quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Comissão Julgadora do 11º Salão de Humor de Caratinga



Registro da Abertura do Salão de Humor

Cerimonial de abertura do 11º Salão Internacional de Humor de Caratinga, no último dia 20 de outubro, na Casa Ziraldo de Cultura. Cartunista Edra, Realizador do evento; o Prefeito de Caratinga João Bosco Pessine,  Zé Roberto Graúna (RJ), Jal (SP) e Lysias Leitão, representando a sua irmã, a jornalista caratinguense Míriam Leitão, a homenageada deste ano como caricatura temática.

Foto: Laíssa Gamaro

Cartunistas Cariocas e Capixabas se Encontram no 11º Salão de Humor de Caratinga

Souza, Magon, Laíssa, Renan Cristian e Leonardo

 Laíssa Gamaro e Leonardo Almenara de Vitória (ES), marcaram presença no Salão de Humor de Caratinga deste ano.

Edra, com o casal de cartunistas que tiveram seus trabalhos selecionados.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vencedores Charges 2011

1º Lugar: Casso – Belém – PA / Brasil

2º Lugar: Mello – Joboticatubas – MG / Brasil

3º Lugar: Alecus – México

Menção Honrosa: Eder Santos - São Paulo / Brasil

Menção Honrosa: Paulo Sérgio Baeta - Joenvile - SC / Brasil

Menção Honrosa: Ronaldo Cunha - Vacaria - RS / Brasil

Exposição do Salão de Humor de Caratinga vai até o dia 20 de Novembro

Banda Santa Cecília

Adentrando a Casa Ziraldo de Cultura

Palco do 11º Salão Internacional de Humor de Caratinga

Que este ano presta homenagem a jornalista caratinguense Míriam Leitão

Cartunistas Adail, Magon, Edra, Jal e Sousa


Fotos: Hebrom Tebas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vencedores Cartum 2011

1º Lugar: Alexander Umyarov – Rússia

2º Lugar: Dereck – Teresina – PI / Brasil

3º Lugar: Minêu – São Paulo / Brasil

Menção Honrosa: Jota A - Teresina - PI / Brasil

Menção Honrosa: Luiz Villa - Cotia - SP / Brasil

Menção Honrosa: Ronaldo Cunha - Vacaria - RS / Brasil

Souto Maior é o Grande Vencedor na Categoria Caricatura Livre

Em visita a Caratinga neste ano, o vencedor em caricaturas do salão 2011 Alan Souto Maior , recebe o seu troféu referente ao terceiro lugar em caricatura livre no 10º Salão de Humor

Vencedores Caricatura Livre 2011

1º Lugar: Alan Souto – Rio de Janeiro / Brasil

2º Lugar: Mônico Reis – Vinhedo – SP / Brasil

3º Lugar: André Fidusi – Ipatinga – MG / Brasil

Menção Honrosa: Manohead - Garopaba - SC / Brasil


Menção Honrosa: Juliano Oliveira - São Paulo / Brasil

Menção Honrosa: Luiz Gustavo - Monte Alto - SP / Brasil

Mestres do Cartum e Artistas da Filantropia no 11º Salão de Humor de Caratinga

Ziraldo ficou muito feliz ao saber que Guidacci, Jal e Adail estiveram abrilhantando o Salão de Humor de Caratinga.

E pela participação marcante do Grupo "Caricatura Solidária" em sua terra natal

Vencedores Caricatura Temática "Míriam Leitão"

1º Lugar : Shankar Pamathy – Índia

Menção Honrosa - Júnior Lopes - São Paulo / Brasil


Menção Honrosa - Samuca - Recife - PE / Brasil

11º Salão Internacional de Humor de Caratinga Inova Com Ação Social

Liliana Ostrovsky, Zé Roberto Graúna, Deborah Trindade, Magon e Adail, do grupo "Caricatura Solidária", do Rio de Janeiro

Cartunista Edra, com sua mãe Elzi Russo Amorim e demais senhoras da Casa de Maria, que assiste a média de 50 crianças carentes

