sábado, 25 de dezembro de 2010

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Hoje Tem Revista Huai na Casa Ziraldo


Edição traz cobertura completa da décima edição do Salão Internacional de Humor de Caratinga e registro da fundação da Casa Ziraldo de Cultura

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Mostra de Humor "Este Salão é Dez!"





Lançamento da Revista Huai 3, registra e comemora 10 anos de sucesso do Salão de Humor de Caratinga

Abertura de Retrospectiva do Salão de Humor e lançamento da Revista Huai fecham a programação de 2010 da Casa Ziraldo de Cultura com chave de ouro

Será lançada nesta quinta-feira, dia 23 de dezembro, às 20 horas na Casa Ziraldo de Cultura, a Revista Huai número 3, trazendo muito humor, notícias, entrevistas, artigos, informações, fotos e os desenhos dos artistas vencedores da décima edição do Salão de Humor e o registro histórico de tudo acerca da fundação da Casa Ziraldo de Cultura e gibiteca Turma do Pererê .

A noite também será marcada com a abertura da mostra de humor “Este Salão é Dez!” que apresentará uma retrospectiva dos trabalhos vencedores de cartunistas do Brasil e do exterior nas categorias charges, cartuns e caricaturas ao longo das dez edições que foram realizadas até aqui. Uma oportunidade para o público visitante apreciar trabalhos que foram destaques pela beleza plástica, técnicas apuradas, acompanhadas de mensagens, críticas e narrativas dos acontecimentos, apresentando temas pertinentes ao nosso cotidiano, tudo acompanhado por uma boa dose de humor, é claro!

Editada pelo cartunista Edra, a Revista Huai sempre conta com a participação de grandes nomes do nosso humor gráfico de vários estados e desta vez conta o talento de Biratan (PA), Bira Dantas (SP), Érico (MA), Ferreth (RJ), Jota A (PI), Leite (MG), Manohead (SC) e Wagner Passos (RS), além de bate papo sobre salões com Angeli e artigos assinados pelo Dr. Eugênio Maria Gomes (presidente da MAC – Movimento Amigos de Caratinga), pelo jornalista Maurício Lara ( jornal Estado de Minas), a escritora Marilene Godinho e pelo artista e pesquisador Zé Roberto Graúna (RJ).




A capa da revista é a caricatura do cantor caratinguense Agnaldo Timóteo, grande homenageado do Salão de Humor do ano passado, como caricatura temática do concurso vencida pelo Camaleão (Mariana/MG)










 

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cartunista Waldez Fatura 1º Lugar nos EUA

Waldez é participante assíduo do salão de Humor de Caratinga, sendo vencedor em 2002

Cartunista paraense Waldez do jornal Amazônia foi 1° lugar ($10,000) no mais cobiçado salão de humor do mundo,The Ranan Lurie International Hispanic Political Cartoon Award 2010 nos EUA.
Outro brasileiro, foi Simanca ficou com o terceiro lugar.
veja os premiados no site Ranan Lurie
http://www.lurieunaward.com/2010winners_wl.html

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Zélio Alves Pinto - Biografia

