. Autora do parágrafo Fanzines na medida socioeducativa do livro “Arte na Medida.” Participa da coletânea de relatos sobre Fanzines no Cárcere (Marca de Fantasia). Membro do coletivo de Mulheres zineiras e quadrinistas Colcha de Retalhos ABCD.

Zé Roberto (RJ) - Homenageado do 16º Salão de Humor de Caratinga no "Festival Jal & Gual"


 Zé Roberto Graúna - Rio de Janeiro (RJ)

Nascido no Rio de Janeiro em 1962, iniciou suas atividades como artista gráfico, em 1985, na imprensa sindical, atuando por quase uma década no Sindicato dos Petroleiros. Colaborou também para outras entidades de classe, entre as quais o Sinpro-Rio e Sindicato dos Escritores, na gestão do roteirista José Louzeiro. Em 1988, publicou charges no Jornal do Commercio, sendo que no mesmo ano ingressou no SENAC, atuando como professor de desenho, permanecendo nesta instituição por mais de 10 anos. Trabalhou como agitador cultural nas curadorias de dezenas de exposições, sendo a primeira de destaque, a mostra que comemorou os 50 anos do cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, em 1994, no Museu Nacional de Belas, além de mostras organizadas no Espaço Cultural da Justiça Federal, Sala de Cultura Leila Diniz, Galeria Candido Portinari, Espaço Cultural Furnas, Sala Carlos Couto entre outros. Entre outubro de 2013 e setembro de 2015, atuou como pesquisador, recuperando arquivos fotográficos antigos dos jornais A Notícia e O Dia. É o curador do coletivo feminino Elas por Elas – As Desenhistas Brasileiras projeto de valorização e preservação da memória das desenhistas do país. Assina, desde setembro de 2003, a coluna Desenharte, no Jornal de Letras, editado por Arnaldo Niskier, pelo qual edita artigos sobre o Desenho Brasileiro.