Localizada no interior de Minas Gerais, Caratinga é uma pequena cidade situada na região do Vale do Rio Doce e fica a 320 Km de Belo Horizonte. Com pouco mais de 82 mil habitantes, tem entre seus filhos famosos Agnaldo Timóteo, Ruy Castro e Mirian Leitão e abriga, desde 1998, o Salão Internacional de Humor de Caratinga. Ao lado dos salões de Piracicaba e Volta Redonda, o evento é hoje um dos mais tradicionais do País e, desde 2009, acontece numa simpática casa de cultura que foi batizada com o nome de outro de seus filhos mais ilustres, o cartunista Ziraldo. 
Tanto a casa Ziraldo de Cultura quanto o Salão de Caratinga foram idealizados pelo cartunista Elcio Danilo Russo Amorim, o Edra, que é hoje um dos mais conscientes e atuantes desenhistas de humor do Brasil. 
O 11° Salão Internacional de Humor de Caratinga foi inaugurado na noite de 20 de outubro e expôs, além das categorias Cartum, Charge e Caricatura, uma série de desenhos humorísticos em homenagem à jornalista Mirian Leitão. 
Além disso, pela primeira vez na história dos salões de humor brasileiros, uma ação social foi planejada, arrecadando uma boa quantidade de alimentos para a Casa de Maria, instituição local que abriga crianças carentes da cidade mineira. 
A ação foi planejada e realizada pelos desenhistas do grupo Caricatura Solidária, do Rio de Janeiro, Deborah Trindade, Liliana Ostrovsky, Marcelo Magon e Zé Roberto Graúna, e consistiu na troca de alimentos não perecíveis por uma caricatura feita na hora. O grupo teve também o reforço de mais dois cartunistas cariocas, Renan Cristian e Souza, que atuaram brilhantemente durante os dois dias de caricatura ao vivo.

Por Zé Roberto Graúna
Texto extraído do bloghttp://zerobertograuna.blogspot.com/


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Caricatura Solidária na Abertura do Salão de Humor de Caratinga



TV Super Canal

Souto Maior, Vencedor da Caricatura Livre deste Ano, Veio a Caratinga

Caricaturista carioca Alan Souto Maior, foi o grande vencedor deste ano na categoria caricatura livre.  Ele veio  visitar o Salão de Humor e na oportunidade recebeu das mãos do cartunista Edra o seu troféu Pererê referente ao terceiro lugar na mesma categoria que ele conquistou na edição passada.

11º Salão Internacional de Humor Caratinga



Vídeo: Cartunista Souza (RJ)

Hoje é Aniversário do Ziraldo!

Parabéns ao mestre Ziraldo. Grande abraço e a eterna homenagem do Salão Internacional de Humor de Caratinga

domingo, 23 de outubro de 2011

Na Décima Primeira Edição, Salão de Humor de Caratinga é um dos mais Tradicionais do País

Prefeito João Bosco Pessine e o cartunista Edra, idealizador e realizador das onze edições do Salão de humor de Caratinga