Zélio Alves Pinto, o Papa dos Salões de Humor do Brasil


Nasceu em 1938, em Conselheiro Pena mas, com o título de Cidadão de Caratinga, Estado de Minas Gerais, Brasil. Pintor, jornalista, escritor, grafista e professor. 1960: como redator e grafista, colabora com publicações brasileiras e internacionais: Punch (Londres), Le Rire (Paris), A Cigarra, Senhor, O Cruzeiro (Brasil). 1970: incumbido da reforma gráfica do jornal Folha de S.Paulo, troca o Rio por São Paulo. Expõe seus trabalhos em salões e galerias, no país e no exterior. Edita livro de contos, cria o primeiro filme de animação, monta peça de teatro, ocupa o cargo de diretor dos Museus do Estado de São Paulo e recebe bolsa da Fulbrigh/Capest. 1986: transfere-se para Nova York. Durante seis anos realiza mostras com instalações e edita o jornal bilíngüe The Brazilians. Promove performance envolvendo crianças de todos os continentes, vindas do jardim de infância - Day Care Center - da ONU, com grupo de dança, pela paz e união dos povos. 1990: Galeria Bonino, Rio. 1991: participa da mostra coletiva Pintores de Nova York, realizada em Madri, e volta ao Brasil. 1992/1993: retoma o cargo de diretor dos Museus do Estado de São Paulo e apresenta seus trabalhos em exposições individuais e coletivas. Conclui filme de animação (uma hora) para a rede de ensino. 1995/2000: ocupa cargo de vice-secretário da Cultura do Estado de São Paulo. Exposições e fatos: 1961: Maison du Brésil, Paris.1965: tapetes na Galeria Santa Rosa, Rio. 1970: reforma gráfica do jornal Folha de S.Paulo, São Paulo. 1972-1974: cria Salão Internacional de Humor e Quadrinhos de Piracicaba, SP. 1975: peça de teatro "Tem um morto no pé da cama". 1976: série de outdoors Sharp, lançando TV em cores no país; lança um livro de contos "O homem dentro do poste". 1978/1979: exposição individual no MASP e no MAM-Rio; exposição na Biblioteca Real de Bruxelas, Bélgica. 1982: cria a EBART - Escola Brasileira de Arte. 1984: comitiva brasileira ao Symposium on the Arts, Banff-Canadá. 1985: Galeria Arco, São Paulo. 1986: Encontro das Artes, São Paulo. 1990: MASP, São Paulo; Galeria Ana Niemeyer. 1995: Galeria Ana Magalhães, São Paulo. 1998: Ricardo Camargo Galeria, São Paulo. 2001: MuBE, São Paulo. 2005: ArtLoft, São Paulo. 2006:
, .

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

1º Ano de Atividades da Casa Ziraldo de Cultura

Fachada traz o mosaico de cores referente ao livro Flicts

A Casa Ziraldo de Cultura, inaugurou o seu espaço em 27 de novembro de 2009, contando com a presença de seus dois filhos mais ilustres Agnaldo Timóteo e Ziraldo, entre autoridades e grande público. Abrilhantaram também a festa, integrantes da Turma do Pererê: Alan Viggiano (DF); Moacir Viggiano (SC), Geraldinho (RJ), Nogueira (Araxá – MG), Galileu e Pedro Vieira (BH) e cartunistas e jornalistas que atuam no mercado editorial como: Gualberto Costa e Raphael Fernamdes (SP);Amorim, Ferreth, Souza, Glen, Nei Lima e Zé Roberto Graúna (RJ); Santo (Gov. Valadares), Márcio Leite (Site Brazilcartoon / Montes Claros) e Jorge Inácio (Ipatinga).

No dia 4 a 13 de dezembro do mesmo ano, foi realizado o primeiro evento no espaço: o 10º Salão Internacional de Humor de Caratinga. A partir daí, vêm acontecendo sistematicamente vários outros, dos mais diversificados, abrangendo distintos segmentos da nossa cidade

Foi preciso antes, um trabalho de muitos contatos levando e buscando propostas de eventos, mostrando os mecanismos e informações da dinâmica do novo espaço cultural e sua principal meta. “E para não deixar buraco na programação diante da falta de algum evento, a gente mesmo se incumbiu de promover algumas exposições”, explica o cartunista Edra, idealizador e Diretor da Casa Ziraldo de Cultura.

Levando entretenimento, conhecimento, resgatando nossa história, externando nossos valores e abrindo oportunidades de forma democrática a artistas, escritores, entidades, rede de ensinos, entre outros, a Casa Ziraldo de Cultura ao completar seu primeiro ano de atividades, desponta efetivamente como um novo centro de fomentação cultural no cenário brasileiro, servindo de alavanca às nossas manifestações sociais e culturais, valendo-se de mais um atrativo turístico para a cidade de Caratinga, que já conta com o monumento do Menino Maluquinho.


Cartunistas, Editores e Jornalistas maracaram presença

Agnaldo Timóteo e Ziraldo com o Cartunista Edra

Ziraldo exibe jornal anunciando a inauguração do espaço

Os amogos da Tuirma do Pererê vieram abrilhantar a festa