Lysias Leitão, irmão da jornalista caratinguense Míriam Leitão

Aberto na noite de quinta-feira (20), na Casa Ziraldo de Cultura o 11º Salão Internacional de Humor de Caratinga. O evento, realizado desde 1998, pelo cartunista Edra, conta com o apoio do governo municipal, que este ano contribuiu com a premiação. 
Na cerimônia de abertura, diversas autoridades, entre elas, o prefeito João Bosco, o secretário de Cultura, Juarez Gomes de Sá, o cartunista Edra, o representante da jornalista Miriam Leitão, Lysias Leitão,o escritor Maxs Portes (jurado em oito salões) e, ainda, o cartunista do Rio de Janeiro, Zé Roberto Graúna, que também é diretor do Instituto Caricatura Solidária, e de José Alberto Lovetro, o Jal, cartunista de São Paulo. Salão faz parte do calendário de eventos,   no Salão de Humor estão reunidos trabalhos de artistas profissionais e amadores nas áreas de cartum, charges e caricatura, do Brasil e do exterior. 
A edição deste ano conta com uma seção de caricaturas temáticas homenageando a jornalista caratinguense Miriam Leitão. De acordo com o idealizador do evento e cartunista Elcio Danilo Russo Amorim, o Edra, o Salão de Humor, ao expor os trabalhos originais destes artistas, além de aproximar seus autores com o grande público, abre um importante canal de informação, especialmente proporcionando aos visitantes ligados a arte o contato com as mais variadas técnicas e estilos. “O prefeito João Bosco, que desde o início do seu mandato ajuda a expandir a cultura em nossa cidade, nos ajudou com o prêmio a ser dividido entre os vencedores de cada categoria. Um grande estímulo para os participantes”, informa Edra. Para ele o Salão do Humor já está incluído no calendário dos principais eventos da cidade. É o maior evento da categoria no estado de Minas Gerais, e um dos mais importantes eventos culturais do leste de Minas, “trazendo, assim, humor, alegria e cultura às pessoas de Caratinga e região”, comenta. 
O prefeito João Bosco prestigiou a abertura na Casa Ziraldo de Cultura, “local que criamos justamente para atender a eventos culturais como esse. São vários caricaturistas e centenas de trabalhos expostos, “trazendo à nossa cidade um novo mundo, um jeito alegre e diferente de ver a vida, além de incentivar as novas gerações a se envolverem com o meio artístico cultural” completa. Para o cartunista José Alberto Lovetro, o Jal, “o humor é muito importante para o brasileiro. São coisas simples que fazem nossa vida ficar cada dia melhor. É muito bom ver que Caratinga conta com um lugar cultural como a Casa Ziraldo”. Ele diz que quando iniciou a carreira, se inspirou em Ziraldo “e, depois de muito tempo, consegui realizar grandes trabalhos. Através dessa exposição muitas pessoas podem também se inspirar. É uma coisa fácil, só se utiliza papel e lápis. Caratinga está de parabéns realizar esse evento há onze anos”. Também o fotógrafo André Chalábi mostra-se animado com a exposição. “Desde o primeiro ano acompanho e sempre há algo diferente. 
Este ano as caricaturas da Miriam Leitão e as que os cartunistas estão fazendo aqui nesse momento, estão um sucesso”. Lysias Leitão, representando a jornalista caratinguense e sua irmã, Miriam Leitão, homenageada com caricaturas, falou sobre a homenagem a ela. Miriam não veio à abertura por motivos profissionais, mas agradeceu a lembrança. “Desde que ficou sabendo que seria a homenageada este ano ficou muito feliz e afirmou que os cartunistas ‘aumentam, mas não inventam’, e que poderiam fazer o que quisessem”. Lysias anunciou que Miriam virá à cidade ainda este mês para visitar a exposição. 
Caricaturas ao vivo A grande atração da noite ficou por conta da turma de artistas integrantes do grupo “Caricatura Solidária”, do Rio de Janeiro, que em poucos minutos, foi o maior sucesso com as caricaturas dos presentes na cerimônia de abertura, feitas ao vivo. Os caricaturistas continuarão até o dia de hoje, na Casa Ziraldo de Cultura, fazendo caricaturas ao vivo, em troca de 2 quilos de alimentos não perecíveis que serão doados às crianças assistidas pela Casa de Maria. 
O Salão Internacional de Humor de Caratinga ficará em exposição na Casa Ziraldo de Cultura até o dia 20 de novembro. Depois de encerrado o período de exposição na cidade, o Salão de Humor, seguirá de forma itinerante para cidades de nosso estado, desde as reconhecidamente identificadas com a produção cultural, como em outras, mais distantes e fora do circuito cultural.

Fonte: Diário de Caratinga - Edição de 22/10/2011

Caricaturas ao Vivo é Sucesso na Abertura do 11º Salão Internacional de Humor de Caratinga


A abertura do décimo primeiro Salão Internacional do Humor de Caratinga teve início na última quinta-feira, 20, ao som da banda Santa Cecília.Vários caratinguenses ilustres estiveram presentes, prestigiando o evento.
 O primeiro dia do salão foi um sucesso. Muitos artistas marcaram presença e conferiram de perto as caricaturas desenhadas por artistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Hoje será divulgado o resultado do concurso de caricaturas.
 A novidade do evento nesta edição de 2011 é o projeto Caricatura Solidária. Artistas do Rio de Janeiro fazem ao vivo a caricatura do participante que se dispor a doar 2kg de alimentos para uma entidade carente da cidade. 
Durante a abertura oficial, Pedro Pereira, que é de Belo Horizonte e amigo de infância do cartunista Ziraldo se adiantou e participou do projeto, afirmando ter aprovado o desenho. O projeto Caricatura Solidária aconteceu até ontem, dia 22.
 O idealizador do evento, o cartunista Edra disse que em média participam do concurso de caricaturas artistas de 35 a 40 países. Ele afirmou que as expectativas do primeiro dia do salão foram alcançadas e espera que o público compareça nos demais dias.
Fonte: Super Canal TV
Banda Santa Cecília

Edra, realizador do salão, Prefeito de Caratinga João Pessine e Zé Roberto Graúna, do grupo Caricatura Solidária

Os cartunistas cariocas , Magon, Souza e Renan Cristian

Mestre Guidacci

Caricatura ao vivo foi sucesso na abertura do salão

Caricaturista Deborah, do grupo Caricatura Solidária

O jovem escritor Izaú Cristhofer e Pedro Vieira, o Tatu da Turma do Pererê

Jornalista Fabiane Arêdes e a cantora Analligia

Izaú, tendo ao lado Janete e Lysia Leitão, irmãos da Míriam Leitão, homenageada do  salão de humor deste ano